SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom APROVADO15 em todos os planos!

Estudar redação sozinho: será que você dá conta?

Estudar sozinho será que você dá conta? Seja franco e faça a seguinte reflexão: você consegue estudar redação sozinho? Não adianta pensar que “na hora dá um jeito”. Redação precisa de dedicação. Então, seja sincero, e faça a seguinte análise:
– Redação está em sua rotina de estudos?
– Você consegue fazer pelo menos uma redação por semana?
– Você sabe selecionar temas relevantes para fazer seus textos?
– Você consegue fazer uma autocorreção de seu texto e saber exatamente os pontos que precisa melhorar?

Se você respondeu “sim” a todas as questões, parabéns! Você consegue desempenhar essa árdua tarefa sozinho. Agora, se você não tem tanta certeza assim se está no caminho certo, temos algumas sugestões.

1. Para estudar redação sozinho

Você pode acessar diversos canais no youtube que dão dicas de como fazer uma boa redação. Aqui no blog do Redação Online já fizemos um post sugerindo alguns canais que podem te ajudar. Ou até mesmo aqui no nosso blog você encontra muitas dicas para escrever sua redação cada vez melhor.

Canais do youtube para escrever melhores redações

Como Estudar para o ENEM?

2. Se inscreva em um curso

Caso você prefira estudar com o suporte técnico de profissionais que, além de corrigirem seus textos, vão te dizer exatamente em que aspectos sua redação precisa melhorar, o que você pode fazer é se inscrever em um curso de redação, que pode ser online ou presencial, dependendo de sua disponibilidade.

E, claro, uma das opções é utilizar nosso site Redação, que tal? Evite o autoengano e busque a melhor forma de chegar aos seus objetivos!

3. Cronograma de estudos

Faça um cronograma de estudos. Nele, você colocará os dias e as matérias que vai estudar para as provas do ENEM. Nesse cronograma, dê mais atenção às disciplinas que você tem mais dificuldade de aprendizado. Dedique mais tempo à elas, porque este é o seu ponto fraco. Também é importante que você siga o cronograma direitinho, viu?

Organize o material de estudos. Você precisa selecionar, antes de iniciar os estudos, aqueles materiais que irá utilizar pra estudar para as provas do ENEM. Podem ser videoaulas, livros ou materiais em PDF, não importa! O que importa é que você já tenha este material para estudo.

4. Resumos e flash cards

Faça questões sobre aquilo que estudou para as provas do ENEM. Resolver questões é importante, pois isso te ajudará a memorizar a matéria estudada. Inclusive, já falamos sobre técnicas de memorização em nosso outro post, com dicas sobre flash cards.

5. Foque na redação

redação conta muito na nota do ENEM, não é? Pensando nisso, pratique a sua escrita. Escreva, pelo menos, duas redações por semana. A nossa Plataforma de correção Online vai te ajudar a ir progredindo, e assim, praticando, sua nota na hora da prova com certeza será alta!

Uma dica, aqui, é escrever sobre os temas que já foram cobrados em outras provas do ENEM, para se familiarizar com o tipo de tema que esta prova costuma cobrar.

Não fique estudando para vários vestibulares. Se você quer fazer a prova do ENEM, então, prepare-se para esta prova específica.

Cada vestibular tem uma maneira diferente de realizar a prova, então, é importante que você saiba como as questões das provas do ENEM são formuladas. Para isso, é importante fazer a resoluções de questões de edições anteriores desta prova específica.

Então, conheça o site oficial do ENEM, veja as datas importantes para a realização da prova, leia o edital com calma e veja as demais dicas deixadas por lá.

Estudar sozinho não é fácil! Requer muita, muita disciplina, então, isso só dará certo se você não se boicotar. Sabemos que é difícil se manter motivado 24h por dia, 7 dias por semana. Assim, caso você se sinta cansado e apático algum dia, tire este dia para relaxar e para fazer coisas prazerosas.

Encontrar o estímulo para continuar é a parte essencial de seus estudos. Vai chegar o momento em que você vai achar que não vale a pena continuar, que nunca vai consegui, que ninguém te apoia, que está ficando pra trás. Nessa hora, respire fundo e lembre dos motivos pelos quais você está se dedicando a estes estudos.

Uma dica para se manter estimulado é estudar em conjunto com algum amigo ou colega. Encontre grupos de estudo online, troque dicas e resolva questões em conjunto. Isso te ajudará a perceber que está evoluindo e que há outras pessoas que, assim como você, estão estudando sozinhas e têm as mesmas dificuldades que as suas!

Após superar as dificuldades, você vai ver que seus estudos vão render muito! Não basta estar com a mente preparada para estudar. Ela também precisa estar preparada para lidar com as dificuldades que vão surgir. Então, não esqueça de cuidar da sua saúde emocional, tá bom?

Além das dicas deixadas aqui, há várias outras em nosso blog que valem a pena ser conferidas. A internet é uma grande aliada de quem está se preparando sozinho para as provas do ENEM e para as demais provas, pois nela encontramos, além de materiais específicos, dicas valiosas sobre como se sair bem.

Vale a pena, então, dedicar um pouco do seu tempo para ler estas dicas e comentários de outros candidatos que estão no mesmo barco que você! E com as nossas dicas, estudar sozinho será que você dá conta?

 

replica rolex explorer