Redação CNU Bloco 8 (Cesgranrio) 2024: Modelo e Dicas

CNU redação

A Redação do Concurso Nacional Unificado (CNU) Bloco 8, organizado pela Cesgranrio, é considerada uma das etapas mais desafiadoras do certame, sendo frequentemente comparada ao ENEM, devido à sua exigência e complexidade. O candidato deve estar preparado para abordar temas de alta relevância e estruturar suas ideias de maneira coesa e clara. Nesta análise, vamos explorar o modelo ideal de redação, a estrutura recomendada e os principais conectivos que devem ser utilizados para garantir uma redação nota máxima.

A redação do CNU Bloco 8 segue o estilo dissertativo-argumentativo, em que o candidato precisa apresentar uma tese clara, desenvolver argumentos consistentes e concluir com uma proposta de solução ou reflexão. A redação deve ser escrita de forma coesa e coerente, respeitando as normas da língua portuguesa e utilizando conectivos adequados para garantir a fluidez do texto.

Introdução: apresentação direta do tema, seguida pela tese e pela menção dos argumentos que serão desenvolvidos.

Desenvolvimento: dois ou três parágrafos, cada um explorando um argumento diferente, com uso de dados, citações e análise crítica.

Conclusão: síntese dos principais pontos discutidos e uma proposta de intervenção ou reflexão final.

A introdução é o momento de capturar a atenção do examinador e estabelecer o tom do seu texto. Aqui, o uso de repertórios socioculturais pode ser decisivo para construir uma tese robusta.

  • Exemplo: “Conforme o filósofo Jean-Paul Sartre, ‘a liberdade é o que você faz com o que foi feito de você’. No contexto brasileiro, essa liberdade é frequentemente ameaçada pelos desafios sociais e estruturais, como a desigualdade de acesso à educação.”

Nos parágrafos de desenvolvimento, é crucial explorar cada argumento com profundidade. Utilize repertórios como estudos acadêmicos, fatos históricos, e dados estatísticos para fortalecer suas ideias.

  • Exemplo: “Primeiramente, é importante destacar que a desigualdade de acesso à educação desempenha um papel crucial na perpetuação da pobreza. Conforme o estudo de [Autoridade], ‘a falta de acesso à educação de qualidade limita as oportunidades econômicas’.”

Na conclusão, recapitule os argumentos apresentados e proponha soluções concretas que respeitem os direitos humanos.

  • Exemplo: “Para mitigar os problemas causados pela desigualdade educacional, propõe-se a ampliação de políticas públicas que garantam o acesso igualitário à educação básica de qualidade, assegurando que todos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento.”

📌 Introdução CNU

1º Período: utilize um repertório sociocultural relevante, como uma citação, fato histórico, referência literária ou dados estatísticos.
Exemplo: “Conforme o filósofo Jean-Paul Sartre, ‘a liberdade é o que você faz com o que foi feito de você’.”

2º Período: apresente o tema de forma direta e clara, estabelecendo a problemática.
Exemplo: “Entretanto, no contexto brasileiro, essa liberdade é frequentemente ameaçada pelos desafios sociais e estruturais, como a desigualdade de acesso à educação.”

3º Período: indique os dois principais argumentos que serão desenvolvidos ao longo da redação.
Exemplo: “Dessa forma, é essencial discutir a igualdade de oportunidades educacionais e as políticas públicas como fatores determinantes para a solução dessa problemática.”

1º Período: retome o primeiro argumento, estabelecendo a ideia central do parágrafo.
Exemplo: “Primeiramente, é importante destacar que a igualdade de oportunidades educacionais desempenha um papel crucial na questão abordada.”

2º Período: insira um repertório que dê suporte ao argumento, como uma citação, exemplo histórico ou dados relevantes.
Exemplo: “Conforme o estudo de [Autoridade], ‘a falta de acesso à educação de qualidade limita as oportunidades econômicas’.”

3º ou 4º Período: desenvolva o argumento com mais detalhes, explicando causas e consequências.
Exemplo: “Essa realidade é causada por desigualdades socioeconômicas e resulta na perpetuação da pobreza, impactando diretamente a mobilidade social.”

4º ou 5º período: conclua o parágrafo com uma ideia que amarre o argumento, podendo preparar o terreno para o próximo parágrafo.
Exemplo: “Portanto, é evidente que a promoção da igualdade educacional é essencial para a redução das desigualdades sociais.”

1º Período: retome o segundo argumento, introduzindo a nova linha de pensamento.
Exemplo: “Além disso, as políticas públicas voltadas para a educação se mostram igualmente relevantes na discussão sobre a desigualdade social.”

2º Período: inclua outro repertório que fortaleça o segundo argumento.
Exemplo: “Nesse sentido, a implementação de políticas educacionais inclusivas evidencia como é possível transformar a realidade social brasileira.”

3º ou 4º Período: explore as causas e consequências ligadas ao segundo argumento.
Exemplo: “Prova disso, é que a falta de investimentos em educação, como inovação científica e tecnologia, resulta em um ciclo vicioso de pobreza e exclusão social, o que agrava as desigualdades existentes.”

4º ou 5º Período: finalize o parágrafo conectando a ideia com o próximo passo da argumentação ou com a conclusão.
Exemplo: “Dessa forma, fica claro que o fortalecimento das políticas educacionais é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa.”

1º Período: apresente uma solução concreta (ou uma síntese) para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
Exemplo: “Para mitigar os problemas causados pela desigualdade educacional, propõe-se a ampliação de políticas públicas que garantam o acesso igualitário à educação básica de qualidade, assegurando que todos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento.”

2º Período: relacione a solução proposta com os dois argumentos discutidos no desenvolvimento.
Exemplo: “Essa medida é essencial para solucionar tanto a falta de igualdade de oportunidades educacionais quanto a ineficácia das políticas públicas existentes.”

3º Período: conclua com uma frase de efeito que retome algum repertório utilizado no texto.
Exemplo: “Assim, conforme Sartre, apenas com ações concretas será possível garantir que a liberdade seja realmente o que fazemos com o que nos foi dado.”

O tema da redação do CNU Bloco 8 pode variar entre questões sociais, políticas, econômicas ou ambientais de grande impacto. A escolha do tema é feita para avaliar a capacidade do candidato em discutir problemas atuais e propor soluções viáveis, utilizando um repertório sociocultural robusto.

A estrutura recomendada para a redação do CNU inclui uma introdução com tese, desenvolvimento com dois ou três parágrafos explorando diferentes argumentos, e uma conclusão que retoma os pontos discutidos e apresenta uma proposta de solução. A clareza e a coesão são fundamentais, assim como o uso de conectivos adequados.

Para garantir uma nota máxima, é essencial seguir a estrutura dissertativa-argumentativa, utilizar repertórios socioculturais sólidos, aplicar conectivos de maneira eficiente e concluir com propostas concretas que demonstrem um pensamento crítico e responsável.

O CNU é um concurso que agrupa cargos por áreas de atuação governamental em blocos temáticos. São oito blocos, e cada um possui seu próprio edital, permitindo que o candidato concorra a todos os cargos dentro do mesmo bloco.

  1. Infraestrutura, Exatas e Engenharia
  2. Tecnologia, Dados e Informação
  3. Ambiental, Agrário e Biológicas
  4. Trabalho e Saúde do Servidor
  5. Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
  6. Setores Econômicos e Regulação
  7. Gestão Governamental e Administração Pública
  8. Nível Intermediário

1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharia:

  1. Sustentabilidade nas construções
  2. Impacto das novas tecnologias na engenharia
  3. Desafios da mobilidade urbana
  4. Energias renováveis
  5. Manutenção de infraestruturas públicas
  6. Inovação na indústria
  7. Gestão de resíduos sólidos
  8. Segurança no trabalho
  9. Modernização do setor energético
  10. Planejamento urbano

2 – Tecnologia, Dados e Informação:

  1. Segurança da informação
  2. Inclusão digital
  3. Impacto da inteligência artificial
  4. Privacidade de dados
  5. Evolução das redes sociais
  6. Cibersegurança
  7. Transformação digital
  8. Internet das Coisas (IoT)
  9. Big Data
  10. Governança de TI

3 – Ambiental, Agrário e Biológicas:

  1. Preservação da biodiversidade
  2. Agricultura sustentável
  3. Gestão de recursos hídricos
  4. Impacto das mudanças climáticas
  5. Conservação de florestas
  6. Uso de agrotóxicos
  7. Políticas de reflorestamento
  8. Proteção de áreas indígenas
  9. Agroecologia
  10. Sustentabilidade no agronegócio

4 – Trabalho e Saúde do Servidor:

  1. Saúde mental no ambiente de trabalho
  2. Políticas de inclusão no trabalho
  3. Assédio moral
  4. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  5. Ergonomia no trabalho
  6. Trabalho remoto
  7. Direitos trabalhistas
  8. Qualidade de vida no trabalho
  9. Capacitação profissional
  10. Segurança e saúde no trabalho

5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos:

  1. Inclusão educacional
  2. Acesso à saúde pública
  3. Políticas de combate à pobreza
  4. Direitos das mulheres
  5. Educação para a cidadania
  6. Saúde mental na sociedade
  7. Direitos da criança e do adolescente
  8. Acessibilidade
  9. Políticas de igualdade racial
  10. Saúde preventiva

6 – Setores Econômicos e Regulação:

  1. Regulação de mercados financeiros
  2. Impacto das reformas econômicas
  3. Políticas de incentivo à inovação
  4. Controle de inflação
  5. Regulação de serviços públicos
  6. Desafios da economia global
  7. Políticas de desenvolvimento regional
  8. Regulação de commodities
  9. Políticas fiscais
  10. Sustentabilidade econômica

7 – Gestão Governamental e Administração Pública:

  1. Transparência na gestão pública
  2. Políticas de governança
  3. Eficiência no serviço público
  4. Ética na administração pública
  5. Políticas de compliance
  6. Reforma administrativa
  7. Gestão de recursos públicos
  8. Descentralização administrativa
  9. Planejamento estratégico governamental
  10. Controle social da administração pública

8 – Nível Intermediário:

  1. Desafios da educação básica
  2. Inclusão social
  3. Políticas de saúde pública
  4. Assistência social
  5. Acessibilidade e inclusão
  6. Formação profissional
  7. Empregabilidade
  8. Segurança pública
  9. Saneamento básico
  10. Transporte público
  • Classificação nas objetivas: para ser qualificado para a redação, o candidato deve estar bem classificado nas provas objetivas, tanto em Conhecimentos Gerais quanto em Conhecimentos Específicos, seguindo o número de vagas e critérios do ANEXO I do edital.
  • Correções: a quantidade de redações corrigidas será nove vezes o total de vagas anunciadas, com um mínimo de 10 correções por cargo/especialidade.
  • Nota mínima: se o candidato não alcançar a nota mínima nas objetivas, ele não será habilitado para a redação e estará eliminado do concurso.
  • Preferência de cargo: se o candidato for elegível para mais de um cargo, apenas o cargo preferencial (com melhor desempenho) será considerado para correção da redação.
  • Aplicação: a redação será realizada no mesmo dia que as provas objetivas.
  • Caráter: eliminatório e classificatório, com valor de 100 pontos.
  • Adequação ao tema: o texto deve estar adequado ao tema proposto.
  • Tipo de texto: deve seguir o tipo de texto solicitado, que é dissertativo-argumentativo.
  • Coesão: uso correto de mecanismos de coesão textual.
  • Organização e argumentação: capacidade de selecionar e organizar argumentos de forma coerente.
  • Norma-padrão: domínio completo da norma-padrão da língua portuguesa.
  • Instrumento: A redação deve ser escrita com caneta esferográfica de tinta preta e material transparente.
  • Desvio do tipo de texto: Se o texto não for dissertativo-argumentativo.
  • Fuga do tema: Se o conteúdo não abordar o tema proposto.
  • Forma inadequada: Textos não verbais, desenhos, números e palavras soltas ou em verso.
  • Identificação do candidato: Qualquer sinal que permita a identificação do autor.
  • Escrita a lápis: Uso de lápis para escrever a redação, total ou parcialmente.
Redação CNU

Por fim, preparar-se para a redação do CNU Bloco 8 exige não apenas o domínio da estrutura dissertativo-argumentativa, mas também a compreensão profunda dos temas mais relevantes para o bloco escolhido. Com a estrutura de redação detalhada acima e a lista de temas prováveis, você tem em mãos as ferramentas necessárias para alcançar a nota máxima. Lembre-se, a prática constante e o estudo direcionado são as chaves para o sucesso. E não se esqueça: a Redação Online está aqui para te ajudar com correções detalhadas e suporte completo na sua preparação.

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