logo redação online

Descubra algumas consequências por não dormir direito

Ficar cansado pode ser mais destrutivo do que você pensa. Nas vésperas do Enem, o importante agora é dormir bem. Se você pensa que isso não tem nada a ver e que não faz sentido, dê uma olhada em como o seu cérebro sofre com quando você não dorme direito. Venha ver e Descubra algumas consequências por não dormir direito.

Perda de memória

Se imagine na hora da prova e a memória começa a falhar. Isso não é nada legal. Os cientistas explicam que enquanto dormimos o hipocampo, uma parte do cérebro, exibe um padrão de atividade neural quando a mente “grava” novas informações. Então se você não dorme, perde parte de sua memória.

Resposta rápida

Quando você não dorme, seus argumentos ficam meio sem sentido. E isso não pode acontecer de forma alguma na hora da redação do Enem. Os cientistas explicam que as atividades no Giro frontal inferior – responsável pelo poder de argumentação – melhoram enquanto dormimos. Caso contrário, o cansaço afeta os processos cognitivos do pensamento, o que ajuda na hora de um debate ou argumentação.

Distração

Sabemos que quando estamos estudando é muito fácil perder o foco. Existe uma parte do cérebro responsável pela atenção e ela é uma das mais prejudicadas quando estamos cansados. Depois de uma boa noite de sono, seu cérebro descansa e volta ao normal. Sendo assim, você se concentra melhor no que estiver fazendo, como na leitura ou na resolução de um problema.

Dores de cabeça

Uma decorrência da falta de sono é a dor de cabeça. As alterações nos lobos frontal, temporal e parietal são os responsáveis pela dor, mas os cientistas ainda não sabem explicar os motivos. Se você tem tendências a sentir dores de cabeça quando esta ansioso comece a policiar quanto tempo tem dormido por noite.

Para que nenhum desses efeitos chegue até você, procure dormir o suficiente – pelo menos 8h por noite – para ter um cérebro em plena forma.

Consequências por não dormir direito

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes