Quer saber mais sobre “A insegurança alimentar e a fome no Brasil”? Confira alguns repertórios que listamos para o tema!
O ano de 2021 ficou marcado pelo aumento da insegurança alimentar e da fome no Brasil. O problema está relacionado a muitos fatores, como o aumento do desemprego, o salário mínimo e auxílio emergencial insuficiente, além de problemas estruturais como a desigualdade social e a miséria.
Não é um problema simples de ser solucionado, por isso listamos alguns repertórios socioculturais para você entender mais sobre o assunto e até mesmo usar na sua redação sobre o tema “A insegurança alimentar e a fome no Brasil”. Confira!
Vídeo | Como o Brasil que alimenta 1 bilhão no mundo tem 10 milhões passando fome
Este vídeo da BBC News mostra como o Brasil, um país que alimenta 1 bilhão de pessoas no mundo, enfrenta hoje o pior número já registrado nos últimos 15 anos de pessoas passando fome. O repórter Ricardo Senra explica esse cenário mostrando como funciona e para quem se destina a produção de alimentos realizada pelo agronegócio e pela agricultura familiar.
Enquanto o agronegócio é destinado à exportação e possui maior incentivo para a sua produção, a agricultura familiar – que é realizada pelos pequenos produtores rurais e destinada à população local – não possui apoio.
O vídeo também mostra outros fatores que contribuem para o aumento da fome no Brasil. Assista ao vídeo e entenda:
Livro | Quarto do Despejo, de Carolina Maria de Jesus
O livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada, da escritora Carolina Maria de Jesus, é um repertório perfeito para o tema! No livro, publicado em 1960, Carolina relata a sua vida como catadora de sucatas na favela do Canindé, localizada na Zona Norte de São Paulo.
Em seus escritos, vários problemas estruturais do país são abordados, como a desigualdade social, a miséria e o racismo. Nesse contexto, ela denuncia a fome como um direito básico negado, a alta dos preços no mercado provocada pela inflação da época e a angústia de não ter comida para alimentar seus três filhos.
Em um cenário onde comer é para poucos, ela escreve: “O maior espetáculo do pobre da atualidade é comer” – citação que ilustra muito bem a realidade atual, não é mesmo?
Dados | IBGE: insegurança alimentar grave atinge 10,3 milhões de brasileiros
Segundo os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar no Brasil, divulgada pelo IBGE em 2020, a insegurança alimentar grave atingiu 10,3 milhões de brasileiros.
Vale lembrar que esse nível de insegurança é quando as pessoas não conseguem acessar alimentos para consumo, ou seja, passam fome.
Confira os dados neste link.
Notícia | Garimpo contra a fome
Você lembra daquela notícia que circulou há alguns meses atrás de pessoas revirando caminhões de descarte de ossos em busca de comida? O aumento da pobreza e da fome fez com que muitas pessoas em situação de vulnerabilidade acabassem buscando restos de carne e ossos que são rejeitados pelos mercados.
Essa cena chocou o Brasil ao retratar a situação grave que vivemos e, por causa disso, os ossos acabaram virando um símbolo nacional em protestos contra a fome. Trata-se de um caso recente que pode ser usado como repertório, o você acha?
Para ler a notícia completa, acesse aqui.
Legislação | Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
O acesso à alimentação adequada é um direito garantido por lei e, por isso, é dever do Estado investir em políticas e ações para que se torne uma realidade. É o que diz a Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, veja:
“Art. 2º A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.”
Essa lei criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com o objetivo de estabelecer diretrizes para que o poder público e a sociedade civil realizem programas que garantam a segurança alimentar para todos os cidadãos. É uma lei importante para o combate à miséria e à fome.
Acesse a legislação neste link.
Filme | O poço (2019)
O filme O poço (2019), exibido pela Netflix, faz uma metáfora sobre a lógica da sociedade vertical. Em uma prisão onde os detentos são alimentados por uma plataforma descendente, as pessoas que estão nos níveis mais altos comem mais do que o necessário e os que estão nos andares mais baixos ficam com os restos.
Nesse cenário, a insegurança alimentar e a fome podem ser percebidas pela miséria vivida pelas pessoas que estão no fundo do poço. O filme, de maneira metafórica, denuncia o problema da má distribuição de recursos e a desigualdade social.
Assista ao trailer a seguir:
Quer saber mais sobre como O poço pode ser usado na redação? Leia este post que fizemos sobre o filme!
Documentário | Histórias da Fome no Brasil (2017)
A fome é um problema estrutural que atinge o Brasil há séculos. É o que mostra o documentário Histórias da Fome no Brasil, produzido pela Ação da Cidadania e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O documentário faz um panorama sobre a fome no Brasil e mostra como o país enfrentou esse problema desde o Brasil Colônia até as políticas públicas que resultaram na saída do Brasil, em 2014, do Mapa da Fome.
Reserve um tempo e assista! O documentário está disponível no GloboPlay ou no Youtube, a seguir:
E aí, o que você achou dos repertórios que selecionamos? Você conhece outras referências que poderiam ser relacionadas ao tema? Queremos muito saber qual é a sua opinião e solução para o problema!
Escreva a sua redação sobre “A insegurança alimentar e a fome no Brasil” e envie em nossa plataforma que a corrigimos em até 3 dias úteis!