A Organização Mundial da Saúde (OMS), tem destacado que atualmente as números da violência no trânsito só aumentam, gerando então uma problemática tanto para os familiares e pedestres quanto para os hospitais públicos onde recebem diariamente crescentes casos ligados a acidentes de trânsito. Nesse sentido, a fim de viabilizar esse problema, medidas serão essenciais para que possa se prevenir de mais óbitos.
Deve-se destacar, primeiramente, que não são só aqueles que conduzem os veículos que põe-se em risco, mas colocam a vida de seus passageiros também que em muitos casos não estão de cinto e são principalmente crianças. Nesse contexto, é importante ressaltar o movimento "Maio Amarelo", que tem o objetivo de conscientizar motoristas que carregam a responsabilidade de não apenas uma vida,mas de outras também. Fica claro, que no dia a dia esse movimento não os motiva a ter atenção no transito , tendo em vista que o Brasil tem o maior índice de mortes relacionados ao trânsito.
Nota-se também, os grandes desafios enfrentados pela saúde pública ,pois, mesmo com poucos recursos são aqueles que atendem em maioria ,casos de violência no trânsito. Entretanto, no documentário brasileiro "Luto em luta", retrata a constante negligência de alguns motoristas ,onde, não respeitam as regras descritas pelo Detran.
Portanto, é necessário que ocorra medidas urgentes contra essa problemática. Sendo assim, a Mídia com um grande alcance nos meios tecnológicos devem promover ,por meio de canais na TV passando propagandas e em emissoras de rádio com intuito de abranger um assunto importante .Além disso, o Ministério da Educação (MEC) deve também promover campanhas e palestras em redes escolares públicas e privadas com o intuito de que os jovens saiam da escola sabendo as consequências de não se ter cuidado com sua vida e com a do próximo, para que maio não seja o único mês a dar visibilidade ao trânsito.