Confira a importância da tecnologia nas escolas e no processo de ensino e correção de redações!
A cada ano que se passa, mais e mais tecnologias são pensadas, inventadas, corrigidas, adaptadas e melhoradas para o bem-estar do homem. Com a educação não foi diferente.
Os processos e práticas que antes tomavam toda a agenda dos professores e das próprias instituições de ensino têm sido substituídos — felizmente — por novos instrumentos e tecnologias que permitem aos profissionais e gestores economizarem o que têm de mais precioso: recursos, energia e tempo.
É possível poupar até mesmo os próprios funcionários de terem que fazer trabalho excessivo, uma vez que, contando com o apoio dessas novas tecnologias, eles podem se dedicar exclusivamente a outras funções e atividades em que a presença do educador é essencial.
Quando se trata, portanto, de ensino, percebemos que as tecnologias têm facilitado a vida de todos os participantes do processo, sejam eles professores, administradores ou alunos. Isso porque:
- agendas que antes eram preenchidas exaustivamente à mão são, agora, integradas na nuvem em uma plataforma da instituição, e o mesmo vale para notas e registros de presença;
- diversas atividades são gravadas em bancos de dados digitais, para uso posterior e para registro do que já foi apresentado;
- materiais, obras para consulta e textos para estudo são também armazenados virtualmente, o que possibilita a qualquer aluno ou professor o acesso imediato onde quer que haja internet, além de representar economia tanto para a instituição, que não precisa fazer cópias impressas, como para os alunos, que não precisam gastar com material físico;
- é possível a interação online entre professores e alunos, e também entre os próprios alunos, que mesmo sem se encontrarem pessoalmente, podem trocar estudos, discussões e materiais.
Estes são apenas alguns dos benefícios que a adoção de tecnologias traz para o âmbito educacional. Além disso, abordando especificamente as disciplinas de estudo, na área de Linguagens – no campo dos gêneros textuais – , a tecnologia traz valiosos proveitos, em especial no estudo da redação.
E é exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje! Como a tecnologia pode facilitar e melhorar o trabalho de quem produz e de quem corrige redações?
TECNOLOGIA NA ESCOLAS
Em se tratando de redação, as tecnologias ajudam a poupar tempo, dinheiro e energia. Simples assim.
Quem já trabalhou com correção de redação sabe como é complicado ter de levar papéis preenchidos para casa, corrigi-los à caneta, guardá-los com o cuidado de não perder um sequer e, depois, levar todo esse pacote de volta para a instituição e entregar um a um a cada estudante.
Nesse sentido, as plataformas virtuais de correção de redação tornam tudo muito mais fácil, uma vez que possibilitam fazer tudo em um mesmo ambiente: corrigir, dar nota e repassar aos alunos.
Ainda assim, a existência da tecnologia nem sempre significa que seu uso trará toda a praticidade e comodidade possíveis ao professor e ao aluno. Quando a tecnologia não é tão bem utilizada, ou quando não se usam as ferramentas mais adequadas, em lugar das vantagens podem surgir outros problemas e dificuldades.
Já mostramos aqui, no artigo “Os desafios da redação online em tempos de pandemia”, que o uso de tecnologias para suprir as demandas da educação nestes dias de distanciamento social não foi automaticamente vantajoso às escolas.
Isso porque muitas instituições de ensino têm “lutado” contra aquilo que podemos chamar de multiplicidade de plataformas, pois a cada momento é necessário que o aluno ou o profissional acesse um site diferente, armazene os arquivos em outro local, corrija em um local distinto, enfim… São tantos links, tantas pastas, tantos sites, que todos os envolvidos nesse processo sofrem com confusões, atrasos e falta de organização, de concentração das tarefas.
Não bastasse isso, a disponibilidade da tecnologia também não necessariamente implica a presença de professores ou quaisquer outros profissionais que sejam especializados na correção das redações, o que pode deixar os alunos desamparados, não alcançando o desenvolvimento ideal no aprendizado da elaboração de redações, tão importante para vestibulares e concursos.
Por isso, muito mais do que apenas utilizar a tecnologia, precisamos aproveitá-la da melhor forma.
E é justamente em razão de tais problemas que o Redação Online foi projetado e criado: para concentrar todas as atividades relativas à redação em um só lugar e trazer praticidade, além de economia de tempo e de recursos.
COMO O REDAÇÃO ONLINE PODE AJUDAR A SUA ESCOLA?
Cientes de todas as dificuldades aqui citadas, criamos a mais completa plataforma voltada para redações. Por meio dela, os professores da sua instituição podem ter acesso a todas as redações escritas pelos alunos em ambiente virtual, podendo corrigi-las quando e onde quiserem.
Além disso, o histórico individual de cada aluno fica registrado para que seja possível verificar seu desenvolvimento e facilitar a avaliação de aspectos nos quais ele precisa melhorar, para o alcance das melhores notas no Enem, nas provas vestibulares e nos concursos públicos.
Trata-se, portanto, do melhor uso da tecnologia em favor daqueles que querem e precisam desenvolver suas habilidades na elaboração de redações — isto com organização, com a comodidade de uma só plataforma, que possui facilidade de acesso, fácil investimento e com a presença de professores especializados no assunto.
Chega de gastar tanto tempo e dinheiro com práticas e serviços que pouco ajudam o estudante que deseja alcançar nota máxima em redação. A tecnologia é para facilitar a vida, e aqui no Redação Online você encontra todas as facilidades e vantagens já mencionadas:
- elaboração e correção de redações em um lugar só;
- acesso fácil às redações;
- correção por professores especializados no tema;
- acompanhamento do desenvolvimento do aluno;
- resultados cada vez mais satisfatórios aos usuários.
Por que continuar penando com as mesmas dificuldades de sempre?
Venha para nossa plataforma virtual!