Análise de Redações Nota 1000 do ENEM 2022: principais estratégias utilizadas pelos autores

Análise de Redações Nota 1000 do ENEM 2022: principais estratégias utilizadas pelos autores

Lá pela metade do ano o Enem libera algumas redações nota 1000  e você corre para vê-las na internet. O que você quer é fazer igual a elas para ter nota máxima também, claro!

Hoje vamos ajudar você nisso, analisando redações nota 1000 do Enem 2022 – mas não como você pensa!

É preciso eliminar algumas noções erradas que os alunos têm criado nesses últimos anos. 

     

      • Não é porque uma redação 1000 citou um filósofo que o candidato ganhou nota máxima.

      • Não é porque uma redação 1000 começou a introdução descrevendo uma época histórica que o candidato ganhou nota máxima.

      • Não é porque uma redação 1000 tem 4 parágrafos (todos do mesmo tamanho) que ela ganhou nota máxima.

      • Não é porque uma redação 1000 usou “ademais” que ela ganhou nota máxima!

    O que acontece é que os próprios alunos, quando veem redações 1000, deduzem que é preciso escrever uma igual – com as mesmas palavras e citações:

    “Esse aluno teve nota 1000 e fez isso, então vou fazer também!”

    Não funciona assim…

    Esses elementos são opções dos alunos – não existe obrigatoriedade em fazer dessa forma!

    Os elementos que toda redação 1000 tem são outros!

     

    O que toda redação nota 1000 tem (e a sua também precisa ter)

    Vamos ensinar você a perceber quais as características que toda redação nota 1000 tem – e que você não está enxergando.

    Para isso, nada melhor que usar trechos de redações 1000. Estes que você vê abaixo são trechos de redações 1000 de 2022.

    1. O que toda introdução de redação 1000 Enem tem

    As teses da redação nota 1000 deixam claro quais os problemas que serão destacados no decorrer dos textos: 

        1. Na primeira fase do Romantismo, os aspectos da natureza brasileira e os povos tradicionais foram intensamente valorizados nas obras, criando um movimento ufanista em relação a características nacionais. Tal quadro de valorização, quando comparado à realidade, não foi perpetuado, apresentando preocupantes desafios para a exaltação das comunidades nativas na contemporaneidade. Nesse sentido, a problemática não só deriva da inércia estatal, mas também do descaso social.

          1. O documentário “Guerras do Brasil”, que tem participação do ativista indígena Ailton Krenak, apresenta, em seu primeiro episódio, a perspectiva dos povos originários em relação ao processo de colonização brasileiro, ressaltando a manutenção da luta dessas comunidades pela conservação da cultura e preservação da natureza na atualidade. A partir desse cenário, é necessário avaliar os obstáculos que impedem a valorização efetiva dos povos tradicionais no Brasil, o que está associado à relação conflituosa com o modelo econômico agroexportador brasileiro, bem como à visão de parte da sociedade que inferioriza organizações sociais que se diferenciam do padrão ocidental.

        Como o Enem não deixa muita margem para teses de verdade (com opiniões reais), o importante é deixar em destaque o que será exposto na argumentação. E foi o que essas duas introduções fizeram!

        Em geral os alunos deduziram que a introdução precisa ser assim longa, e precisa citar algum momento histórico ou uma produção de mídia, mas não é o caso… Esses são apenas detalhes – opções do candidato – que não garantem nota máxima.

        O que ajuda na nota 1000 de verdade é a tese explícita, isso sim!

        2. O que toda argumentação de redações nota 1000 do Enem tem

        Observe como ambos trechos argumentativos abaixo de redação nota 1000 apoiam-se em fontes de autoridade (repertório).

            1. De início, é importante observar que a inércia governamental é uma das principais barreiras para a valorização dos povos tradicionais. Nessa perspectiva, de acordo com a Constituição Brasileira de 1988 é responsabilidade do Estado garantir a preservação e a exaltação das comunidades nativas, incluindo medidas voltadas para a proteção de suas culturas. Entretanto, tal postulado é quebrado quando comparado à contemporaneidade, haja vista que a maioria dos povos tradicionais, como indígenas e quilombolas, não possui seus direitos estabelecidos, a exemplo da demarcação de terras, sendo perversamente abandonada por um governo que não oferece o suporte e o auxílio garantidos por lei. Por conseguinte, a partir do momento que o Estado é passivo e negligente, as autoridades são responsáveis tanto por estabelecer um equivocado cenário de quebra de direitos constitucionais, quanto por criar um errôneo quadro de desvalorização cultural da nação, já que as culturas das comunidades nativas representam o patrimônio de todos os brasileiros. Desse modo, a postura governamental vigente acentua a negligência perante os povos naturais do país.

            1. Além disso, outro desafio para o reconhecimento desses indivíduos é a carência do progresso sustentável. Nesse contexto, as entidades mercadológicas que atuam nas áreas ocupadas pelas populações tradicionais não necessariamente se preocupam com a sua preservação, comportamento no qual se valoriza o lucro em detrimento da harmonia entre a natureza e as comunidades em questão. À luz disso, há o exemplo do que ocorre aos pescadores, cujos rios são contaminados devido ao garimpo ilegal, extremamente comum na Região Amazônica. Por conseguinte, o povo que sobrevive a partir dessa atividade é prejudicado pelo que a Biologia chama de magnificação trófica, quando metais pesados acumulam-se nos animais de uma cadeia alimentar – provocando a morte de peixes e a infecção de humanos por mercúrio. Assim, as indústrias que usam os recursos naturais de forma irresponsável não promovem o desenvolvimento sustentável e agem de maneira nociva às sociedades tradicionais.

          Você viu uma fonte de autoridade que era a própria Constituição Brasileira (a), e viu uma fonte que está relacionada à Biologia, uma Área do Conhecimento (b). 
          Mas não é esse o importante! Observe que em ambos os casos os candidatos usaram essas fontes para dar reforço ao que estavam dizendo e não simplesmente para mostrar repertório.

          Como as redações nota 1000 usam repertórios

          A maioria dos alunos que enviam redações para nossa equipe pela primeira vez não sabe usar repertórios. 

          Eles veem uma citação de filósofo, de momentos históricos, de filmes ou livros, e pensam que foi só isso que garantiu o 1000. Não! É preciso mostrar por que se está citando um repertório e usá-lo comentando-o

          Lembre-se disso na sua próxima redação.

          Para fazer do jeito certo, siga a seguinte ordem:

              1. Pense em qual argumento (qual explicação ou evidência) você quer mostrar ao corretor.

              1. Observe do que você lembra de imediato – de um filme? De um assunto que aprendeu na escola? De um livro que leu?

            Essa é a ordem correta que garante a nota máxima no repertório – e a mais fácil também (ou você quer deixar as coisas mais difíceis?!)

            3. O que toda redação estrutura de redação 1000 Enem tem

            Dois trechos agora, que mostram uma sintaxe acima da média na redação nota 1000. 

            E se você nem sabe o que é sintaxe, é a hora de aprender – veja o sublinhado:

                1. Ademais, é nítido que as dificuldades de promover um verdadeiro reconhecimento e valorização das comunidades tradicionais ascendem à medida que raízes preconceituosas são mantidas. De fato, com base nos estudos da filósofa Sueli Carneiro, é perceptível a existência de um “Epistemicídio Brasileiro” na sociedade atual; ou seja, há uma negação da cultura e dos saberes de grupos subalternizados, a qual é ainda mais reforçada por setores midiáticos. Em outras palavras, apesar da complexidade de cultura dos povos tradicionais, o Brasil assume contornos monoculturais, um vez que inferioriza e “sepulta” os saberes de tais grupos, cujas relações e produções, baseadas na relação harmônica com a natureza, destoam do modelo ocidental, capitalista e elitista. Logo, devido a um notório preconceito, os indivíduos tradicionais permanecem excluídos socialmente e com seus direitos negligenciados.

                  1. Ademais, vale ressaltar o preconceito cultivado no ideário popular como empecilho à importância atribuída aos povos nativos, posto que, em decorrência da baixa representatividade em ambientes escolares, como mencionado anteriormente, e do baixo respaldo cultural, marcado por estereótipos limitantes e etnocentristas, isto é, que supõem superioridade de uma etnia em relação à outra, há formação de estigmas sobre pessoas dessas minorias e, por conseguinte, não há o reconhecimento de suas ricas peculiaridade. Seguindo essa linha de raciocínio, é possível estabelecer conexões entre a atualidade e a carta ao rei de Portugal escrita por Pero Vaz de Caminha, no momento da chegada dos portugueses ao Brasil, de forma que a perspectiva do navegador em relação ao indígena, permeada de suposta inocência, maleabilidade e passividade, pouco alterou-se na concepção atual, evidenciando a prepotência e a altivez que são implicações da ignorância e do silenciamento das fontes tradicionais. Então, são necessárias medidas de mitigação dessa problemática para o alcance do bem-estar da sociedade.

                Os trechos que sublinhamos demonstraram aos corretores que esses candidatos têm domínio da escrita (provavelmente têm hábito de ler e treinaram a redação) de verdade!

                Eles intercalam orações subordinadas com maestria, e os períodos parecem uma conversa, não são truncados. 

                Vemos, inclusive, que no trecho b)  o candidato soube usar o pronome relativo “cujo” que raros alunos usam!

                Os alunos poderiam achar que os conectivos usados é que garantiram a nota máxima mas… não! De novo, o autor da redação escolhe os conectivos que desejar e os coloca nos lugares que achar corretos. O importante mesmo é a clareza e o domínio da escrita!

                Um último detalhe interessante: o trecho b) é bem longo, mas é claro e organizado, portanto tamanho de períodos não faz diferença para uma nota 1000.

                 

                Conclusão

                Quando um candidato compara redações 1000 do Enem, ele busca por elementos semelhantes e usa esses mesmos elementos em sua redação. Mas com essa análise de redações nota 1000 do Enem 2022 nós mostramos uma comparação muito mais eficiente.

                Comece a comparar dessa forma!

                    • Deixe claro logo na introdução o que será explicado no texto (nada na introdução é mais importante que isso!)

                    • Saiba usar fontes de autoridade (os repertórios)

                    • E escreva numa sintaxe culta e caprichada. 

                  Tem outras coisas importantes que não deu para mostrar aqui, mas é só enviar sua redação para nossa equipe que você fica sabendo!

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Proposta de redação sobre obesidade infantil A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação sobre obesidade infantil Textos motivadores sobre obesidade infantil Texto I A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. Os ambientes e locais que as pessoas frequentam podem favorecer ou não a obesidade, o que é chamado de ambientes obesogênicos, e estimular a alimentação inadequada, o comportamento sedentário e a inatividade física. Os hábitos também impactam nas escolhas alimentares, assim como as questões econômicas. Até mesmo a infraestrutura de uma cidade é considerada um fator para o surgimento e crescimento da doença. E já que a obesidade é um desafio global para a saúde e para a sociedade, é necessário adotar estratégias efetivas em todo o mundo para prevenir e deter o avanço do problema. Mas a transformação também pode e deve acontecer localmente. A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

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