logo redação online

Telemedicina no Brasil | Repertórios para o tema

telemedicina no brasil repertórios para a redação

Quer saber mais sobre o assunto telemedicina no Brasil? Confira a lista de repertório que preparamos para o tema!

 

A telemedicina não é algo “novo”, pois já é utilizada em diversos países há vários anos. Porém, com o avanço da pandemia do Covid-19, houve um aumento da procura por este serviço. Este tipo de consulta apresenta lados positivos e lados negativos. Você já pensou em quais são eles?

Para ajudar a desenvolver a sua tese e preparar os seus argumentos no tema de redação da semana, trouxemos conteúdos que tratam sobre o assunto. Assim, estude-os e selecione aqueles que vão te auxiliar na defesa do seu ponto de vista na redação. Boa leitura!

 

O que diz a legislação antiga a respeito do assunto?

 

Como os textos motivadores já demonstram, existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina que regulariza a telemedicina no Brasil. A resolução 1.643, de 7 de agosto de 2002, traz sete artigos, definindo o que é telemedicina, quais equipamentos devem ser utilizados, o que fazer em caso de emergência e como os prestadores devem regularizar este tipo de atendimento junto ao Conselho Regional de Medicina do estado em que atuam.

 

Nova Lei da Telemedicina | Direito médico

 

Nesta live do canal “Osvaldo Simonelli – Direito Médico” você poderá encontrar uma discussão sobre a lei que foi publicada no ano passado (Lei 13.989/20). Esta lei traz especificações sobre a telemedicina enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). A live expõe os artigos da lei, por isso, caso você não queira assistir todo o vídeo publicado, poderá ler a lei na íntegra aqui!

 

 

Novos desafios na área da saúde | Telessaúde

 

Esta palestra do Dr. Chao Lung Wen, professor líder do grupo de pesquisa de telemedicina da Universidade de São Paulo (USP), durante o seminário “Transformação Digital na Saúde”, realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), traz informações interessantes sobre o desenvolvimento da tecnologia em geral e o que está sendo chamado de “saúde 4.0” e “saúde 5.0”, além de citar novas tecnologias de inteligência artificial que podem auxiliar na saúde, como é o caso da Alexa e do Google Assistant.

 

 

Benefícios e riscos ao paciente

 

Nesta discussão, trazida pelo canal da TV Senado no Youtube, Cristofer Martins (Corregedor do CRM-DF) e Carlos Fernando (Sindmédico-DF) falam sobre a importância de se discutir telemedicina com maior participação da comunidade médica, citando questões éticas envolvidas e também questões relacionadas à segurança do paciente quando não há profissional médico no mesmo local físico que este.

 

 

Grey’s Anatomy | Feel the Earth Move

 

Como neste blog a gente ama Grey’s Anatomy, como você pode ver AQUI, nada mais justo do que trazer um episódio da série em que a telemedicina se fez presente. Neste episódio, Ruby liga desesperada para o hospital, dizendo que sua mãe está passando mal, respirando com dificuldade.

Quem atende a ligação é Owen, e ele e Amelia tentam ajudar a criança, por telefone, a salvar a vida da mãe. Ruby, em desespero, informa que a mãe está ficando azul, então os médicos orientam a criança a fazer a manobra de Heimlich, para desobstruir as vias aéreas.

Por fim, o estado da mãe piora, e os médicos cantam Staying Alive, para que Ruby mantenha o ritmo da massagem cardíaca que está fazendo na mãe.

Isso tudo você poderá assistir na temporada 11, episódio 15 da série. Pegue sua pipoca!

 

 

New Amsterdam | Telemedicina na série

 

Este é mais um exemplo de série médica que traz um episódio envolvendo telemedicina. Em um caso bastante parecido com o de Ruby, uma mulher liga desesperada, pois Max não está respirando, e a médica a auxilia, por meio da ligação telefônica, a salvar a vida do homem. Você poderá ver a cena no episódio 10 da primeira temporada da série.

 

 

Como você pode ver, já citamos diversos materiais e trouxemos conteúdos que podem te ajudar a refletir sobre o tema. Além destes, é importante que você faça sua própria pesquisa sobre o assunto.

Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre o assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema!

Organize os repertórios e escreva seu texto! E lembre-se de enviar sua redação em nossa plataforma para recebê-la corrigida em até 3 dias úteis!

 

POSTS RELACIONADOS