segurança pública no brasil.
no livro "harry potter e as relíquias da morte", o personagem harry sempre utiliza sua capa da invisibilidade quando precisa sair, pois está o tempo todo correndo perigo nas ruas. fora do mundo da fantasia, os brasileiros também correm diversos riscos ao saírem de casa, isso graças à falta de segurança pública no país. nesse sentido, dois aspectos podem ser destacados: a dificuldade dos governantes em garantir os direitos do povo e a importância da educação no combate à violência.
a princípio, é válido mencionar a ineficiência do estado em prover os direitos dos brasileiros. segundo o artigo 5º da atual constituição federal do brasil, todos os cidadãos do país têm direito à segurança. todavia, vê-se que as autoridades não cumprem com suas obrigações, uma vez que o brasil é o quarto país no mundo em que as pessoas se sentem mais inseguras, entre 142 nações, isso porque boa parte da população tem medo de sair nas ruas e ser assaltada ou agredida (dado uma pesquisa feita pela gallup poll, uma empresa de pesquisa de opinião dos estados unidos). desse modo, é notório que os governantes precisam urgentemente tomar atitudes para uma mudança de cenário.
outrossim, cabe discutir a importância da educação no combate à violência, sob a perspectiva de pitágoras. de acordo com o filósofo, é necessário educar as crianças para não precisar punir os homens, evidenciando o poder transformador da educação. entretanto, percebe-se que no país a educação oferecida não é ampla nem tem a qualidade que deveria, tal fato fica claro ao analisar a pesquisa feita pelo ibge (instituto brasileiro de geografia e estatística), a qual afirma que mais de 10 milhões de brasileiros entre 14 e 29 anos não têm ensino básico completo. o baixo nível de escolaridade faz com que esses jovens não consigam um emprego, levando esses à criminalidade como meio de sobrevivência, e dessa forma os índices de violência aumentam. logo, conclui-se que para garantir a segurança é necessário investir em uma educação mais abrangente.
infere-se, portanto, que a conjuntura é grave e exige medidas capazes de minimizar seus efeitos. por isso o ministério da educação deve investir em um ensino mais abrangente, reformando escolas e criando atividades extracurriculares para incentivar uma maior frequência escolar ( como teatro, oficinas de dança, aulas de língua estrangeira, entre outras disciplinas), por meio de um redirecionamento de verbas, a fim de que os jovens não precisem recorrer ao crime como meio de sobrevivência, fazendo com que os índices de violência e assaltos caiam. assim, no futuro os brasileiros não precisarão sair com medo nas ruas como o menino harry potter.