O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Homossexualidade e preconceito no Brasil

No Brasil, em média, uma pessoa morre por crime de homofobia a cada 26 horas, segundo dados levantados pelo GGB ( Grupo Gay da Bahia ). Motivados por diversos fatores e incontida pela ausência de leis que criminalizem a homofobia, combater este preconceito é essencial para garantir a população LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros ) direitos fundamentais, incluindo o direito a vida.
A homofobia pode manifestar-se em diversos lugares, inclusive na escola. Devido à desinformação, ou mesmo a preconceitos advindos de uma educação conservadora, é grande o numero de jovens que excluem do circulo de amizades ou até utilizam-se do bullying com colegas homossexuais, gerando inclusive o abandono precoce da escola por jovens que possuem uma orientação sexual diferente da heterossexualidade. Orientar os jovens em idade escolar sobre a existência de diversas orientações sexuais, e a necessidade de não contribuir para o preconceito é fundamental para garantir a redução da homofobia entre os jovens.
Não apenas os jovens são vitimas da homofobia, ela pode manifestar-se também na idade adulta. Segundo o site G1, o Brasil é um dos países que mais matam a população LGBT, bem como um dos que mais discriminam. Devido à ausência de leis que penalizem a homofobia, ou aumentem a pena para crimes motivados pela intolerância sexual, este preconceito segue ocorrendo com frequência. Elaborar leis que punam quem comete este tipo de preconceito é essencial para reduzir tal discriminação.
Portanto, percebe-se como a homofobia é um preconceito grave e que deve ser combatido. Cabe ao Ministério da educação o papel de incluir na base comum curricular das escolas a discussão sobre homofobia e a pluralidade de orientação e identidades sexuais, a fim de reduzir o preconceito entre os jovens. Além disso, cabe à câmara dos deputados a responsabilidade de elaborar leis que punam crimes homofóbicos, para que assim seja possível reduzir este tipo de preconceito no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!