Ondas de calor: a vulnerabilidade de pessoas em comunidades de baixa renda

ondas de calor

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A vulnerabilidade de pessoas em comunidades de baixa renda frente às ondas de calor.” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. 

Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 (trinta) linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas. 
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • 4.1 tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo consideradas “textos insuficiente”; 
  • 4.2 fugir do tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo; 
  • 4.3 apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
  •  4.4 apresentar nome, assinatura, rubrica, ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

Texto I

Onda de calor: como se forma o fenômeno que é cada vez mais comum no Brasil

As ondas de calor no Brasil têm se tornado um fenômeno cada vez mais frequente e intensificado, exigindo a compreensão de seus principais fatores formadores: massas de ar quente e seco, junto com bloqueios atmosféricos. O país, que já experimentou nove ondas de calor no ano passado, enfrenta atualmente sua terceira onda do ano.

Além disso, este fenômeno, caracterizado por temperaturas substancialmente acima da média, tem expectativa de durar até a próxima semana, afetando significativamente estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Aliás, Meteorologistas utilizam critérios específicos para classificar uma onda de calor, geralmente definindo o fenômeno como um período em que as temperaturas excedem em 5ºC a média por cinco dias ou mais.

Por outro lado, as definições variam, mas o impacto dessas altas temperaturas é inegável, com o Instituto Nacional de Meteorologia emitindo alertas com base na duração e intensidade do calor.

Com o avanço do aquecimento global, o Brasil registra não apenas um aumento na intensidade das ondas de calor, mas também uma maior frequência desses eventos.

Assim, a conscientização e a preparação para enfrentar ondas de calor tornam-se cruciais para minimizar seus impactos adversos.

Fonte adaptada de g1

Texto II

As populações de baixa renda enfrentam desafios significativos em relação às ondas de calor, que têm se tornado mais frequentes e intensas. Estudos revelam que essas populações estão 40% mais expostas a tais fenômenos em comparação com indivíduos de renda mais alta. Isso se deve, em parte, à localização geográfica e à falta de acesso a meios de adaptação, como o ar-condicionado.

Além disso, até o final deste século, espera-se que o quarto mais pobre da população global enfrente uma exposição equivalente à dos outros três quartos combinados. A localização em regiões já quentes e o crescimento populacional contribuem para esse cenário.

Isso porque o estudo, publicado pela American Geophysical Union, alerta para o impacto desproporcional das mudanças climáticas sobre as populações vulneráveis.

É mostrado também que, historicamente, as emissões de gases de efeito estufa foram majoritariamente provenientes de países de renda mais alta, que, paradoxalmente, são menos afetados pelas consequências diretas, como ondas de calor.

Além da busca por soluções de refrigeração acessíveis e eficientes, é crucial aumentar a conscientização sobre os perigos das ondas de calor

Fonte adaptada: EcoDebate

Texto III

As ondas de calor têm impactos devastadores, principalmente entre as populações mais vulneráveis, incluindo pessoas de baixa renda, pretas, pardas e com menor escolaridade.

Essas mortes não são distribuídas uniformemente entre a população, revelando profundas desigualdades sociais. Pessoas com menor poder aquisitivo, que frequentemente residem em áreas com infraestrutura precária e escassez de áreas verdes, são as mais afetadas. Além disso, o acesso limitado a sistemas de refrigeração e condições de moradia inadequadas exacerbam a vulnerabilidade desses grupos ao calor extremo.

Ademais, o estudo da UFRJ e da Fiocruz também destaca que mulheres e idosos são particularmente suscetíveis devido a fatores fisiológicos que limitam sua capacidade de regular a temperatura corporal e manejar comorbidades.

Portanto, a situação é agravada pelo racismo estrutural e desigualdade de gênero, que colocam certos grupos em maior risco durante ondas de calor.

Fonte adaptada: habitability.com.

Texto IV

Fonte: https://www.sns24.gov.pt/guia/proteja-se-contra-o-calor/

Clássicos da Literatura sobre ondas de calor

  1. “Vidas Secas” de Graciliano Ramos descreve a árdua sobrevivência de uma família sertaneja no Nordeste árido, ecoando desafios de populações pobres em ondas de calor extremo.
  2. “Os Sertões” de Euclides da Cunha explora a resistência dos sertanejos na Guerra de Canudos, realçando como adversidades ambientais intensificam desigualdades em áreas desfavorecidas.

Filmes

  1. “Quando o Sol se Põe” (2020): O filme nacional “Quando o Sol se Põe” (2020) retrata a história de jovens de uma comunidade carente que formam uma banda de música gospel.
  2. “Estômago” (2007): No filme, o protagonista sai do nordeste em busca de melhores condições de vida no sul. Além disso, as cenas mostram como a pobreza pode afetar o indivíduo em diferentes aspectos da vida, ou seja, incluindo a vulnerabilidade a condições climáticas extremas.

Séries

  1. “3%” (Netflix): Esta série brasileira de ficção científica mostra um futuro distópico onde a maioria da população vive em condições de extrema pobreza, isto é enquanto uma pequena elite desfruta de um alto padrão de vida.
  2. “Irmandade” (Netflix): A série foca em uma facção criminosa dentro de São Paulo nos anos 90, mostrando as condições precárias das prisões e as complexas dinâmicas sociais dentro das comunidades de baixa renda. Reflete sobre como o ambiente pode influenciar as escolhas das pessoas e agravar sua vulnerabilidade a desastres naturais, já que incluiondas de calor.

Agenda 2030

  • Objetivo 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): assegurar que as cidades sejam inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
  • Objetivo 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima): tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. Isso inclui estratégias para aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação às ondas de calor para comunidades vulneráveis.

Constituição Federal

  • Artigo 225: Garante a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Isso inclui criar políticas que protejam as comunidades de baixa renda dos efeitos das mudanças climáticas, como ondas de calor.

Argumento 1: desigualdade social

Causa: a desigualdade social em relação à exposição a ondas de calor é principalmente causada pela distribuição desigual de recursos e infraestrutura urbana,

já que comunidades de baixa renda frequentemente residem em áreas com pouca ou nenhuma arborização, habitações inadequadas para o isolamento térmico e acesso limitado a sistemas de refrigeração.

Consequência: Essa desigualdade resulta em uma maior vulnerabilidade às ondas de calor, aumentando as taxas de morbidade e mortalidade relacionadas ao calor nessas comunidades.

Repertório: Milton Santos, em “Por uma outra globalização”, discute como a globalização pode acentuar as desigualdades sociais, relegando certos grupos a “cidadanias mutiladas”.

Soluções Possíveis: Implementação de políticas públicas que promovam a urbanização sustentável e inclusiva, aumentando áreas verdes e oferecendo subsídios para a instalação de sistemas de refrigeração em comunidades carentes, por exemplo.

Além disso, programas de educação e conscientização sobre os riscos do calor extremo são essenciais para preparar essas populações para enfrentar tais condições.

Argumento 2: omissão governamental

Causa: a omissão governamental se manifesta na falta de investimentos adequados em infraestrutura e na ausência de planos eficazes de resposta a emergências climáticas.

Consequência: essa falha resulta em uma preparação insuficiente para ondas de calor,

com serviços de emergência muitas vezes sobrecarregados e populações desinformadas sobre como agir durante tais eventos, por exemplo.

Além disso, a falta de ação governamental contribui diretamente para o aumento de fatalidades e agrava as condições de vida das comunidades vulneráveis.

Repertório: Hannah Arendt, em “A condição humana”, explora como a negligência e a inatividade podem desumanizar grupos sociais.

Nesse sentido, este pensamento ressalta a responsabilidade dos governos de agir proativamente para proteger suas populações.

Soluções possíveis: desenvolvimento e implementação de legislações específicas que exijam a criação e manutenção de infraestruturas urbanas adaptadas ao clima

, como a construção de abrigos públicos com ar-condicionado e a realização de campanhas de saúde pública sobre os perigos das ondas de calor.

Por fim, agora que você está bem informado sobre todos os aspectos a respeito do tema da redação sobre a vulnerabilidade de pessoas em comunidades de baixa renda frente às ondas de calor, que tal colocar seus conhecimentos em prática? Ao acessar o nosso site, você terá a oportunidade de ter sua redação corrigida pela mais renomada e eficiente plataforma de correção do Brasil

POSTS RELACIONADOS

Medidas para combater o crime de passar trotes para serviços de emergência e proteger a eficiência dos atendimentos | Tema de redação

E aí, RedAluno? 🚨📞Hoje vamos abordar um problema sério que afeta a eficiência dos serviços de emergência: os trotes. Passar trotes para o SAMU, Polícia Militar e Bombeiros é um crime previsto no Código Penal, causando grandes prejuízos para quem realmente precisa de ajuda. Você sabia que milhares de chamadas falsas são feitas todos os anos, atrapalhando o atendimento de emergências reais? Neste post, vamos entender melhor essa questão com textos motivadores, repertórios, argumentos e como você pode abordar esse tema na sua redação do Enem. Vamos nessa? 💡✍️ Proposta de Redação sobre crime de passar trotes para serviços de emergência A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Medidas para combater o crime de passar trotes para serviços de emergência e proteger a eficiência dos atendimentos”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação Textos motivadores para o tema sobre crime de passar trotes para serviços de emergência Texto I: Constituição Brasileira e o Código Penal  No Brasil, passar trotes para serviços de emergência como SAMU, Polícia Militar e Bombeiros é uma prática considerada crime, prevista no Código Penal. Segundo o Artigo 266, “interromper ou perturbar serviço telefônico ou de utilidade pública” é punível com detenção de um a três anos e multa. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) classifica essa ação como infração gravíssima, principalmente quando cometida por menores, destacando a necessidade de medidas educativas e preventivas para reduzir a incidência de tais delitos. Fonte: Planalto.gov.br Texto II: impacto nos serviços de emergência  Os trotes aos serviços de atendimento de emergência ainda são uma prática expressiva. De acordo com dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram registrados 7.042 trotes no primeiro semestre na Paraíba. Em 2023, foram constatados 22.169 falsos chamados, o que representou aproximadamente 9% das 245.870 chamadas recebidas pelo serviço. “Tempo e recursos gastos por causa de trotes afetam diretamente a eficiência operacional do serviço” – Natália Siqueira, coordenadora médica do Samu. Fonte: A União Texto III: medidas para combater trotes no SAMU  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu mais de 10 mil ligações falsas no primeiro trimestre de 2024, quase 5 trotes por hora, com pedidos de ajuda para emergências que não existem, atrapalhando o funcionamento do serviço. Para o médico do Samu, Bruno Sant’anna, o prejuízo também recai para quem precisa de atendimento: “Quando uma equipe vai pra um atendimento que é um trote, todo esse empenho acaba se tornando algo ineficaz e prejudicando outras pessoas que poderiam estar sendo beneficiadas.” Fonte: G1 Repertórios para o tema sobre crime de passar trotes para serviços de emergência Fato histórico Legislações Filmes e séries Livros Argumentos sobre o tema Argumento 1: falta de consciência e educação Argumento 2: negligência governamental Agora que você está equipado com informações, argumentos e repertórios sobre o tema “Medidas para combater o crime de passar trotes para serviços de emergência”, que tal treinar sua redação com nossa plataforma de correção de redação? ✍️ A prática é essencial para conquistar a nota máxima no Enem. Boa sorte! 🚀

Modelo de Redação nota 1000 para o ENEM 2024

📚 E aí, RedAluno! Sabia que usar um modelo de redação nota 1000 pronto pode ser uma estratégia eficaz se você souber como encaixar o tema de forma adequada? Utilizar modelos prontos pode facilitar sua escrita, mas é essencial que você domine a estrutura da redação e os critérios de correção do ENEM. Vamos aprender a fazer isso de forma eficiente e, no final, você terá um modelo pronto que pode adaptar para qualquer tema! 🚀 Como usar modelos prontos de redação nota 1000 na redação? Para usar modelos prontos, você deve estar atento a alguns pontos cruciais: Critérios de Correção do ENEM: Modelo pronto de Redação para qualquer tema Modelo pronto de Introdução:  “A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê para todos os cidadãos o direito à/ao __________ (área relacionada ao tema). Entretanto, na prática, essa garantia é deturpada, visto que o/a __________ (tema) ainda é uma realidade na sociedade nacional. Desse modo, tal cenário nefasto ocorre tanto pela negligência governamental (argumento 1), como também devido à falta de debate (argumento 2).” Modelo pronto de Desenvolvimento 1 (Ineficácia dos setores governamentais):  “Diante desse cenário, é fulcral pontuar que o problema deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam __________ (problema relacionado ao tema). Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil devido à falta de atuação do Estado __________ (colocar problema relacionado ao tema), consequentemente __________ (colocar consequência). Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.” Modelo de Desenvolvimento 2 (Falta de debate):  “Ademais, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona __________ (problema relacionado ao tema). Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como __________ (problema relacionado ao tema) seja resolvido, faz-se necessário debater sobre __________ (solução para o problema relacionado ao tema). Assim, trazer à pauta __________ (colocar o tema) e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.” Modelo pronto de conclusão: “Portanto, torna-se essencial mitigar os obstáculos ligados ao/a __________ (insira o tema aqui). Nesse sentido, compete ao Ministério Y, que tem o dever de incentivar o/a __________ (detalhe específico), tanto implementar __________ (iniciativa relacionada à tese 1) quanto promover __________ (iniciativa relacionada à tese 2). Essas ações estratégicas, executadas por meio de __________ (método ou estratégia), visam à/ao __________ (resultado esperado). Assim, almeja-se que __________ (conclusão ou expectativa futura).” Pode usar modelo pronto na redação? Sim, você pode usar um modelo pronto, mas é crucial adaptá-lo ao tema proposto. Isso porque o uso inadequado pode resultar em perda de pontos na Competência 3 devido à argumentação fraca ou desconexa. Está se preparando para o Enem e não sabe se pode usar modelo de redação? Confira nesta videoaula completa a professora Chaiany Farias te explicando tudo sobre o assunto e te ajudando a mandar bem na redação! Como elaborar uma redação correta? Primeiramente, para elaborar uma redação correta, você deve seguir a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, apresente o tema e sua tese. No desenvolvimento, expanda seus argumentos com clareza e coesão. Por fim, na conclusão, apresente uma proposta de intervenção. Como iniciar uma redação exemplo? Iniciar a redação com uma citação ou referência histórica pode ser uma boa estratégia. Por exemplo: “A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante a todos os cidadãos brasileiros o direito à educação.” No entanto, na prática, essa garantia ainda enfrenta desafios significativos. Como se fazer uma boa redação passo a passo? Por fim, agora que você aprendeu como usar um modelo de redação nota 1000 pronto de forma eficaz, está preparado para encarar o ENEM 2024 com confiança. Utilize os critérios de correção, adapte o modelo ao tema proposto e garanta uma boa nota. E não se esqueça de acessar nossa plataforma para mais dicas e correções de redação personalizadas. Vamos juntos alcançar a nota 1000! 🚀

Juízo de Valor: como usar na Redação, exemplos

🎓 E aí, RedAluno! Sabia que utilizar juízos de valor pode elevar a qualidade da sua redação? Eles ajudam a expressar suas opiniões de forma clara e convincente, contribuindo para a argumentação e garantindo pontos preciosos na competência 3 do ENEM, que avalia a seleção, organização, interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Vamos explorar o que é juízo de valor, como usá-lo e exemplos para você arrasar na sua próxima redação! ✍️📚 O que é Juízo de Valor na Redação? Juízo de valor é a avaliação que fazemos com base em nossos gostos, percepções individuais e fatores culturais, sentimentais e ideológicos. Na redação, essas palavras expressam opiniões e julgamentos, sendo cruciais para indicar a posição do autor. Utilizá-los corretamente pode garantir que você pontue bem na competência 3, focada em argumentação e construção de sentido. O que é um Juízo de Valor? Exemplos Um juízo de valor avalia algo com base em critérios subjetivos, refletindo a opinião do autor. Exemplos incluem adjetivos como “necessário”, “prejudicial”, “inovador”, e frases que expressam julgamentos, como “é fundamental” ou “é imprescindível”. O que é Juízo de Valor no Texto? No texto, o juízo de valor aparece quando o autor faz uma afirmação que expressa uma avaliação subjetiva. Por exemplo, “é essencial implementar políticas públicas para combater a desigualdade” utiliza um juízo de valor (“essencial”) para reforçar o argumento. Quais são as palavras com Juízo de Valor? Palavras com juízo de valor incluem adjetivos e expressões que refletem julgamentos subjetivos. Aqui estão 50 palavras chiques com juízo de valor para elevar sua redação: Frases de persuasão na Redação para Juízo de Valor Agora que você entende o que é juízo de valor e como usá-lo na sua redação, está mais preparado para construir argumentos sólidos e persuasivos. Lembre-se de utilizar essas palavras e expressões para enriquecer sua argumentação e garantir uma boa pontuação na competência 3 do ENEM. E para praticar ainda mais, não esqueça de acessar  nossa plataforma, onde você encontrará centenas de temas de redação e correções detalhadas para aprimorar suas habilidades. Vamos lá, RedAluno, conquiste sua nota 1000! 🎉✍️📚

As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes | Tema de redação

A obesidade infantil é um problema crescente e alarmante, especialmente em comunidades carentes. No dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, uma data crucial para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos e do combate a essa grave questão de saúde pública. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas, enquanto 18,9% dos adultos estão acima do peso. Esses números mostram a urgência de abordarmos o problema com seriedade e ação efetiva. Neste post, vamos explorar como as políticas públicas podem ajudar a combater a obesidade infantil em comunidades carentes. Discutiremos as causas, consequências, e soluções possíveis, bem como apresentaremos repertórios valiosos para entender melhor esse desafio. Que tal praticar e refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais saudável para nossas crianças? Vamos lá! Proposta de redação sobre obesidade infantil A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação sobre obesidade infantil Textos motivadores sobre obesidade infantil Texto I A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. Os ambientes e locais que as pessoas frequentam podem favorecer ou não a obesidade, o que é chamado de ambientes obesogênicos, e estimular a alimentação inadequada, o comportamento sedentário e a inatividade física. Os hábitos também impactam nas escolhas alimentares, assim como as questões econômicas. Até mesmo a infraestrutura de uma cidade é considerada um fator para o surgimento e crescimento da doença. E já que a obesidade é um desafio global para a saúde e para a sociedade, é necessário adotar estratégias efetivas em todo o mundo para prevenir e deter o avanço do problema. Mas a transformação também pode e deve acontecer localmente. A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):