A prevenção do câncer de mama está em evidência no mês de outubro. Assim, discutir esse tema ajuda a disseminar a importância do diagnóstico precoce.
Outubro Rosa é um movimento popular mundialmente conhecido. A cor rosa do laço que estampa as campanhas midiáticas simboliza a a luta pela prevenção câncer de mama e, mais recentemente, também sobre do câncer de colo do útero. O câncer de mama raramente acomete homens, sendo encontrado 1 caso a cada 100 diagnósticos. Portanto, é uma doença que está entre as mais temidas entre as mulheres no mundo todo. No Brasil, representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina, segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Confira o tema de redação da semana CLICANDO AQUI!
Para ajudar você a argumentar bem em sua redação sobre os desafios da prevenção do câncer de mama no Brasil, selecionamos alguns materiais (vídeos, artigos, filmes) para ampliar o seu repertório sociocultural sobre essa questão. Boa leitura!
1 – Vídeo: Percepções sobre o câncer de mama | Lírio Cipriani
Nesta entrevista, realizada pelo Dr. Dráuzio Varella, Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon, relata os resultados de uma pesquisa que demonstrou as percepções sobre o câncer de mama pelas brasileiras. O entrevistado conta que grande parte das mulheres não faz mamografia por medo do diagnóstico. Além disso, ele também descreve os impactos emocionais e psicológicos da doença nas mulheres. Assim, comenta resultados que mostram que as mudanças físicas causadas pela doença interrompem, inclusive, relacionamentos. Vale assistir ao vídeo na íntegra!
2 – Artigo: Mulheres são mais abandonadas por parceiros quando adoecem
A partir deste artigo publicado no canal Universa, do Uol, você pode complementar algumas ideias trazidas por Lirio Cipriani na entrevista anterior. Por meio de histórias reais, as autoras repercutem uma pesquisa realizada pelas universidades de Stanford e Utah e pelo Centro de Pesquisa Seatle Cancer Care Alliance, todos dos Estados Unidos, que indicou que mulheres têm seis vezes mais chances de serem abandonadas pelo marido após a descoberta de uma doença grave.
Também é comentado na matéria que esse tipo de acontecimento pode interferir no tratamento. Isso porque, além das limitações físicas impostas pela quimioterapia e cirurgias, a mulher também fica debilitada emocionalmente. Ainda, na mesma página há links para outras matérias relativas ao assunto que você poderá pesquisar.
3 – Documentário: Amanhã Hoje é Ontem (2016)
Daniela Zuppo, jornalista, mostra a sua própria jornada desde a descoberta do câncer de mama até a fase de tratamento. O documentário pode ser visto AQUI e está dividido em 8 episódios. Assim, o objetivo dessa produção é passar informações e conscientizar sobre a doença a partir de uma visão mais sensível e humanizada.
A autora também escreveu um livro, de mesmo título, pela editora Ramalhete. Nele, ela descreve de forma poética sua relação com a doença e com o enfrentamento da perspectiva da morte.
4 – Filme: Unidas pela Vida (Decoding Annie Parker, 2013)
Essa obra cinematográfica, dirigida por Steven Bernstein, tem como base a história real de Annie Parker e da geneticista Mary-Claire King, que descobriu o gene causador do câncer de mama. Annie já havia perdido a mãe e a irmã para a doença e, ao receber o mesmo diagnóstico, perde o controle de sua vida. Porém, é auxiliada pela médica, que estava determinada a provar que o câncer poderia ser genético.
5 – Site: Femama
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) é uma associação civil, criada em 2006, com a missão de ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de câncer de mama a fim de reduzir os índices de óbitos pela doença. Está presente em 17 estados e no Distrito Federal, por meio de ONGs associadas. Desse modo, atua pela proposição de uma agenda nacional de políticas públicas de atenção à saúde da mulher por meio da prevenção do câncer de mama.
No site da FEMAMA é possível encontrar informações sobre o câncer, sobre as Organizações não governamentais de apoio, bem como notícias sobre essa temática. Navegue pelas abas dessa página e leia alguns artigos para aprimorar seu conhecimento!!