A sociedade brasileira é muito dividida e com desigualdade, confira agora os textos motivadores para o tema de redação “Camarotização da sociedade brasileira e a desigualdade de classes sociais”!
Texto 1
Camarotização. A gourmetização do espaço. A palavra ganhou força na última semana depois de aparecer no tema da redação do vestibular da USP, o mais concorrido do país, mas já faz tempo que o camarote faz sucesso ao prometer fazer do cidadão um ser diferenciado – para usar uma palavra cara ao público adepto.
De comícios políticos à farra do Carnaval, quem está no camarote não quer ser qualquer um. Em Salvador, no maior Carnaval do mundo, participa quem paga – e caro- para ter direito a uma camiseta estampada com diversos logos dos patrocinadores.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, para ter acesso ao espaços exclusivos no Carnaval é preciso desembolsar até mais de 1.000 reais. A promessa é viver a festa rodeado de celebridades rodeadas de jornalistas. Os famosos mais trendy, porém, ficam em um cercadinho ao qual quase ninguém tem acesso. É a camarotização do camarote.
Fonte: politize – pichação arte ou vandalismo
Texto 2
O índice de desigualdade social no Brasil ficou estagnado em 2017. É a primeira vez que isso acontece nos últimos 15 anos, apontou a Organização Não Governamental (ONG) Oxfam Brasil no relatório “País estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras”, divulgado nesta segunda-feira (26/11/2018).
Com isso, o Brasil subiu uma posição no ranking que mede os países mais desiguais do mundo, passando da 9ª para a 10ª posição. A lista, divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), conta com 189 países diferentes.
Em nota, a diretora-executiva da ONG, Katia Maia, afirmou que “o país estagnou em relação à redução das desigualdades, e quem está pagando essa conta são os mesmos de sempre: as pessoas em situação de pobreza, a população negra e as mulheres.”
Fonte: economia ig – desigualdade social no brasil
Texto 3
Fonte: Se Liga Barreiras
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Camarotização da sociedade brasileira e a desigualdade de classes sociais”.
Tema de redação: Desigualdade social no Brasil e no mundo – Um desafio a ser superado
Tema de Redação: O preconceito linguístico em questão no Brasil
Tema de Redação: Demarcação de terras e impactos na cultura indígena
Tema de Redação: Pichação, grafite e os limites da arte urbana