A Redação do Concurso Nacional Unificado (CNU) Bloco 8, organizado pela Cesgranrio, é considerada uma das etapas mais desafiadoras do certame, sendo frequentemente comparada ao ENEM, devido à sua exigência e complexidade. O candidato deve estar preparado para abordar temas de alta relevância e estruturar suas ideias de maneira coesa e clara. Nesta análise, vamos explorar o modelo ideal de redação, a estrutura recomendada e os principais conectivos que devem ser utilizados para garantir uma redação nota máxima.
Como é a Redação do CNU Bloco 8?
A redação do CNU Bloco 8 segue o estilo dissertativo-argumentativo, em que o candidato precisa apresentar uma tese clara, desenvolver argumentos consistentes e concluir com uma proposta de solução ou reflexão. A redação deve ser escrita de forma coesa e coerente, respeitando as normas da língua portuguesa e utilizando conectivos adequados para garantir a fluidez do texto.
Estrutura Recomendada da Redação CNU Bloco 8
Introdução: apresentação direta do tema, seguida pela tese e pela menção dos argumentos que serão desenvolvidos.
Desenvolvimento: dois ou três parágrafos, cada um explorando um argumento diferente, com uso de dados, citações e análise crítica.
Conclusão: síntese dos principais pontos discutidos e uma proposta de intervenção ou reflexão final.
Elementos essenciais para uma redação nota Máxima CNU
1. Introdução: começando com Impacto
A introdução é o momento de capturar a atenção do examinador e estabelecer o tom do seu texto. Aqui, o uso de repertórios socioculturais pode ser decisivo para construir uma tese robusta.
- Exemplo: “Conforme o filósofo Jean-Paul Sartre, ‘a liberdade é o que você faz com o que foi feito de você’. No contexto brasileiro, essa liberdade é frequentemente ameaçada pelos desafios sociais e estruturais, como a desigualdade de acesso à educação.”
2. Desenvolvimento: construindo argumentos sólidos
Nos parágrafos de desenvolvimento, é crucial explorar cada argumento com profundidade. Utilize repertórios como estudos acadêmicos, fatos históricos, e dados estatísticos para fortalecer suas ideias.
- Exemplo: “Primeiramente, é importante destacar que a desigualdade de acesso à educação desempenha um papel crucial na perpetuação da pobreza. Conforme o estudo de [Autoridade], ‘a falta de acesso à educação de qualidade limita as oportunidades econômicas’.”
3. Conclusão: fechando com propostas concretas
Na conclusão, recapitule os argumentos apresentados e proponha soluções concretas que respeitem os direitos humanos.
- Exemplo: “Para mitigar os problemas causados pela desigualdade educacional, propõe-se a ampliação de políticas públicas que garantam o acesso igualitário à educação básica de qualidade, assegurando que todos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento.”
Modelo de redação para o CNU bloco 8 – Concurso Nacional Unificado
📌 Introdução CNU
1º Período: utilize um repertório sociocultural relevante, como uma citação, fato histórico, referência literária ou dados estatísticos.
Exemplo: “Conforme o filósofo Jean-Paul Sartre, ‘a liberdade é o que você faz com o que foi feito de você’.”
2º Período: apresente o tema de forma direta e clara, estabelecendo a problemática.
Exemplo: “Entretanto, no contexto brasileiro, essa liberdade é frequentemente ameaçada pelos desafios sociais e estruturais, como a desigualdade de acesso à educação.”
3º Período: indique os dois principais argumentos que serão desenvolvidos ao longo da redação.
Exemplo: “Dessa forma, é essencial discutir a igualdade de oportunidades educacionais e as políticas públicas como fatores determinantes para a solução dessa problemática.”
📌 Modelo de desenvolvimento 1 para a redação do Concurso Unificado
1º Período: retome o primeiro argumento, estabelecendo a ideia central do parágrafo.
Exemplo: “Primeiramente, é importante destacar que a igualdade de oportunidades educacionais desempenha um papel crucial na questão abordada.”
2º Período: insira um repertório que dê suporte ao argumento, como uma citação, exemplo histórico ou dados relevantes.
Exemplo: “Conforme o estudo de [Autoridade], ‘a falta de acesso à educação de qualidade limita as oportunidades econômicas’.”
3º ou 4º Período: desenvolva o argumento com mais detalhes, explicando causas e consequências.
Exemplo: “Essa realidade é causada por desigualdades socioeconômicas e resulta na perpetuação da pobreza, impactando diretamente a mobilidade social.”
4º ou 5º período: conclua o parágrafo com uma ideia que amarre o argumento, podendo preparar o terreno para o próximo parágrafo.
Exemplo: “Portanto, é evidente que a promoção da igualdade educacional é essencial para a redução das desigualdades sociais.”
📌 Desenvolvimento 2
1º Período: retome o segundo argumento, introduzindo a nova linha de pensamento.
Exemplo: “Além disso, as políticas públicas voltadas para a educação se mostram igualmente relevantes na discussão sobre a desigualdade social.”
2º Período: inclua outro repertório que fortaleça o segundo argumento.
Exemplo: “Nesse sentido, a implementação de políticas educacionais inclusivas evidencia como é possível transformar a realidade social brasileira.”
3º ou 4º Período: explore as causas e consequências ligadas ao segundo argumento.
Exemplo: “Prova disso, é que a falta de investimentos em educação, como inovação científica e tecnologia, resulta em um ciclo vicioso de pobreza e exclusão social, o que agrava as desigualdades existentes.”
4º ou 5º Período: finalize o parágrafo conectando a ideia com o próximo passo da argumentação ou com a conclusão.
Exemplo: “Dessa forma, fica claro que o fortalecimento das políticas educacionais é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa.”
📌 Modelo de conclusão para redação do CNU
1º Período: apresente uma solução concreta (ou uma síntese) para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
Exemplo: “Para mitigar os problemas causados pela desigualdade educacional, propõe-se a ampliação de políticas públicas que garantam o acesso igualitário à educação básica de qualidade, assegurando que todos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento.”
2º Período: relacione a solução proposta com os dois argumentos discutidos no desenvolvimento.
Exemplo: “Essa medida é essencial para solucionar tanto a falta de igualdade de oportunidades educacionais quanto a ineficácia das políticas públicas existentes.”
3º Período: conclua com uma frase de efeito que retome algum repertório utilizado no texto.
Exemplo: “Assim, conforme Sartre, apenas com ações concretas será possível garantir que a liberdade seja realmente o que fazemos com o que nos foi dado.”
Qual será o tema da redação do CNU Bloco 8?
O tema da redação do CNU Bloco 8 pode variar entre questões sociais, políticas, econômicas ou ambientais de grande impacto. A escolha do tema é feita para avaliar a capacidade do candidato em discutir problemas atuais e propor soluções viáveis, utilizando um repertório sociocultural robusto.
Qual é a estrutura recomendada para a redação do CNU?
A estrutura recomendada para a redação do CNU inclui uma introdução com tese, desenvolvimento com dois ou três parágrafos explorando diferentes argumentos, e uma conclusão que retoma os pontos discutidos e apresenta uma proposta de solução. A clareza e a coesão são fundamentais, assim como o uso de conectivos adequados.
Como posso garantir uma nota máxima na redação do CNU?
Para garantir uma nota máxima, é essencial seguir a estrutura dissertativa-argumentativa, utilizar repertórios socioculturais sólidos, aplicar conectivos de maneira eficiente e concluir com propostas concretas que demonstrem um pensamento crítico e responsável.
Blocos Temáticos do Concurso Nacional Unificado (CNU)
O CNU é um concurso que agrupa cargos por áreas de atuação governamental em blocos temáticos. São oito blocos, e cada um possui seu próprio edital, permitindo que o candidato concorra a todos os cargos dentro do mesmo bloco.
🔎 Blocos Temáticos do CNU (Concurso Nacional Unificado):
- Infraestrutura, Exatas e Engenharia
- Tecnologia, Dados e Informação
- Ambiental, Agrário e Biológicas
- Trabalho e Saúde do Servidor
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Setores Econômicos e Regulação
- Gestão Governamental e Administração Pública
- Nível Intermediário
Temas de Redação por Bloco
1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharia:
- Sustentabilidade nas construções
- Impacto das novas tecnologias na engenharia
- Desafios da mobilidade urbana
- Energias renováveis
- Manutenção de infraestruturas públicas
- Inovação na indústria
- Gestão de resíduos sólidos
- Segurança no trabalho
- Modernização do setor energético
- Planejamento urbano
2 – Tecnologia, Dados e Informação:
- Segurança da informação
- Inclusão digital
- Impacto da inteligência artificial
- Privacidade de dados
- Evolução das redes sociais
- Cibersegurança
- Transformação digital
- Internet das Coisas (IoT)
- Big Data
- Governança de TI
3 – Ambiental, Agrário e Biológicas:
- Preservação da biodiversidade
- Agricultura sustentável
- Gestão de recursos hídricos
- Impacto das mudanças climáticas
- Conservação de florestas
- Uso de agrotóxicos
- Políticas de reflorestamento
- Proteção de áreas indígenas
- Agroecologia
- Sustentabilidade no agronegócio
4 – Trabalho e Saúde do Servidor:
- Saúde mental no ambiente de trabalho
- Políticas de inclusão no trabalho
- Assédio moral
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
- Ergonomia no trabalho
- Trabalho remoto
- Direitos trabalhistas
- Qualidade de vida no trabalho
- Capacitação profissional
- Segurança e saúde no trabalho
5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos:
- Inclusão educacional
- Acesso à saúde pública
- Políticas de combate à pobreza
- Direitos das mulheres
- Educação para a cidadania
- Saúde mental na sociedade
- Direitos da criança e do adolescente
- Acessibilidade
- Políticas de igualdade racial
- Saúde preventiva
6 – Setores Econômicos e Regulação:
- Regulação de mercados financeiros
- Impacto das reformas econômicas
- Políticas de incentivo à inovação
- Controle de inflação
- Regulação de serviços públicos
- Desafios da economia global
- Políticas de desenvolvimento regional
- Regulação de commodities
- Políticas fiscais
- Sustentabilidade econômica
7 – Gestão Governamental e Administração Pública:
- Transparência na gestão pública
- Políticas de governança
- Eficiência no serviço público
- Ética na administração pública
- Políticas de compliance
- Reforma administrativa
- Gestão de recursos públicos
- Descentralização administrativa
- Planejamento estratégico governamental
- Controle social da administração pública
8 – Nível Intermediário:
- Desafios da educação básica
- Inclusão social
- Políticas de saúde pública
- Assistência social
- Acessibilidade e inclusão
- Formação profissional
- Empregabilidade
- Segurança pública
- Saneamento básico
- Transporte público
Como Funciona a Etapa de Redação para o Nível Intermediário do CNU – Bloco 8
Habilitação para a Redação
- Classificação nas objetivas: para ser qualificado para a redação, o candidato deve estar bem classificado nas provas objetivas, tanto em Conhecimentos Gerais quanto em Conhecimentos Específicos, seguindo o número de vagas e critérios do ANEXO I do edital.
- Correções: a quantidade de redações corrigidas será nove vezes o total de vagas anunciadas, com um mínimo de 10 correções por cargo/especialidade.
Eliminação nas Objetivas
- Nota mínima: se o candidato não alcançar a nota mínima nas objetivas, ele não será habilitado para a redação e estará eliminado do concurso.
- Preferência de cargo: se o candidato for elegível para mais de um cargo, apenas o cargo preferencial (com melhor desempenho) será considerado para correção da redação.
Realização da Redação
- Aplicação: a redação será realizada no mesmo dia que as provas objetivas.
- Caráter: eliminatório e classificatório, com valor de 100 pontos.
Critérios de Avaliação da Redação
- Adequação ao tema: o texto deve estar adequado ao tema proposto.
- Tipo de texto: deve seguir o tipo de texto solicitado, que é dissertativo-argumentativo.
- Coesão: uso correto de mecanismos de coesão textual.
- Organização e argumentação: capacidade de selecionar e organizar argumentos de forma coerente.
- Norma-padrão: domínio completo da norma-padrão da língua portuguesa.
Condições de Escrita
- Instrumento: A redação deve ser escrita com caneta esferográfica de tinta preta e material transparente.
Motivos para Nota Zero na Redação CNU
- Desvio do tipo de texto: Se o texto não for dissertativo-argumentativo.
- Fuga do tema: Se o conteúdo não abordar o tema proposto.
- Forma inadequada: Textos não verbais, desenhos, números e palavras soltas ou em verso.
- Identificação do candidato: Qualquer sinal que permita a identificação do autor.
- Escrita a lápis: Uso de lápis para escrever a redação, total ou parcialmente.
Por fim, preparar-se para a redação do CNU Bloco 8 exige não apenas o domínio da estrutura dissertativo-argumentativa, mas também a compreensão profunda dos temas mais relevantes para o bloco escolhido. Com a estrutura de redação detalhada acima e a lista de temas prováveis, você tem em mãos as ferramentas necessárias para alcançar a nota máxima. Lembre-se, a prática constante e o estudo direcionado são as chaves para o sucesso. E não se esqueça: a Redação Online está aqui para te ajudar com correções detalhadas e suporte completo na sua preparação.