logo redação online

Explicando: Redação UEM

Explicando: Redação UEM

Garanta nota máxima na Redação do vestibular da Universidade Estadual de Maringá.

Esse é um dos vestibulares que costuma sair do padrão quanto a gêneros textuais. Mas o que eu quero dizer com isso? É simples, a Redação UEM sugere aos alunos para que escrevam gêneros diferentes, fugindo do tradicional “arroz com feijão” da dissertação.  Por isso, quem for fazer a Redação UEM precisar praticar diversos gêneros textuais. Para te dar uma forcinha, listamos alguns gêneros que caíram nas últimas provas, e aproveitamos para dar algumas características chave de cada um, vamos lá ver nosso texto sobre Explicando: Redação UEM?

CARTA:  Não há mistério na hora de escrever uma carta, mas você não pode esquecer de colocar esses dados: local e data + saudação + mensagem (desenvolvimento) + despedida + assinatura.

BILHETE: É bem parecido com a carta, mas de uma forma mais sucinta. A UEM tem colocado um limite máximo de palavras. Por isso, fique atento a essa informação.

RESUMO: Uma das opções pode ser a de fazer um resumo de um ou mais textos. O importante é selecionar as informações mais relevantes.

RELATO PESSOAL: Esse gênero conta algo que aconteceu, uma situação vivida ou presenciada por quem escreve, com enfoque à sequência das ações, personagens, tempo ou espaço vão aparecer, mas sem destaque.

RESPOSTA INTERPRETATIVA e ARGUMENTATIVA: Nesses casos, tente ir direto ao assunto, não fique enrolando para dar a resposta.

NOTÍCIA: Lembre-se que a estrutura base de uma reportagem deve responder as seguintes perguntas: O quê? Com quem? Quando? Onde? Por quê? Como?.

TEXTO INSTRUCIONAL: Um dos gêneros mais inusitados, mas sem grandes segredos. Esse gênero tem como objetivo instruir alguém a ser capaz de fazer alguma coisa como, por exemplo: bulas de remédio, receitas e manuais de instrução. Você pode colocar os verbos no infinitivo (“Tomar de oito em oito horas”) ou no imperativo (“Tome de seis em seis horas“). Não esquecer de ser bem objetivo.

ARTIGO DE OPINIÃO: Esse gênero tem como matriz expressar a opinião do autor sobre um tema. São textos comuns em jornais e revistas.

Você deve ter percebido que esses diversos gêneros textuais são encontrados em nosso dia a dia, certo? Isso não é por acaso. Um dos objetivos da Redação UEM é trazer para a prova textos do cotidiano do aluno. E não tem muito escolha, o negócio e praticar a escrita e se preparar para os mais diferentes gêneros textuais.

O que achou de nosso texto Explicando: Redação UEM?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes