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O papel do ensino interdisciplinar na formação acadêmica | Tema de redação

O papel do ensino interdisciplinar na formação acadêmica

De repente as matérias que você aprende na escola se misturam e… surge a interdisciplinaridade! É uma tendência tão forte que já existem faculdades interdisciplinares, esse é o ensino interdisciplinar. Nesse sentido, o tema de redação para esta semana pode ser o tema do próximo vestibular ou concurso – aproveite!

Logo, com base em suas experiências e nos textos motivadores abaixo, escreva uma dissertação argumentativa sobre o tema “O papel do ensino interdisciplinar na formação acadêmica”. Desse modo, organize seu texto com argumentos convincentes e saiba que qualquer opinião será aceita!

Texto 1 sobre

Quais são os benefícios do estudo interdisciplinar?

Fazer conexões entre diferentes conceitos é essencial no estudo interdisciplinar. Aqui estão alguns outros benefícios de estudar dessa maneira:

  • Os alunos demonstram alta motivação quando buscam tópicos de seu interesse. Este envolvimento leva a conteúdos enraizados em experiências de vida, proporcionando um propósito autêntico à aprendizagem e conectando-a a contextos do mundo real. Assim, a aprendizagem se torna significativa e profunda, resultando em experiências que permanecem com os alunos por toda a vida.
  • Os alunos exploram tópicos com maior profundidade, considerando as diversas perspectivas possíveis. Além disso, o uso e o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico ocorrem à medida que os alunos transcendem as fronteiras disciplinares para considerar outros pontos de vista, comparando e contrastando conceitos entre diferentes áreas temáticas.
  • As habilidades transferíveis de pensamento crítico, síntese e pesquisa são não apenas desenvolvidas, mas também aplicáveis a futuras experiências de aprendizagem. O conhecimento interdisciplinar e a aplicação de diferentes disciplinas podem, de fato, impulsionar a criatividade.
  • Finalmente, tópicos de investigação valiosos frequentemente se encontram nos “espaços” entre as disciplinas tradicionais, incentivando os alunos a pensar além das convenções estabelecidas.

traduzido livremente de open edu

Texto 2

Exemplos de trabalhos interdisciplinares em aulas de Educação Física Escolar

Na EMEFE Prof. Mário Borelli Thomaz, em Porto Ferreira, SP, implementou-se o xadrez como alternativa para reduzir os atestados médicos, um desafio enfrentado pela escola. Até 2008, as aulas de Educação Física no município ocorriam em horários opostos às outras disciplinas. Por isso, com o crescimento da cidade e a diversidade de atividades disponíveis para os alunos após o horário escolar, os afastamentos médicos tornaram-se um problema recorrente nas aulas de Educação Física.

E a solução foi a de criar um horário na 6º aula (período da manhã), para que os alunos que não pudessem voltar para a escola de tarde ou que estivessem com atestado médico cumprissem o horário de Educação Física, os alunos que sofriam de doenças graves ou acidentes (fraturas, luxações) foram dispensados. Nesta aula a atividade ministrada era o xadrez, pois a grande maioria dos alunos estava de atestado médico, portanto não podiam fazer atividade física intensa. 

O projeto foi bem sucedido: a evasão das aulas de Educação física diminuiu, e houve procura por parte de alunos que não estavam com atestados médicos em frequentar as aulas de xadrez. Outro fato positivo que esta atividade proporcionou foi à integração de alunos que antes eram excluídos das aulas de educação física com seus colegas, pois se não eram tão bons em atividades físicas intensas, eram bons em atividades de raciocínio, e passaram a ajudar os colegas a aprender uma nova atividade com isso melhorando muito a sua auto-estima.
fonte: ef deportes

Texto 3

O que é o Bacharelado Interdisciplinar

Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e similares são programas de formação em nível de graduação de natureza geral, que conduzem a diploma, organizados por grandes áreas do conhecimento. Grandes áreas são entendidas como campos de saberes, práticas, tecnologias e conhecimentos, definidos de modo amplo e geral, em termos de “(…) afinidade de seus objetos, métodos cognitivos e recursos instrumentais”. Constituem exemplos de grandes áreas: Artes; Ciências da Vida; Ciência e Tecnologia; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Humanidades e outros.

(…)

Os Bacharelados Interdisciplinares são Inspirados na organização da formação superior proposta por Anísio Teixeira para a concepção da Universidade de Brasília, no início da década de 1960, no Processo de Bolonha (modelo europeu desde 1999) e nos colleges estadunidenses (modelo que existe desde final do séc. XIX), mas incorporando um desenho inovador necessário para responder às nossas próprias e atuais demandas de formação acadêmica.

O regime de ciclos no Ensino Superior brasileiro amplia as opções de formação no interior das nossas instituições universitárias. Com esse espírito, uma proposta de regime de ciclos, na área de ciência e tecnologia, foi pioneiramente iniciada na Universidade Federal do ABC, seguida por outras universidades federais, como a UFBA, a UFJF, UFRN, UFOPA, UFRB, UNIFAL-MG, UFVJM, UNIFESP, UFPA.
fonte: unifesp

Texto 4

fonte: ton ferreira

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “O papel do ensino interdisciplinar na formação acadêmica”

artigo – se você pretender dar alguma proposta para a implantação do ensino interdisciplinar, aqui vão sugestões boas!

vídeo –  ótimo conteúdo da Univesp, explicando tim-tim por tim-tim o que é a interdisciplinaridade.

projeto – então, conheça o projeto interdisciplinar de uma escola de São Paulo – como é possível unir Artes e Química?!

estudo – você pode imaginar que nem sempre é fácil implementar a interdisciplinaridade nas escolas… neste estudo feito no RS, você vai entender o que atrapalha muito nessa hora.

filme – “Escritores da liberdade”, de 2007, ou seja, mostra a história de uma jovem professora de escrita que inspira os alunos a pensar sobre tolerância. 

vídeo – por que a interdisciplinaridade é tão importante? nada melhor que ouvir a opinião de um professor da USP.

estudo – sobre a interdisciplinaridade nas Ciências, aqui está um TCC

filme – “Sociedade dos poetas mortos” é um clássico de 1989, que vai tocar você! um professor de literatura incentiva os alunos a pensarem de forma crítica e com liberdade, o que choca a direção do colégio

projeto – como é possível usar interdisciplinaridade, por exemplo, em matemática? veja algumas possibilidades aqui e cite na redação. 
vídeo – gosta de Biologia? veja o relato de uma professora que usou interdisciplinaridade nessa disciplina!

Por fim, quando estávamos criando esta proposta de redação tínhamos certeza de que agradaria muito aos alunos – eles gostam muito de interdisciplinaridade!  Nossa equipe de correção já recebeu várias redações depois que postamos este artigo! 

Se você ainda não fez isso, pense melhor porque o tempo passa e a prova logo chega.

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