A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Dessalinização da Água.

TEXTO 1:

A crise hídrica global é uma realidade e os prognósticos não são nada animadores: a ONU afirma que “até 2030, o planeta enfrentará um déficit de água de 40%, a menos que seja melhorada dramaticamente a gestão desse recurso precioso”. O aumento na demanda de água tem como principais forças o crescimento populacional e o avanço da produção industrial e agrícola, que evoluem na mesma medida em que os recursos hídricos são esgotados.

A água, em si, está longe de ser um bem escasso – cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por H2O e há, ainda, grande quantidade do líquido em aquíferos e mananciais subterrâneos. O que falta é água potável para consumo humano – apenas 0,92% da água terrestre está disponível para nosso uso – e para alimentar a indústria e a agricultura, que é responsável por 70% do consumo de água na Terra.

A solução parece simples: por que, então, não tornar potável esse imenso volume de água hoje salgada e imprópria para consumo? A resposta é igualmente simples: purificar água do mar é caríssimo.

Contudo, há esperança no horizonte. Em 2018, o custo da dessalinização caiu ao nível mais baixo de todos os tempos. Pela primeira vez, informa a Associação Internacional de Dessalinização (AID), dessalinizar um metro cúbico de água – o equivalente a 1000 litros – custou menos de US$ 0,50.

“Dessalinização e reutilização de água são soluções de abastecimento de água não convencionais, ambientalmente corretas, e estão em linha com a economia circular de água, além de oferecerem uma solução para a escassez hídrica”, afirma disse Shannon McCarthy, secretário geral da AID.

FONTE: https://bluevisionbraskem.com/inovacao/dessalinizacao-da-agua-e-a-melhor-resposta-para-a-crise-hidrica/

TEXTO 2:

Dessalinizar a água do mar em grande escala ou captar a umidade da atmosfera são duas alternativas que não estão longe de se tornar realidade, mas não resolverão a crise global de água potável, afirma Peter Thomson, enviado especial da ONU para os oceanos.

Thomson, um fijiano que presidiu a Assembleia Geral da ONU e em sua época de diplomata lutou contra o aquecimento global que ameaça arquipélagos como sua terra natal, acredita que essas alternativas que hoje soam a teoria científica poderiam ser parte de uma solução mais ampla se primeiro as mudanças climáticas forem freadas.

“As soluções, as ideias, estão todas aí. Agora se trata de trabalhar para definir quais são financeiramente viáveis e quais são cientificamente viáveis. Mas há soluções para quase todos os problemas que se apresentam”, disse à AFP durante o 8º Fórum Mundial da Água que acontece em Brasília.

“Assim como a agricultura, a dessalinização tem seus problemas. O que fazer com o descarte de solução salina que é obtido durante o processo, ou como produzi-la de forma sustentável para o meio ambiente? Se não tivesse, estaríamos falando de magia”, acrescentou.

Thomson, defensor do acordo de Paris sobre o clima, considera a divisão entre água doce e marinha “artificial, porque tudo está conectado: a terra, o mar, o clima”.

Seu trabalho em Brasília é convencer seus interlocutores de governos, empresas e da sociedade civil que as metas de desenvolvimento sustentável da ONU também estão interligadas. Especialmente a sexta (sobre água doce limpa) e a 14 (sobre a vida marinha).

Sem um mar saudável, não se poderá pensar em alternativas que ajudem a combater a escassez de fontes de água segura que afeta bilhões de pessoas.

FONTE: https://www.eosconsultores.com.br/barreiras-dessalinizacao-da-agua/

TEXTO 3:

Resultado de imagem para dessalinizacao da agua

FONTE: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2019/01/18/siderurgica-inicia-projeto-para-dessalinizar-agua-do-mar-e-usar-na-producao-industrial-no-es.ghtml

QUERO USAR ESSE TEMA!


Leia também:

Tema de Redação: O agronegócio como ameaça ao meio ambiente

Tema de redação: A questão da água no Brasil

Tema de Redação: Desastres ambientais

Tema de Redação: Poluição do ar e seus impactos na saúde da população]

Tema de Redação: O consumismo e seus impactos ambientais

 

Comentários do Facebook