ENTRAR NA PLATAFORMA
O abandono de idosos no Brasil

O filme "Tirando o Atraso" retrata a jornada de um jovem advogado e seu avô em uma divertida viagem pelos Estados Unidos, com muitas festas e diversão. Não obstante, o cenário observado hodiernamente no Brasil vai de encontro ao representado na produção cinematográfica, em um contexto de abandono de idosos e indiferença das autoridades que não tomam medidas efetivas de inclusão social e valorização do idoso.


Em primeiro plano, na obra "Ensaio Sobre a Cegueira", o escritor português José Saramago metaforiza o egoísmo e insensibilidade do homem moderno através de uma epidemia de cegueira que instala o caos na sociedade. Do mesmo modo, é possível perceber que a problemática do abandono de idosos no Brasil é resultado de uma cegueira moral coletiva, que acomete tanto aqueles que o praticam como a grande parte da sociedade que permanece de olhos fechados diante da situação de negligência vivenciada pelos idosos, sem realizar ações altruístas capazes de alterar tal cenário.


Além disso, para o filósofo contratualista Thomas Hobbes, cabe ao Estado proporcionar felicidade e bem-estar a todos os cidadãos. Contraditoriamente, o Estatuto do Idoso - vigente no Brasil desde 2003 - confere aos filhos maiores de 18 anos a responsabilidade pelos pais idosos. Logo, é visível a tentativa do Estado de transferir suas responsabilidades para a população, e assim justificar seu comportamento de negligência e ausência de políticas públicas que mudem a situação de abandono e invisibilidade dos idosos no país.


Dado o exposto, torna-se urgente que o Governo Federal crie o Ministério do Idoso, com o objetivo de promover medidas de inclusão em todas as esferas sociais. Tal finalidade seria alcançada através de parcerias entre Ministério e Prefeituras Municipais, com a construção de espaços comunitários gratuitos destinados a esse público, que ofereceriam atividades educativas, culturais, recreativas e de saúde. Assim, a sociedade sairia de sua condição de cegueira e os idosos ganhariam visibilidade, de forma a resgatar as responsabilidades governamentais para com os cidadãos e tirar o atraso brasileiro diante da problemática.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde