No dia da Dia da Língua Portuguesa, comemora-se em 3 datas diferentes: 5 de maio, 10 de junho e 5 de novembro. Cada uma tem um porquê de existir, então leia o artigo e saiba mais!
Como se sabe, ela está entre os 10 idiomas mais falados do mundo e possui uma significativa lista de regras e acordos em cada país que o tem como língua mãe. A nossa língua tem adjetivação “portuguesa” porque veio de Portugal, país colonizador do Brasil.
Estima-se que a Língua Portuguesa esteja sendo falada por mais de 265 milhões de pessoas, por isso sendo o idioma mais utilizado do hemisfério sul. Além disso, outros países também falam português e foram colonizados pelos portugueses, como: Ilha da Madeira, São Tomé e Príncipe, Arquipélago dos Açores, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde.
História da língua portuguesa no Brasil
A origem do português é ligada ao latim, que se transformou em língua portuguesa por conta de conflitos e transformações político-histórico-geográficas. Isso aconteceu no século III a.C., quando os romanos ocuparam a Península Ibérica devido a conquistas militares e obrigaram os perdedores a seguirem seus hábitos, suas instituições, seus padrões de vida e, principalmente, sua língua.
Existiam duas modalidades de latim: o vulgar e o clássico. Primeiramente, o latim vulgar era de vocabulário reduzido e falado por quem usava uma linguagem sem preocupações estilísticas na fala e na escrita. Já o latim clássico, caracteriza-se pela erudição da oralidade e das produções textuais de pessoas ilustres da sociedade e de escritores, então era uma linguagem complexa e elitizada.
O português atual, no Brasil, é o resultado de muitas transformações, de acréscimos e/ou supressões de ordem morfológica, sintática e/ou fonológica. As transformações passaram por três fases distintas: desde o galego-português, depois transformado ao português arcaico, e, por conseguinte, tornou-se português clássico. Por fim, passou ainda por outros dialetos até chegar ao português contemporâneo.
Por que a língua portuguesa é comemorada em várias datas?
Então, observa-se que cada data da Língua Portuguesa tem um significado para sua comemoração e são conhecidas por nomes diferentes: Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio), Dia da Língua Portuguesa (10 de junho) e Dia Nacional da Língua Portuguesa (5 de novembro). Entenda agora o porquê de cada uma delas!
Primeiramente, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, é comemorado no dia 5 de maio e foi criado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, ocorrida na cidade da Praia, Cabo Verde. Essa foi a data da Primeira Reunião dos Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e em 25 de novembro de 2019, foi instituída pela UNESCO como Dia Mundial.
Já o Dia da Língua Portuguesa foi escolhido para ser comemorado em 10 de junho em homenagem ao dia da morte do poeta português Luís de Camões, autor de obras memoráveis como “Os Lusíadas”. Observa-se que o Camões é considerado um dos maiores poetas da história lusitana, por isso essa data foi imposta pelo órgão legislativo do Estado Português no ano de 1981.
Por fim, o Dia Nacional da Língua Portuguesa, que comemora-se em 5 de novembro a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006. Escolheram essa data por ser uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849 e considerado um grande estudioso da língua portuguesa.
Atividades para o Dia da Língua Portuguesa
- Sugestão 1: Passar em salas de aula alguns materiais, filmes e documentários sobre a história dela, especialmente a falada no Brasil.
- Sugestão 2: Fazer aulas interativas entre diferentes turmas com desafios de trava-línguas.
- Sugestão 3: Fazer uma peça de teatro com os alunos sobre a história da nossa língua.
- Sugestão 4: Pedir aos alunos que criem poemas e, ao final, apresentem aos colegas para discutirem sobre a produção e sobre as escolhas feitas.
- Sugestão 5: Elaborar uma aula sobre regionalismo, muito presente na língua portuguesa aqui no Brasil. Dar exemplos de palavras faladas de forma diferente em outros locais do país.
Frases sobre a Língua Portuguesa
- “Minha pátria é a língua portuguesa” – Fernando Pessoa
- “As feridas da língua portuguesa vão se abrindo lentamente toda vez que violentamos sua ortografia” – Teresa Teth
- “Manejar sabiamente uma língua é praticar uma espécie de feitiçaria evocatória” – Charles Pierre Baudelaire
- “A pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo” – Olavo Bilac
- “A nossa “língua brasileira” permite tricotar uma malha de termos e palavras que criam e recriam maravilhas” – Edson Luz
Outras celebrações relacionadas ao Dia da Língua Portuguesa
- Dia do Leitor: 7 de janeiro
- Dia Internacional da Educação: 24 de janeiro
- Dia Nacional da Língua Materna: 21 de fevereiro
- Dia Mundial da Poesia: 21 de março
- Dia do Revisor: 28 de março
- Dia do Corretor de Redação: 7 de abril
- Dia Nacional da Biblioteca: 9 de abril
- Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais: 24 de abril
- Dia da Literatura Brasileira: 1 de maio
- Dia do Escritor: 25 de julho
Repertórios sobre a língua portuguesa
Filmes:
- Os Inconfidentes (1972)
- Dona flor e seus dois maridos (1976)
- Sociedade dos Poetas Mortos (1990)
- Central do Brasil (1998)
- Memórias Póstumas (2001)
- Caramuru: A invenção do Brasil (2001)
- Poeta de Sete Faces (2002)
- Dom (2003)
- Narradores de Javé (2004)
- Dentro de Casa (2013).
Livros:
- A Origem da Linguagem (Eugen Rosenstock-Huessy);
- História da Língua Portuguesa (Segismundo Spina);
- Diálogos Sobre a Língua Portuguesa e a Interpretação de Textos (Marcello Giulian);
- O Poder da Língua (Gary Haynes),
- História Concisa da Língua Portuguesa (Rodrigo Tadeu Gonçalves);
- À Roda da Leitura (Rony Farto Pereira e Sonia Aparecida Lopes Benites);
- Línguas e Jargões (Peter Burke e Roy Porter);
- O Ensino de Língua Portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi (Luzia de Fátima Paula).
Documentários:
- Língua – Vidas em Português (2004);
- Português, a Língua do Brasil (2007).
É educador ou gestor educacional?
O Redação Online é a maior plataforma do Brasil de correção de redações, seja para escolas, faculdades e até mesmo para cursinhos preparatórios. O sistema possui inteligência artificial e é o mais completo do mercado. Além disso, possui detector de plágio e anti-cheating. Se você quer aumentar a taxa de aprovação dos seus alunos ou ser mais ágil na correção de redações em alguns processos seletivos, seu lugar é aqui!