Anotando com eficiência

Conheça cinco métodos para tornar suas anotações mais eficientes

Qual foi a última vez você sentou para estudar e não entendeu suas próprias anotações? Às vezes as anotações perdem o sentido logo depois de fazê-las. Para isso existem algumas técnicas de como não ser traído pelo próprio caderno. A organização é essencial para o sucesso de suas anotações. Veja alguns métodos que podem te ajudar no momento de anotações. Alguns deles, você pode até conhecer, mas ainda não usa adequadamente.

MétodoDescriçãoQuando usarVantagensDefeitos
CornellDivide o espaço do papel em três: para informações principais, palavras-chave e para relações entre os conteúdosEm aulas ou palestras em geral. O método facilita a revisão de conteúdo para as provas e exames posterioresSistematiza as anotações e facilita a revisão de conteúdos. Economiza tempo, pois não é preciso passar o texto a limpoNenhum
Linhas geraisConsiste em anotar as informações com travessões e margens. A informação mais geral começa na esquerda; as mais específicas, ganham indentaçõesQuando há tempo suficiente para pensar antes de colocar a informação no papel. O formato é eficiente quando sua habilidade de tomar notas já está afiadaÉ organizado se for utilizado corretamente. As margens mostram as relações entre os conteúdos anotados. Fica fácil de observar os pontos principais e os secundáriosExige mais reflexão durante a aula antes de escrever o conteúdo no caderno. O método não é bom quando o professor fala muito rápido
MapeamentoUtiliza as habilidades de compreensão e de concentração. Os mapas gráficos criados mostram a relação entre os conteúdosFunciona em palestras e aulas que exigem participação. Com um gráfico, é mais fácil ter entendimento imediato da matériaAjuda a prestar atenção à aula. Com cores diferentes, fica fácil visualizar os pontos principais do conteúdo na hora da revisão para a provaA transição dos pontos principais para pontos secundários pode ser esquecida na hora de anotar o conteúdo
TabelasConsiste em arranjar os dados em uma tabela, com divisões em categorias. É apropriado para fatos históricos, conteúdos de biologia ou de geografia, por exemploEmpregado quando o assunto tem categorias, é denso e apresentado rapidamente. Funciona quando você já pensou nas divisões da matériaEncontrar informações relevantes fica bem fácil. Funciona bem para memorizar fatos ou características do assunto quando você tem uma avaliaçãoA maior dificuldade é dividir as anotações em categorias. Pode ser necessário elaborar a tabela antes de a aula começar
Sentenças ou frasesCada pensamento, fato ou tópico é escrito em uma linha separadaÉ bom para aulas organizadas, com conteúdo denso e ministrado rapidamenteÉ mais organizado do que o parágrafo e absorve muita informaçãoNão é possível diferenciar pontos principais dos secundários

Fonte: Centro para Ensino e Aprendizado da Universidade de Stanford

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