Energias renováveis como mecanismo de sustentabilidade | Repertórios para o tema

energias renováveis como opção sustentável

Quer saber mais sobre energias renováveis como mecanismo de sustentabilidade? Confira a lista de repertório que preparamos para o tema!

 

A adoção de fontes renováveis de energia vem sendo discutida desde a década de 1970. Em 1997, com a elaboração do Protocolo de Quioto, foram tomadas medidas para a redução de mudanças climáticas e de gases de Efeito Estufa. Uma das medidas para isto é a adoção das fontes renováveis de energia, para diminuir impactos ambientais e promover desenvolvimento sustentável. Como este é um tema de muita importância, decidimos abordá-lo aqui!

Para ajudar a desenvolver a sua tese e preparar os seus argumentos sobre o TEMA DE REDAÇÃO DA SEMANA, trouxemos conteúdos que tratam sobre o assunto. Assim, estude-os e selecione aqueles que vão te auxiliar na defesa do seu ponto de vista na redação. Boa leitura!

 

FILME | O Menino que Descobriu o Vento

 

O filme da Netflix mostra a história de William KamKwamba, um garoto cujo maior sonho é poder estudar. Mas, por conta de várias dificuldades que sua família vem passando, ele precisa abandonar a escola que tanto ama.

Além disso, nos deparamos com o problema da seca na região onde William vivia. Através da sua força de vontade e resiliência, o garoto conseguiu um grande feito: um moinho de vento capaz de bombear água que, por sua vez, ia direto para as plantações, garantindo assim o sustento da família.

Pegue sua pipoca e seu caderno e curta o filme!

 

 

ARTIGO | Etanol, biodiesel e eólica como fonte renovável de energia para diminuir impactos ambientais e a sustentabilidade no Brasil

 

Este artigo, como o próprio nome sugere, aborda a importância do uso de etanol, biodiesel e energia eólica no Brasil. É interessante destacar, acerca da energia eólica, que a conversão da energia cinética dos ventos em mecânica vem sendo utilizada há mais de 3000 anos! Pegue seu caderno e leia o artigo com calma, destacando os dados que forem relevantes.

 

MATÉRIA | Legislação e papel das energias renováveis no Brasil

 

Sugerimos a leitura desta matéria para que você conheça a legislação brasileira que envolve as energias renováveis. É importante realizar a leitura com calma e construir uma linha do tempo contendo as principais leis e diretrizes sobre o assunto.

 

DOCUMENTÁRIO | Futuro Energético (2010)

 

 

Existe uma urgência sobre a definição de novos caminhos e a busca por novas alternativas quando se trata de matriz energética, e esse cenário é amplamente explorado pelo documentário “Futuro Energético” (Powering the Future – The Energy Planet, 2010), produzido pelo Discovery HD Showcase. No documentário, são descritas as principais alternativas de fontes para geração de energia: eólica, solar, hidrelétricas e energia geotérmica. Apresentado pelo cientista cinegalês M. Sanjayan, da organização The Nature Conservancy e com participação do físico Michio Katu, da City College of New York, o documentário traz um cenário de desequilíbrio e inconsistência entre o consumo e a geração de energia e busca promover uma reflexão sobre o estilo de vida extrativista do planeta e a importância da diversificação das fontes de energia.

 

DOCUMENTÁRIO | Power – O Poder por trás da Energia (2015)

 

 

Este documentário foi produzido pelo History Channel e trata sobre a história de importantes nomes que dedicaram suas vidas para encontrar novas formas de se obter energia. Nikola Tesla, Alexander Graham Bell, Eugene Mallove e Rudolf Diesel são alguns desses nomes que usaram sua criatividade e conhecimento para desenvolver novas técnicas de geração de energia. Através de entrevistas, materiais de arquivos e recriações, o documentário não apenas explica a trajetória desses grandes nomes, como também retrata os interesses obscuros que estavam por trás da descoberta de novas formas de geração de energia.

 

Como você pode ver, já citamos diversos materiais e trouxemos conteúdos que podem te ajudar a refletir sobre o tema. Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre o assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema!

 

Agora, é hora de botar a mão na massa e escrever o seu texto! Não se esqueça de enviá-lo em nossa plataforma após finalizá-lo: nossos professores corrigem redações em até 3 dias úteis!

 

 

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg