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TEMA DE REDAÇÃO – Lei da Palmada

TEXTO I

Após dois anos de tramitação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, foiaprovado na noite desta quarta-feira(21), no colegiado, o projeto de lei que altera o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e proíbe a aplicação de castigos físicos a crianças e adolescentes. Chamada até então de Lei da Palmada, o projeto seguirá para o Senado com o nome de Lei “menino Bernardo”, em homenagem ao garoto Bernardo Boldrini, assassinado no Rio Grande do Sul. Passado o debate acalorado da sessão promovida pela manhã e a presença da apresentadora Xuxa Meneghel, a bancada evangélica – que vinha obstruindo a votação do projeto nos últimos anos – cedeu e houve um acordo para a alteração do texto final. O relator Alessandro Molon (PT-RJ) acrescentou apenas à definição de castigo a expressão “que resulte em sofrimento físico ou lesão” à criança ou ao adolescente.

“Não queremos que as crianças sejam espancadas e tratadas de forma humilhante, seja com castigo físico ou não”, disse o relator.

TEXTO II

Charge - Lei da Palmada

“Até que ponto é válida a interferência do estado na educação dada pelos pais?” Produza um texto dissertativo-argumentativo com, no máximo, 30 linhas. Leve em consideração as ideias oferecidas pela coletânea, mobilize argumentos, levante fatos, dados, exemplos que levem seu texto a ir além do senso comum.

Exemplo

Segundo Platão,´´O importante não é viver,mas viver bem“.Para o filósofo, a qualidade de vida é tão significativa que ultrapassa o valor da própria existência .De maneira análoga a isso, observa-se que ,muitas crianças e adolescentes têm seu bem-estar afetado devido à ineficiência estatal e mentalidade social relacionadas a lei da palmada .Assim, hão de ser analisados tais fatores para mitigá-los de modo eficaz .

Primeiramente,deve-se ressaltar que a ineficiência governamental influi decisivamente no problema em virtude da falta de investimento econômico .De acordo Thomas Hobbes , o Estado é responsável por garantir o bem-estar de toda coletividade ,porém , tal responsabilidade não está sendo honrada quanto ao direito à proteção das crianças e adolescentes asseguradas no artigo 6° da Constituição federal de 1988 ,visto que o número de agressões contra os mesmos vem crescendo a cada dia devido o governo não ter investido o bastante na garantia desse direito por toda a população.Desse modo,para que tal bem-estar seja usufruído o Estado precisa sair da da inércia em que se encontra.

Outrossim , deve se pontuar que a mentalidade social movimento que representa a opinião de grande parte da população é um grande empecilho na questão devido a mesma impulsionar o estigma associado a educação com agressão .De acordo Émile Durkheim , a individualidade de cada indivíduo é formada pela sociedade .Tal influência é perceptível nós discursos debatidos socialmente baseados na idealização da necessidade de métodos agressivos para educar seus filhos ,visto que os comentários executados individualmente refletem nós discursos de grande parte da população .Sob essa perspectiva , é preciso rever o pensamento coletivo para dissolver esse problema . Portanto , diante os aspectos conflitantes relativos ao tema abordado ,é indiscutível a realização de ações interventivas Para tanto, cabe ao Governo federal ,principal responsável por prover a ordem pública e segurança nacional, implementar por meio de políticas públicas leis que autorizem maior investimento para solução do problema e instruir a sociedade mediante a importância ao assunto abordado, por meio de realização de campanhas através das mídias sociais com objetivo de atingir indivíduos em massa,para que as pessoas consigam buscar pela máxima apontada por Platão.