Texto 1
Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos. Com a compreensão profunda de quem você é possível descobrir suas qualidades, capacidades, bem como os seus pontos que devem ser melhorados. Além disso, é possível saber lidar com isso tudo e encontrar as oportunidades para desenvolver constantemente. O exercício regular desse conceito ainda permite que você compreenda melhor as pessoas ao seu redor.
Realizando todas essas coisas, as chances de ter sucesso na vida pessoal e profissional serão ainda maiores. Para continuar aprendendo mais sobre o assunto é só continuar lendo o artigo!
O autoconhecimento pessoal
Existe mais de um tipo de autoconhecimento e isso acontece porque nós, os seres humanos, somos muito complexos. O autoconhecimento pessoal é um deles.
Quando o indivíduo desenvolve o autoconhecimento toma consciência das suas metas, desejos, objetivos e propósitos, repensa suas atitudes, fortalece suas qualidades, enfrenta as eventuais mudanças de cabeça erguida, repensa suas atitudes, potencializa sua coragem, reconhece e aceita suas emoções negativas e trabalha para que elas sejam modificadas.
Todo esse processo permite que o indivíduo cresça e conheça a sua essência, alcance uma melhor qualidade de vida e bem-estar e ainda adquira autonomia sobre a sua vida, sua história e seus objetivos.
Fonte: ibc coaching – importância do autoconhecimento
Texto 2
Autoconhecimento e autoajuda são coisas pouco compreendidas por parecerem buscar a mesma coisa, mas trazerem resultados distintos, livros de conhecimento, passaram a ser titulados como auto ajuda e ainda, foi criado uma ilusão em cima da palavra. Qual é a diferença e por que as pessoas preferem sempre a mais fácil?
A preguiça de descobrir o seu real potencial interior, a sua capacidade de ver as coisas como elas são, faz com que as pessoas sempre busquem a forma mais rápida, sendo que essa forma nada mais é que uma ilusão criada pela própria pessoa para vencer o seu interior, daí vem a autoajuda.
A autoajuda é como se fosse uma formula magica para as pessoas saberem de algo interno, sendo sempre colocados no contexto geral, e com alguns passos, exemplo: 5 coisas que te faz isso, 10 coisas que fazem aquilo, ajuda? sim ajuda, mas a curto prazo, a ajuda a curto prazo faz com que a resposta aquele acontecimento volte novamente, logico na vida é inexorável e é provável que as coisas se desequilibrem, mas a questão é como manter o equilíbrio no aqui e agora, um equilíbrio continuo e a não ceder a acontecimentos mínimos.
O autoconhecimento é a busca do conhecimento, tanto interno quanto externo, é buscar no externo a chave pro interno e no interno a chave pro externo, o equilíbrio reside na consciência plena, na capacidade de entendimento dos fatores da vida e seguir serena e pacificamente no continuo infinito, um ponto importante e pouco analisado é a realidade dos livros que são muitas vezes taxados como livros de auto ajuda, hoje em dia, livro de filosofia, psicologia, do próprio autoconhecimento é taxado como livro de auto ajuda, mas na verdade auto ajuda não chega nem perto da visão da vida a longo prazo.
Fonte: a arte da vida livre – autoconhecimento x autoajuda
Texto 3
Fonte: Mandrade
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O poder do autoconhecimento na sociedade”.
Tema de redação: As principais dúvidas do homem pós-moderno
Tema de redação: Depressão e seus impactos na sociedade brasileira
Tema de redação: Depressão no meio acadêmico
Tema de redação: Redes Sociais e o novo conceito de felicidade
Tema de redação: O reflexo da tecnologia no mercado de trabalho e as novas profissões