E agora? Qual curso escolher?

por | maio 27, 2022

Início » Profissões » E agora? Qual curso escolher?

Saber qual faculdade escolher pode ser um desafio para muitas pessoas. Especialmente por ser a decisão sobre um curso ou universidade que, teoricamente, irá “decidir” a sua carreira. Essa dúvida é muito comum entre os estudantes do ensino médio que estão em fase de descobertas e podem não estar preparados para determinar que o fazer para o resto de suas vidas.

“Mas, o que eu devo fazer? Todos a minha volta já decidiram e eu ainda não sei”. Essa pressão pode ser intimidadora e causar muita ansiedade, além da preparação para o ENEM e vestibulares, que é bem cansativa. E pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a resolver essa questão tão difícil.

Acompanhe o nosso post e confira como começar a decidir qual caminho acadêmico combina mais com você.

Como saber qual faculdade escolher?

Antes de mais nada, lembre que um dos pontos mais importantes nessa decisão é pensar no que mais te agrada, sem influências de pais e amigos. Afinal, a pessoa mais impactada por isso tudo será você. Então pense de acordo com as suas preferências e aptidões, ok?

O primeiro passo para decidir que profissão seguir é pensar em que área você gostaria de atuar, quais são os seus gostos quando o assunto é trabalho. Por exemplo, na escola, se as disciplinas que mais te atraem são as de Humanas, como Língua Portuguesa, História ou Filosofia, tente conhecer um pouco mais sobre as possibilidades que esses cursos oferecem.

Nos dias de hoje, as atividades voltadas ao ramo da tecnologia têm feito muito sucesso e as possibilidades são inúmeras. Gosta de números, linguagens ou games? Dá pra fazer muita coisa bacana, como tradução, marketing, ilustração e muito mais. Explore carreiras novas e que são repletas de chances e diferentes tipos de atuação no mercado de trabalho.

E o melhor, grande parte desses campos permite que você expanda seus horizontes e busque vagas internacionalmente. Já pensou em se mudar do país ou arrumar um emprego no estilo home office? Essas novas modalidades estão cada vez mais presentes entre as opções. Interessante, não é mesmo?

Conheça mais sobre o dia a dia das profissões

Outra estratégia que pode ser bastante interessante é ir a feiras de universidades. Grande parte organiza eventos onde os estudantes do Ensino Médio podem saber mais sobre cada curso com os próprios alunos. Essas visitas ajudam a ter um panorama um pouco melhor sobre cada opção disponível.

Já imaginou fazer uma faculdade e curso sem saber como é a sua graduação e acabar se frustrando? Por esse e outros motivos, é essencial fazer pesquisas que elucidem quaisquer questionamentos que você tenha. Isso também inclui a infraestrutura das universidades, os programas de formação, auxílio aos estudantes e a reputação da instituição.

Se informe bem sobre as opções de formação

Atualmente, existem três formas disponíveis para obter um diploma com grau acadêmico aqui no nosso país, que são: bacharelado, licenciatura e cursos tecnólogos. E cada um deles possui suas particularidades e atuações diferentes, confira logo abaixo como funciona cada um deles.

1. Bacharelado

Essa modalidade confere o título de bacharel, tem como objetivo formar pessoas com conhecimento mais amplo e generalizado da área. Isso faz com que os alunos, depois de terminarem o curso, possam atuar em vários campos do mesmo ramo, como é o caso do curso de Direito, que permite várias especializações mais específicas, como direito penal, constitucional, trabalhista e etc.

Outras graduações ao nível de bacharel, são: Ciência da Computação, Enfermagem, Relações Internacionais, Farmácia, Engenharias, Design de Moda, Medicina, Turismo, Química, Ciência Política e muito mais.

A duração média é de 3 a 6 anos para a obtenção do diploma.

2. Licenciatura

Mais focadas no ensino, as opções de graduação na licenciatura são feitas para formar futuros professores e educadores. Por esse motivo, quem escolhe esse caminho recebe o grau de licenciado e poderá trabalhar no setor da educação, desde o nível infantil até o superior. Dentre as possibilidades, estão: Letras, Física, História, Matemática, Ciências Biológicas, Artes Cênicas ou Visuais, Educação Física, entre outros.

Aqui, diferentemente do bacharelado, o escopo das disciplinas é mais focado. Contudo, muitas graduações citadas acima permite que o aluno escolha entre dar aulas (licenciatura) ou atuar de maneira mais prática, como bacharel.

Para ter o título de licenciado, a duração pode ser entre 4 a 5 anos.

3. Tecnólogo

Na carreira técnica, o objetivo é de estudar assuntos mais centrados na ideia de praticidade e funções objetivas de cada trabalho. Por isso, o Ministério de Educação, o MEC, organiza as áreas de acordo com eixos tecnológicos, que se alinham com as demandas do mercado, como: Segurança Pública, Gestão Ambiental, Design de Interiores, Processos Gerenciais, Logística e mais.

Justamente por isso, o tempo médio de formação é mais curto, sendo geralmente de 2 a 3 anos de estudo. Sendo uma ótima escolha para quem quer começar a trabalhar o mais rápido possível.

Organize suas prioridades e acerte na escolha

Não importa qual caminho você queira seguir, desde que seja algo que te faça bem e que esteja de acordo com as suas pretensões profissionais. Então, faça uma análise do que é realmente importante e como você se enxerga no futuro.

E mais uma coisa! Não comece uma faculdade em que você não se identifica, ou por que ainda não sabe o que fazer. Lembre-se que a maioria dos cursos superiores duram bastante tempo. Não adianta optar por um curso de graduação sem saber o que vai fazer com ele, isso gera frustração e pode te desmotivar bastante.

Tente considerar as vantagens e desvantagens da área. O ideal seria se você conseguisse conciliar suas habilidades e seu hobby! Em último caso, procure testes vocacionais online. Mas cuidado com os testes que você escolhe. Procure fazer testes de fontes diferentes.

Com isso em mente, a sua resolução será menos difícil e confusa. E saiba que, mudar faz parte do processo. Talvez o que você tenha escolhido no começo não seja mais o que te chama atenção, e tá tudo bem. A vida é repleta de novidades e transformação e, eventualmente, todos encontrados algo que nos apaixona e faz querer seguir.

Não está sentindo ânimo ou determinação sobre as suas opções? Tire um ano de folga para explorar possibilidades, lembre-se de que cada um tem o seu tempo e cada pessoa tem sua jornada! Gostou desse conteúdo e já tem uma carreira em mente? Conheça um pouco mais sobre o nosso blog e se prepare para o ENEM e vestibular. Temos várias dicas de estudo e redação super valiosas importantes para melhorar a sua redação.

E até a próxima!

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM