logo redação online

Tema de Redação: Energia e Sustentabilidade

Aqui exploraremos um tema fundamental para o nosso presente e futuro: energia e sustentabilidade. Nos dias atuais, a busca por soluções energéticas limpas e sustentáveis tornou-se uma prioridade global. Diante dos desafios ambientais e da necessidade de preservação dos recursos naturais, entender como a energia pode ser produzida e utilizada de forma responsável é essencial.

Confira agora os textos motivadores sobre o tema:

Texto 1 sobre energia e sustentabilidade:

Uma revolução energética está em curso. Em 2015, pela primeira vez, mais da metade da capacidade de energia gerada em todo mundo foi originada de usinas eólicas e solares, superando a produzida por combustíveis fósseis, hidrelétricas e usinas nucleares. Essas informações constam do Relatório Mundial – Renováveis 2016, divulgado pela rede mundial de políticas em energia renovável – REN21 (www.ren21.net).

As usinas solares e eólicas estão competindo com vantagens com as hidrelétricas, por necessitarem de menos investimento, serem construídas muito mais rapidamente do que as grandes barragens e serem muito menos agressivas ao meio ambiente.

As usinas hidrelétricas que geram energia renovável predominam no Brasil como fontes geradoras de eletricidade, fato bastante positivo do ponto de vista do aquecimento global mas que, por outro lado, geram significativos impactos negativos ao meio ambiente onde são construídas as barragens, afetando não somente os ecossistemas, a sua fauna e flora, como expulsam indígenas de suas terras ancestrais.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/colunistas/sustentabilidade-da-geracao-energetica/

Texto 2 sobre energia e sustentabilidade:

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/wp-content/uploads/2013/07/charge1.jpg

Texto 3:

De volta ao candeeiro e ao carro de boi

Que tal dizermos agora aos milhões de brasileiros retirados da pobreza e que recém-ingressaram nas primeiras faixas do consumo que eles podem tudo, menos… consumir energia?

Energia elétrica não brota dos roçados nem cai do céu, como a chuva. Precisa ser produzida, e é cara. As opções são poucas: as térmicas alimentadas por petróleo ou carvão, as usinas nucleares e as hidroelétricas, disponíveis em poucos países. O Brasil é um deles e dos mais ricos em recursos hídricos. Mas querem que desse recurso (limpo, renovável e menos caro) abramos mão, como querem que abramos mão da alternativa nuclear, embora sejamos possuidores de uma das maiores reservas de urânio do mundo.

Mas saberão os inocentes do Leblon o que faz o governo quando a geração de energia elétrica, no Brasil derivada principalmente das hidroelétricas, não atenda à demanda? Aciona as termelétricas movidas a diesel ou carvão mineral, os termelétricas movidas a diesel ou carvão mineral, os campeões em emissão do CO², aumentando o aquecimento global. Em resumo: lutar contra hidrelétricas e usinas nucleares é defender a fonte fóssil. Não tem saída.

Falar nas alternativas eólica ou solar em termos de alternativas para o país (produção em grande escala) é ignorar que essas fontes são ainda caras, tecnologias em desenvolvimento, mesmo pouco eficientes. Hoje, essas fontes geram 1.436 MW e podem chegar, em 2020, a 6.041 MW. Ora, isso representará apenas 3,59% do total de energia de que necessitaremos naquele ano. Basear nessas fontes nosso futuro energético…

Voltemos para o candeeiro a azeite e ao carro de boi. Voltemos a nós, pois os ricos já estão comprando apartamentos em Miami.

Fonte: AMARAL, Roberto. “De volta ao cadeeiro e ao carro de boi”. In revista CartaCapital. 13/12/2011 (fragmentos).

Com base nos textos motivadores e no seu conhecimento, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: Energia e sustentabilidade.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg