ENTRAR NA PLATAFORMA
Dessalinização da água

Na saga de Harry Potter, o personagem Siriús Black foi condenado por um crime que não cometeu. Essa situação tem uma analogia no que tange à questão hídrica, uma vez que"vilões errados" têm assumido a culpa pela falta de água no Brasil. Assim, a dessalinização do mar torna-se uma opção perigosa frente ao impasse.

De início, responsabilizar a população, como têm feito inúmeras campanhas governamentais, é pouco eficiente no combate ao desperdício de água. Nessa perspectiva, segundo o portal G1, cerca de 70% da água doce é usada para a irrigação agrícola. Logo, melhorar a gestão agrícola pode reduzir a falta de água, o que torna o investimento da retirada do sal desnecessário.

Outrossim, o procedimento de dessalinização apresenta riscos ao meio ambiente. Nesse sentido, consoante a Organização das Nações Unidas, o referido procedimento produz água salobra tóxica, a qual ameaça cadeias alimentares do ecossistema marinho. Dessa forma, alterar a forma do abastecimento hídrico possui inconvenientes que necessitam ser considerados.


Portanto, a fim de melhorar o manejo hídricos dos setores que mais consomem, deve a Câmara dos Deputados Federais regulamentar, por meio de emenda constitucional, o uso da água, ao impor regras que priorizem a economia, como a irrigação por gotejamento e o reuso. Por fim, o descumprimento da regra deve levar à multa. Dessa forma, com o controle dos maiores responsáveis pela maior demanda de água, não será preciso retirar o que está no mar.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde