Manifestações culturais brasileiras: obstáculos para a  implementação efetiva de políticas de proteção | Tema de redação

manifestações culturais

Proposta de redação 

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Obstáculos para a  implementação efetiva de políticas de proteção às manifestações culturais brasileiras” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. 

Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Instruções para redação

  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 (trinta) linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas. 
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • 4.1 tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo consideradas “textos insuficiente”; 
  • 4.2 fugir do tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo; 
  • 4.3 apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
  •  4.4 apresentar nome, assinatura, rubrica, ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

Textos motivadores sobre manifestações culturais brasileiras

Texto I

A discussão sobre cultura, cidadania e políticas culturais deveria dominar o seminário. Críticas ao desmonte cultural brasileiro, porém, predominaram. “Como manter a cultura crítica frente ao negacionismo e preconceitos?”, questionou Albino Rubim. Ele lamentou a destruição das políticas culturais brasileiras desde 2003. “Vivemos tempos sombrios”, resumiu, citando Hannah Arendt. Cultura, para Rubim, é sinônimo de vida, essencial contra a barbárie.

José Márcio Barros propôs substituir “direito à cultura” por “direitos culturais”. Essa visão ampliada promove a democracia cultural. Ele lembrou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, enfatizando a segurança social como direito essencial. Direitos culturais, segundo ele, devem ser prioridade, fundamentais para a dignidade humana. Políticas públicas culturais surgem como meio de assegurar esses direitos.

Lukas Kühne, inspirado em Joseph Beuys, discutiu arte e cultura como essenciais à vida. Beuys defendeu a arte como ferramenta de transformação social. Kühne ressaltou o poder da arte em mudar a compreensão da sociedade.

Fonte Adaptada: Ufmg.br

Texto II

O gênero musical que é símbolo do Nordeste, o forró foi oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nacional. A Lei 14.720, de 2023 foi sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8).

Aprovado em votação final na Comissão de Educação (CE) em 3 de outubro, o PL 5.838/2019, que gerou a lei, foi relatado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE).

“Essa expressão artística desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país, sendo uma verdadeira jóia da cultura brasileira. Com sua mistura única de ritmos, histórias e melodias, o forró conquistou corações no Brasil e mundo afora”, afirma o relatório.

Teresa enalteceu o ritmo e lembrou de diversos intérpretes que levaram a musicalidade para o mundo, como Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Gilberto Gil, Alceu Valença e Elba Ramalho. A senadora ressaltou ainda que, além da influência cultural, o forró é importante para a economia brasileira. O ritmo é o mais tocado nas festas juninas, como as de Caruaru (PE) e de Campina Grande (PB). 

Em suma,o forró surgiu na década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 em todo o Brasil por meio do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga, que convencionou o formato do trio sanfona, zabumba e triângulo.

Fonte: Agência Senado

Texto III

Dos desdobramentos do direito à cultura, o de proteção às manifestações culturais é um dos mais importantes, justamente por unir os conceitos de liberdade pública e de democratização das diversas formas de expressão cultural.

Além disso, as manifestações culturais são desdobramentos não só do direito à cultura, mas também do direito à liberdade de expressão, sendo, em verdade, possibilidade de exteriorização de um pensamento, de uma ideia, de um valor ou mesmo de um conceito intelectual.

A garantia e a proteção às manifestações culturais, especialmente por parte do Estado, não autoriza a censura. É dever do Estado garantir a todas as manifestações culturais o mesmo direito de expressão. Logo, a interferência estatal deve ser muito mais no sentido de garantir acesso e exposição a uma gama diversa de manifestações culturais, e não quanto ao conteúdo das referidas manifestações.

Por fim, caso haja um conflito de direitos fundamentais em uma determinada manifestação cultural, a solução deste deve se dar por meio da regra da proporcionalidade.

Fonte: https://jurishand.com/constitucional/conceito/protecao-das-manifestacoes-culturais

Texto IV

Manifestações culturais brasileiras: obstáculos para a  implementação

fonte: https://tarobanews.com/entretenimento/cultura/mulheres-consomem-menos-cultura-que-homens-diz-pesquisa-W0VeO.html

Repertórios para o tema de redação sobre obstáculos para a  implementação efetiva de políticas de proteção às manifestações culturais brasileiras

Livros:

“Casa-Grande & Senzala” de Gilberto Freyre

Este livro é um estudo profundo sobre a formação da sociedade brasileira, explorando as raízes culturais e as influências africanas, indígenas e europeias no Brasil.

Desse modo, Freyre discute os desafios enfrentados na preservação dessas influências culturais diante do avanço da modernização e da homogeneização cultural.

“Raízes do Brasil” de Sérgio Buarque de Holanda

Sem dúvida, analisa a formação social e cultural do Brasil, identificando características como o personalismo e

o patrimonialismo que influenciam a implementação de políticas públicas no país, inclusive aquelas voltadas para a proteção das manifestações culturais.

Filmes:

“O Bem Amado” (2010)

Dirigido por Guel Arraes, este filme, baseado na obra de Dias Gomes, retrata de forma satírica a política em uma cidade fictícia do interior do Brasil, tocando indiretamente em temas como a burocracia e os desafios na promoção da cultura local.

“Gonzaga: De Pai para Filho” (2012)

Dirigido por Breno Silveira, o filme narra a história de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, e seu filho Gonzaguinha, explorando a vida, a música e o legado cultural de Gonzaga.

Através da trajetória de Luiz Gonzaga, o filme destaca a importância da música nordestina e sua influência na cultura brasileira, além de abordar os desafios encontrados para a valorização e preservação da música regional no país.

Série:

“Cine Holliúdy” (2019)

Esta série, inspirada no filme de mesmo nome e disponível no Globoplay, traz à tona a cultura nordestina através da história de um apaixonado por cinema que luta para manter viva a tradição das exibições de filmes em sua pequena cidade no interior do Ceará, enfrentando as adversidades tecnológicas e culturais da época. “Cine Holliúdy” aborda, de forma humorada e crítica, a resistência cultural frente às mudanças sociais e econômicas, refletindo sobre a importância da preservação das manifestações culturais locais.

Argumentos para o tema sobre manifestações culturais brasileiras

Argumento 1: negligência governamental

Causa: a negligência governamental é marcada pela ausência de políticas públicas focadas na valorização da diversidade cultural.

Sem dúvida, esse descaso advém de uma perspectiva de desenvolvimento limitada ao crescimento econômico, negligenciando o papel essencial da cultura na construção da identidade nacional e no avanço social.

Consequência: como resultado dessa negligência, assistimos à erosão da riqueza cultural do Brasil, caracterizada pela extinção de práticas culturais tradicionais e pela interrupção da transmissão desses saberes entre gerações.

Além disso, a falta de apoio governamental contribui ainda para a marginalização de comunidades que veem na cultura não apenas um meio de expressão, mas uma fonte de subsistência.

Justificativa: proteger as manifestações culturais fortalece a coesão social, valoriza, sem dúvida, a diversidade e incentiva o desenvolvimento sustentável.

Então, políticas culturais eficazes são cruciais para nutrir a criatividade, preservar o patrimônio imaterial e estimular segmentos econômicos como o turismo cultural e a economia criativa.

Repertório: recorrendo a Pierre Bourdieu e sua teoria sobre capital cultural, percebemos que a cultura é um vetor de capital simbólico fundamental para a coesão e o progresso social.

A negligência do governo em relação à cultura mina o capital cultural do país, limitando a democracia cultural e restringindo oportunidades de desenvolvimento mais equitativo e inclusivo.

Argumento 2: desigualdade social

Causa: as desigualdades sociais no Brasil têm impacto direto sobre a proteção e a promoção das manifestações culturais.

Ademais, a distribuição desigual de recursos e oportunidades afeta a capacidade das comunidades mais vulneráveis de preservar e desenvolver suas expressões culturais.

Consequência: a principal consequência dessas desigualdades é a marginalização de expressões culturais de grupos menos favorecidos.

Outrossim, enquanto manifestações de elite recebem ampla visibilidade e apoio, culturas de base encontram-se em risco de desaparecimento, isto é, perdendo-se um valioso patrimônio imaterial.

Justificativa: é essencial reconhecer e combater as desigualdades sociais para garantir a preservação da diversidade cultural brasileira.

Além disso, investir em políticas culturais inclusivas é um passo crucial para promover a equidade e assegurar que todas as expressões culturais sejam valorizadas.

Repertório: Milton Santos, em sua análise sobre “cidadanias mutiladas”, argumenta que o espaço geográfico, marcado por profundas desigualdades, ou seja, reflete-se diretamente nas oportunidades culturais disponíveis aos cidadãos.

A superação dessas desigualdades, portanto, é indispensável, sobretudo, para a construção de uma sociedade que reconheça e celebre sua rica diversidade cultural.

Por fim, agora que você está bem informado sobre todos os aspectos a respeito do tema da redação sobre obstáculos para a  implementação efetiva de políticas de proteção às manifestações culturais brasileiras, que tal colocar seus conhecimentos em prática? Ao acessar o nosso site, você terá a oportunidade de ter sua redação corrigida pela mais renomada e eficiente plataforma de correção do Brasil.

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Juízo de Valor: como usar na Redação, exemplos

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As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes | Tema de redação

A obesidade infantil é um problema crescente e alarmante, especialmente em comunidades carentes. No dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, uma data crucial para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos e do combate a essa grave questão de saúde pública. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas, enquanto 18,9% dos adultos estão acima do peso. Esses números mostram a urgência de abordarmos o problema com seriedade e ação efetiva. Neste post, vamos explorar como as políticas públicas podem ajudar a combater a obesidade infantil em comunidades carentes. Discutiremos as causas, consequências, e soluções possíveis, bem como apresentaremos repertórios valiosos para entender melhor esse desafio. Que tal praticar e refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais saudável para nossas crianças? Vamos lá! Proposta de redação sobre obesidade infantil A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação sobre obesidade infantil Textos motivadores sobre obesidade infantil Texto I A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. Os ambientes e locais que as pessoas frequentam podem favorecer ou não a obesidade, o que é chamado de ambientes obesogênicos, e estimular a alimentação inadequada, o comportamento sedentário e a inatividade física. Os hábitos também impactam nas escolhas alimentares, assim como as questões econômicas. Até mesmo a infraestrutura de uma cidade é considerada um fator para o surgimento e crescimento da doença. E já que a obesidade é um desafio global para a saúde e para a sociedade, é necessário adotar estratégias efetivas em todo o mundo para prevenir e deter o avanço do problema. Mas a transformação também pode e deve acontecer localmente. A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):