logo redação online

Obstáculos para uma implementação efetiva da alfabetização digital no Brasil | Tema de redação

Obstáculos para uma implementação efetiva da alfabetização digital no Brasil

Ser alfabetizado digital é mais que saber usar as redes sociais: é ter mais chances no mercado de trabalho. Até aí você concorda, não é? A questão é que nossas escolas não estão fazendo sua parte… como resolver isso?

Que tal treinar esse tema na nossa redação semanal do Enem?

É um tema com grandes chances de cair na prova deste ano (grandes mesmo!). Então sua tarefa é escrever uma redação dissertativa-argumentativa para o tema “Obstáculos para uma implementação efetiva da alfabetização digital no Brasil”. 

Argumente usando os textos motivadores que estão abaixo, para ter ideias originais, e dê suas propostas de intervenção usando os repertórios, que você encontra depois dos textos. 

Vamos ao trabalho!

Texto 1 sobre a alfabetização digital

fonte: portal tcu – política pública de inclusão digital

Texto 2

Barreira

De acordo com a pesquisa, a principal barreira para o acesso à internet é a falta de habilidade com as tecnologias digitais (61% dos entrevistados), seguido pela falta de necessidade/ interesse (44%), falta de condições para pagar o acesso (23%) e não ter onde acessar (21%).

Os locais mais utilizados para acessar a internet são centros públicos de acesso pago, as lan houses, que chegam a mais de 90 mil em todo País, responsáveis por 48% dos acessos; em casa (42%); na casa de outra pessoa (22%); no trabalho (21%); na escola (14%); e no centro público de acesso gratuito, os telecentros (4%). Para Santanna, o fenômeno das lan houses está essencialmente ligado à ausência de banda larga. “Quanto mais pobre a região for, menos acesso à banda larga ela tem”. Assim, os usuários acabam recorrendo a esses estabelecimentos.
fonte: ipea – Inclusão digital – Banda larga em todo o País

Texto 3

Pesquisa revela como desigualdade à internet afeta qualificação do trabalho

A falta de acesso à tecnologia na maioria das escolas brasileiras é também um dos maiores problemas da educação, que influenciará diretamente na geração de talentos nos próximos anos. O índice de conexão é menor entre os estudantes de escolas públicas em comparação com a rede privada – o que acentuou ainda mais o déficit de ensino na rede pública durante a crise sanitária.

Hoje, 21% dos alunos matriculados em escolas públicas da educação básica não têm acesso à banda larga, essencial para o ensino virtual. Isso significa que mais de 8 milhões de estudantes estão desconectados.
fonte: em – pesquisa revela como desigualdade a internet afeta qualificacão do trabalho

Texto 4

CCB WebTV

Outra experiência interessante foi desenvolvida por estudantes de uma escola municipal no Rio Grande do Sul, que criaram uma WebTV, a CBB. O desenvolvimento do projeto envolve gravação, edição e postagem digital de vídeos abordando questões ligadas à escola. Certamente, nesse processo se desenvolvem competências relacionadas aos novos letramentos.

Segundo relato do professor Jorge Cesar Barboza Coelho, responsável pelo projeto e um dos ganhadores do Prêmio Professores do Brasil, em 2012, o trabalho permitiu desenvolver inicialmente questões ligadas à expressão comunicativa dos jovens. 

fonte: cenpec – letramento digital e professores experiências inspiradoras

Texto 5

Inclusão digital como fator de inclusão social

O relato de Meg é um retrato contundente do que acontecia até pouco

tempo:

Com essa história de meus pais brigarem, se matarem o tempo todo, a gente sempre

tinha de mudar de casa quando não dava mais o convívio com os vizinhos. Então

estudei em oito, nove escolas públicas (em São Bernardo do Campo, SP), ou seja, eu

nunca terminei o ano inteiro em uma escola. Eu nunca tive aula de informática. Eu

ia ter aula de informática no 3º ano (em Salvador, Bahia), mas nunca funcionou

porque a sala nunca estava aberta. Diziam que ia ter aula, mas essa aula nunca

aconteceu. E como eu não tinha dinheiro para pagar curso básico, esses de R$ 400,

então nunca tive contato. Eu só tive contato (com computador) foi na Kabum1

 mesmo.

1 Oi Kabum é um projeto de formação de jovens carentes, nas áreas de vídeo, fotografia, computação gráfica e designer gráfico. É gerido, em Salvador, pela Rede Cipó, uma entidade não governamental, com patrocínio do Instituto Oi Futuro. Tem unidades também no Rio de Janeiro, Recife e em Belo Horizonte
fonte: Inclusão digital como fator de inclusão social

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “Obstáculos para uma implementação efetiva da alfabetização digital no Brasil”

vídeo – entenda a importância da alfabetização digital, com esta entrevista com uma autoridade absoluta na alfabetização digital: a professora estadunidense Renee Hobbs (use como repertório!)

lei – sabia que existe um Projeto de Lei que garante alfabetização digital a PCDs? veja que ótimo repertório aqui!

projeto – o Proinfo já está em implementação: é um programa do Governo que garante a alfabetização digital em escolas públicas do Brasil – conheça-o.

artigo – este conteúdo tem dicas ótimas para sua proposta de intervenção: ele detalha o que é necessário para alfabetizar digitalmente os alunos brasileiros. 

estudo – o Cecierj é uma fundação de pesquisa do RJ e você encontra aqui o que alfabetização digital tem a ver com inclusão social. 

livro –  aproveite este material da UFMG com dicas de como levar a alfabetização digital para a sala de aula!

vídeo – Camila Achutti é especialista em conectar pessoas pela tecnologia e esta é uma palestra em que ela mostra por que é importante ensinar programação às crianças

artigo – entenda aqui como a alfabetização digital ajuda no pensamento crítico!

notícia – conheça a Nace, Escola do Futuro – fica no Brasil, e é uma referência na alfabetização digital nas escolas!

notícia – se são números o que você quer como repertório, veja aqui quanto os próprios professores são alfabetizados digitalmente.

livro –  mais um material cheio de dicas para alfabetizar digitalmente os alunos brasileiros, desta vez publicado pela UFBA. 

vídeo – conheça um caso de sucesso em MG, em que um professor ensina o desenvolvimento de aplicativos aos alunos!

artigo – por que ainda é difícil levar a alfabetização digital para todas as escolas? entenda lendo este artigo.

E então? O que você pretende escrever em sua redação sobre obstáculos para uma implementação efetiva da alfabetização digital no Brasil? Conta pra gente! Ou melhor… envia pra gente sua redação – vamos corrigir pelo modelo Enem!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes