SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom FOCADO15 em todos os planos!

Como organizar as ideias antes de começar a redação?

organizar as ideias antes de começar a redação

Olá, pessoal!

Já estamos em 2019, e vocês sabem o que isso significa? Ano novo, vida nova, mais uma chance pra se sair bem nos estudos. E que tal, então, começar a estudar desde já?

Nosso post de hoje é pra ajudar vocês neste início, pois falaremos sobre como organizar as ideias antes de começar a redação.

E daí você me pergunta: “tá, mas e se eu não tiver nenhuma ideia?”. Vai ter que tirar ela de algum lugar, querido, porque o vestibular vai sempre querer testar as suas limitações, então você vai ter que se virar, mesmo quando não souber nada sobre o assunto cobrado (o que é difícil, né?).

giphy

É importante, como primeiro passo, que você pesquise bastante sobre o assunto (aqui estamos falando sobre a sua preparação para a prova). Como você vai estudar em casa ou em qualquer lugar que tenha acesso à internet, vai ficar fácil pesquisar sobre o tema escolhido por você. Veja o que dizem os dois lados sobre o assunto, pesquise conceitos, pesquise notícias atuais sobre aquilo, enfim, aprofunde seus conhecimentos sobre o tema. Tudo isso o ajudará a organizar as ideias antes de começar a redação.

Depois disso, chega a hora de colocar a mão na massa de fato!

giphy

Neste ponto, então, você vai construir o esqueleto do seu texto. Ah, não sabia que texto tem esqueleto? Pois tem sim senhor; imagine que o texto é um serzinho vivo, que precisa de amor, atenção, que tem uma estrutura, um esqueleto, e nele em vez de correr sangue, corre o seu suor e suas lágrimas, derramadas na hora da escrita (ok, talvez tenhamos exagerado aqui). Mas viu como ele é especial?

O esqueleto nada mais é do que um pequeno esqueminha, que você vai criar antes de escrever o seu rascunho. Basicamente, nele você vai organizar os parágrafos, e isso pode ser feito da seguinte maneira:

  • Coloque, no esqueleto, como será a introdução; Você pode fazer isso simplesmente escrevendo como você vai iniciar a abordagem do tema e qual será a tese. Por exemplo, se o tema falar sobre porte de armas no Brasil, a introdução poderia conter: abordagem histórica + posicionamento contrário à revogação do estatuto do desarmamento;
  • Aqui você vai inserir o seu argumento 1, aquele que virá logo após o parágrafo introdutório. Lembrando que o argumento deve seguir a sua tese, deve ser utilizado de forma produtiva. Seguindo nosso exemplo anterior, aqui poderia conter: estatísticas sobre mortes ocasionadas por uso de armas no Brasil;
  • Aqui você vai selecionar qual será o seu argumento 2; novamente, deve ser um argumento que corrobore o seu ponto de vista; exemplo: testemunhos de valor de autores renomados que falam contra o porte de armas no Brasil;
  • Aqui você pode selecionar um terceiro argumento ou ir direto para a conclusão; neste último caso, é importante que você já faça um esqueminha com, pelo menos, qual será o agente da proposta de intervenção, a ação, meios e resultados esperados. Aí, na hora de escrever, não esquecerá de colocar estes elementos e nem de detalhar um deles, como o Enem espera que você faça. Caso a redação não seja modelo Enem, pode pular esta parte, mas sempre lembrando de retomar a tese aqui.

Ficou SUPER EMPOLGADO com as dicas e já quer escolher um tema e escrever o seu texto? Entre em nossa plataforma e comece a escrever agora =)

POSTS RELACIONADOS