logo redação online

Como devo estudar as matérias chatas?

Dicas para ler mais rápido os enunciados do Enem

Toda vez que decidir que uma matéria é chata, automaticamente você cria um bloqueio mental que impede de desenvolver naquilo que é preciso. Portanto, é melhor começar a se motivar a aprendê-la e ver essa matéria de forma neutra, nem chata e nem legal, apenas como mais uma matéria para aprender. Lembre-se que se você não estudar, na hora da prova, ela pode te fazer falta. Não deixe pontuar por falta de motivação.

Seria muito fácil se dedicar apenas para as matérias que você gosta, mas na vida às vezes temos que nos dedicar em fazer algo que achamos chato para alcançarmos aquilo que almejamos. Com essas dicas vai ser fácil de estudar aquilo que não gostamos.

A matéria é chata ou difícil?

É importante que você conheça a disciplina para realmente defini-la como chata ou difícil. Entenda, não é por que você sente dificuldade em aprender a matéria que ela realmente é chata.

Geralmente matérias com grande quantidade de informações como, história, leis, matemática, biologia, exigem as vezes que você as decore – a famosa decoreba – por isso são consideradas chatas e entediantes. O ideal em casos como este é você começar a relacionar essas matérias a coisas relevantes em sua vida ou a histórias reais.

De chata para interessante

A matéria só vai deixar de ser chata quando você começar a vê-la como algo interessante. Pode parecer ser difícil no começo. Meu pai sempre dizia “Sempre que você achar uma matéria difícil faça-a ser interessante, seja criativo na hora em que for estudar”. Eu criava pequenas canções, meus próprios macetes para decorar, quando chegava no momento da prova eu tinha menos dificuldades para desenvolvê-las. Deixe seus estudos mais interessantes dessa forma.

Lembre-se

Motivação é algo muito subjetivo, por isso, é necessário que você pense a respeito do que te motiva a continuar estudando, procure sempre se lembrar do que realmente te move para estudar. O desânimo é o pior inimigo de um estudante, seus resultados começam a cair quando você está desmotivado.

Não torne seus estudos chatos, lembre-se, eles são necessários para que você alcance seu sonho de estudar universidade que sempre quis.

 

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes