As regras de acentuação da língua portuguesa causam muitas dúvidas entre os estudantes, não é à toa que seu uso está entre os erros mais comuns de redação. Saber usar corretamente a acentuação das palavras faz parte dos critérios da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, cobrada no Enem, concursos e vestibulares.
No geral, as regras de acentuação indicam a posição da sílaba tônica das palavras, ou seja, aquela que possui maior intensidade sonora na pronúncia. Há regras específicas para as palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Confira, a seguir, as regras de acentuação de acordo com o Novo Acordo Ortográfico e os tipos de acentos gráficos usados em nossa língua. Boa leitura!
Regras de acentuação das palavras oxítonas
As palavras são consideradas oxítonas quando a última sílaba é tônica. Por exemplo: café, chaminé, colar e dormir.
Perceba que nem todas as palavras do exemplo recebem acento gráfico. Agora, veja a seguir como saber quando levam acento ou não.
Palavras oxítonas com acento gráfico
As palavras oxítonas recebem acento gráfico em três casos específicos:
1 – Sílaba tônica terminada em vogais tônicas (-a, -e ou -o)
Recebem acento as palavras com sílaba tônica terminadas em vogais tônicas (-a, -e ou -o), seguidas ou não de -s. Por exemplo:
- aliás;
- crachá;
- maracujá;
- comitê;
- camelô.
2 – Ditongos nasais -em ou -ens
Recebem acento quando as palavras oxítonas terminam com ditongo nasal -em ou -ens. Exemplo:
- além;
- porém;
- parabéns;
- refém;
- também.
3 – Ditongos abertos -éu, -éi ou -ói
Recebem acento as palavras oxítonas terminadas em ditongos abertos -éu, -éi ou -ói, seguidos ou não de -s. Por exemplo:
- herói;
- lençóis;
- papéis;
- caubói;
- chapéu.
Palavras oxítonas sem acento gráfico
As palavras oxítonas terminadas em r, l, z, x, i(s), u(s), im(ns), um(ns), om(ns) não recebem acentuação gráfica. Exemplo:
- gibi;
- xampu;
- poder;
- azul;
- xerox;
- feliz;
- enfim;
- comum/comuns
- garçom/garçons.
Regras de acentuação das palavras paroxítonas
As palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba é a sílaba tônica (ou seja, a que possui a pronúncia mais forte). Por exemplo: responsável, órgão e fóssil.
O que irá determinar se a palavra levará acento gráfico é a sua terminação. Segundo a regra, somente recebem acento as palavras terminadas em r, l, n, x, ps, ã(s), ão(s), um(ns), om(ns), us, i(s), ei(s).
Exemplos:
- caráter;
- fóssil;
- hífen;
- córtex;
- bíceps;
- órgão;
- imã;
- álbum;
- prótons.
Regras de acentuação das paroxítonas após o Acordo Ortográfico
O Acordo Ortográfico de 2009 passou a valer em 2012 e ainda é motivo de muitas dúvidas entre os estudantes. Neste Acordo, algumas palavras perderam a acentuação, em especial as palavras paroxítonas. Confira a seguir quais delas:
- ditongos abertos -oi e -ei em palavras paroxítonas: joia, geleia, androide e ideia (antes: jóia, geléia, andróide e idéia);
- vogais -i e -u precedidas de ditongo em paroxítonas: feiura e taoismo (antes: feiúra e taoísmo);
- vogal tônica fechada -o de -oo em paroxítonas: enjoo e voo (antes: enjôo e vôo);
- hiato de paroxítona cuja terminação é -em: leem e veem (antes: lêem e vêem);
- paroxítonas homógrafas (palavras que possuem a mesma grafia, mas com significados diferentes): pêlo (substantivo) e pelo (preposição), agora ambas são escritas sem acento.
Regras de acentuação das palavras proparoxítonas
As palavras são consideradas proparoxítonas quando a antepenúltima sílaba da palavra é a tônica, como: número, gráfico e trânsito. Diferente da oxítona e paroxítona, todas as palavras proparoxítonas da língua portuguesa recebem acento gráfico.
Veja alguns exemplos:
- análise;
- lógica;
- sinônimo;
- tóxico;
- científico.
Acentos gráficos e sinais gráficos
A acentuação das palavras na língua portuguesa é feita por acentos gráficos, com o objetivo de marcar o timbre aberto ou fechado das vogais e registrar a posição da sílaba tônica. São três tipos acentos gráficos: acento agudo, acento grave e acento circunflexo.
Além disso, também são usados os sinais gráficos: til, trema e apóstrofo.
Acento agudo
O acento agudo (´) é usado para indicar que a sílaba é tônica e que a pronúncia da vogal é aberta.
Exemplo:
- café;
- maré;
- música;
- sofá;
- parabéns;
- álbum.
Acento circunflexo
O acento circunflexo (^) é usado para indicar a sílaba tônica e quando a pronúncia da vogal é fechada ou nasalada.
Exemplos:
- estômago;
- bônus;
- pêssego;
- você;
- purê.
Acento grave
O acento grave (`) é usado apenas na vogal “a” para indicar crase, ou seja, quando há contração de artigo definido “a” + preposição “a”.
- à(s);
- àquele(s);
- àquela(s);
- àquilo.
Til
É um sinal gráfico (~) usado sobre as vogais “a” e “o” com o objetivo de indicar a nasalização. Vale lembrar que o til nem sempre indica a tonicidade da sílaba.
Exemplos:
- órgão;
- amanhã;
- órfão;
- caminhões.
Apóstrofo
É um sinal gráfico (‘)usado na escrita para indicar a elisão de fonemas em palavras compostas, geralmente a vogal “e” da preposição “de”.
- caixa-d’água;
- copo-d’água;
- estrela-d’alva.
Trema
O trema (¨) deixou de ser usado nas palavras de língua portuguesa, desde que o Novo Acordo entrou em vigor. Palavras como “pinguim” e “linguiça” hoje não possuem mais o trema. No entanto, o sinal ainda é usado para nomes próprios estrangeiros e suas palavras derivadas, como “Müller” e “mülleriano”.
Leia também: 10 erros gramaticais que quase todo mundo comete
Esperamos que este conteúdo tenha tirado as suas dúvidas sobre regras de acentuação. Continue acompanhando o nosso blog e o nosso canal no Youtube e não perca mais dicas como essa! Até a próxima leitura.