Desigualdade de acesso à Carteira Nacional de Habilitação: obstáculos à mobilidade de jovens de baixa renda no Brasil | Tema de Redação

CNH Social

Por que jovens de baixa renda ainda enfrentam tantos obstáculos para tirar a CNH no Brasil?
A recente lei sancionada pelo presidente Lula, que permite o uso de recursos de multas de trânsito para custear a Carteira Nacional de Habilitação (CNH Social) de pessoas inscritas no CadÚnico, reacendeu um debate urgente: o direito à mobilidade urbana como parte essencial da cidadania. Em um país onde a CNH pode abrir portas para o mercado de trabalho e garantir autonomia, a desigualdade no acesso a esse documento reforça um ciclo de exclusão social. Para além da burocracia, o alto custo do processo de habilitação e a falta de políticas públicas abrangentes afetam, sobretudo, os jovens de baixa renda, que dependem da mobilidade para estudar, trabalhar e buscar melhores oportunidades.

Neste post, vamos explorar os principais desafios que dificultam o acesso à CNH no Brasil, refletir sobre os impactos dessa desigualdade para a juventude e a sociedade, e analisar caminhos possíveis para a democratização do direito à mobilidade. Se você está se preparando para o ENEM, vestibulares ou concursos, este conteúdo vai te ajudar a entender o tema com profundidade e a estruturar uma redação com base crítica e argumentos consistentes.

Proposta de Redação sobre CNH Social

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desigualdade de acesso à Carteira Nacional de Habilitação: obstáculos à mobilidade de jovens de baixa renda no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. 

Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Instruções para redação sobre a CNH Social

  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 (trinta) linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas. 
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • 4.1 tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo consideradas “textos insuficiente”; 
  • 4.2 fugir do tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo; 
  • 4.3 apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
  •  4.4 apresentar nome, assinatura, rubrica, ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

Quais textos motivadores ajudam a refletir sobre a CNH Social?

Texto 1 — Como a nova lei que garante CNH gratuita busca combater a desigualdade no Brasil?

Em junho de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei que pode transformar o cenário da mobilidade urbana no Brasil. A norma autoriza que os recursos arrecadados com multas de trânsito sejam utilizados para custear gratuitamente o processo de habilitação de pessoas de baixa renda, beneficiando especialmente os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Essa mudança representa um avanço importante, considerando que, até então, os valores arrecadados com infrações viárias eram destinados exclusivamente à sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização e educação no trânsito.

A proposta é de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE) e foi aprovada no Congresso Nacional no final de maio. Além do benefício direto à população mais vulnerável, a lei também atualiza regras para a transferência eletrônica de veículos, permitindo que os contratos de compra e venda sejam assinados digitalmente com segurança jurídica garantida em todo o território nacional. A vistoria de transferência também poderá ser realizada por meios digitais, a depender da regulamentação de cada estado.

A medida surge como resposta à histórica desigualdade de acesso à mobilidade urbana e pode ter impactos positivos na empregabilidade de jovens de baixa renda, para quem a posse de uma CNH pode significar o ingresso em diversas profissões ou a simples possibilidade de deslocamento seguro e digno.

Fonte adaptada: Agência Brasil (2025).

Texto 2 — Como o Programa CNH Social busca reduzir a desigualdade de acesso à habilitação no Brasil?

Desde 2011, o Programa CNH Social vem se destacando como uma iniciativa relevante no enfrentamento da desigualdade de acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. Criado pela Lei 9.655, o programa é uma parceria entre o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), e oferece a possibilidade de obtenção gratuita da habilitação para pessoas de baixa renda.

Em sua edição de 2016, o programa abriu inscrições para 1.290 vagas de primeira habilitação e 3.620 vagas para mudança de categoria, contemplando moradores de estados como Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Acre, Espírito Santo, Paraná e São Paulo. Essa distribuição demonstra o esforço por maior equidade territorial, mesmo com limitações de escala.

Os critérios de participação reforçam o foco em vulnerabilidade social: candidatos à primeira habilitação devem ter entre 18 e 27 anos, ser alfabetizados e possuir renda individual de até três salários mínimos.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a ação contribui diretamente para ampliar o acesso ao mercado de trabalho. Diversas profissões exigem a CNH como requisito, como entregadores, motoristas de caminhão, ônibus e transporte por aplicativo. Para jovens de baixa renda, isso representa mais que uma oportunidade, é um mecanismo de inclusão produtiva e social.

Iniciativas como essa dialogam diretamente com os desafios da mobilidade urbana e da justiça social no Brasil. Reduzir as barreiras para obter a CNH é fundamental para que jovens de baixa renda conquistem autonomia e igualdade de oportunidades.

Fonte adaptada: CNM.

Texto 3 — O que o alto número de motociclistas sem CNH revela sobre a desigualdade de acesso à habilitação no Brasil?

Um levantamento recente da Secretaria Nacional de Trânsito escancarou uma realidade alarmante: mais da metade dos proprietários de motocicletas no Brasil não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dos mais de 30 milhões de condutores registrados de motos, motonetas e ciclomotores, 17 milhões não têm o documento obrigatório para dirigir.

O custo elevado para tirar a CNH, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, tem sido um obstáculo para milhares de trabalhadores que dependem da motocicleta como ferramenta de trabalho, locomoção ou sustento familiar.

Segundo o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o preço do processo de habilitação é um dos principais entraves. A pesquisa também destacou que as motos já representam 28% da frota nacional e, ao ritmo atual, devem atingir 30% até 2030. No Maranhão, Piauí e Pará, a presença desses veículos é ainda mais acentuada.

Esses dados revelam o seguinte paradoxo: enquanto cresce o uso de motos por pessoas de baixa renda, persiste a dificuldade de acesso à formação legal e segura. A consequência é preocupante: a informalidade e o risco no trânsito aumentam, impactando diretamente os índices de acidentes e fatalidades. Em 2023, por exemplo, as motos responderam por mais de 30% das mortes no trânsito brasileiro.

Outro fator alarmante é a elevação das infrações: o número de multas passou de 150 mil em 2020 para mais de 1 milhão em 2023, com destaque para o não uso de capacete, responsável por 43% das penalidades.

Fonte adaptada: Agência Brasil

Texto 4 — Por que cada vez menos jovens estão buscando a Carteira Nacional de Habilitação no Brasil?

A desigualdade de acesso à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não se manifesta apenas nos altos custos e na burocracia. Um levantamento recente no Rio Grande do Sul mostrou que o número de jovens entre 18 e 25 anos que buscam a carteira de motorista caiu 13,3% na última década. Em 2015, mais de 328 mil jovens obtiveram o documento. Já em 2024, o número caiu para 284 mil.

Essa queda expõe um conjunto de fatores interligados. O primeiro é o valor elevado para tirar a habilitação tipo B, que gira em torno de R$ 2.700,00. Para muitos jovens em situação de vulnerabilidade social, esse custo é simplesmente inviável. O estudante João Guilherme Souza, por exemplo, declarou que já teria feito a CNH, mas sua família não tem condições financeiras para arcar com o processo.

Além da barreira econômica, especialistas apontam mudanças culturais e sociais. O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego no RS, Ricardo Hegele, destacou o aumento do uso de transportes por aplicativo, bicicletas e patinetes, além de uma maior preocupação ambiental por parte da juventude.

Há ainda um componente financeiro mais amplo: ter um carro é caro e nem sempre viável. O educador financeiro Josias Bento lembrou que o valor da habilitação é apenas uma parte do custo total. IPVA, manutenção, gasolina e depreciação do veículo também pesam na decisão.

Essa tendência escancara um desafio para o país: como garantir mobilidade urbana justa e acessível para jovens de baixa renda? A resposta passa por políticas públicas de incentivo à formação de condutores, como o recente projeto de CNH gratuita, mas também por uma reavaliação mais profunda do papel do transporte no Brasil atual.

Fonte adaptada: G1/Globo

Repertórios socioculturais para usar na redação sobre desigualdade no acesso à CNH

Você está se preparando para o Enem ou vestibulares e o tema envolve mobilidade urbana ou justiça social? Então vale conhecer repertórios estratégicos que ajudam a comprovar argumentos e enriquecer a sua redação. A seguir, veja livros, filmes, músicas, séries, legislações e atualidades que podem ser utilizados para discutir a desigualdade de acesso à CNH por jovens de baixa renda no Brasil.

🎬 Filmes

1. “Que Horas Ela Volta?” (2015), de Anna Muylaert
Este filme mostra as barreiras sociais enfrentadas por quem vive em condição de desigualdade no Brasil. A personagem Jéssica, filha de uma empregada doméstica, tenta ascender socialmente, mas encontra entraves estruturais. É uma ótima analogia para refletir sobre a falta de acesso a direitos básicos, como a CNH, por questões econômicas e sociais.

2. “O Caminho para a Escola” (2013), de Pascal Plisson
O documentário narra histórias de crianças que percorrem trajetos longos e perigosos para estudar. A relação entre locomoção e oportunidade pode ser conectada à importância da CNH como meio de mobilidade e inclusão social.

📚 Livros

1. “Geografia da Desigualdade” (Milton Santos)
O geógrafo brasileiro discute como o espaço urbano reflete as desigualdades econômicas. Para Santos, a mobilidade urbana é um direito e deve ser garantida a todos, o que inclui o acesso à CNH como instrumento de circulação e trabalho.

2. “A Riqueza das Nações” (Adam Smith)
Embora seja um clássico da economia, pode ser usado para refletir sobre o papel do Estado em promover justiça econômica. Se a mobilidade é necessária para a geração de renda, então políticas públicas como a CNH gratuita cumprem função redistributiva.

🎶 Músicas

“Alagados” – Os Paralamas do Sucesso
A música traz a realidade de quem vive à margem, em comunidades com pouca infraestrutura. Pode ser relacionada ao contexto de jovens que, por falta de recursos, são impedidos de acessar direitos básicos, como a habilitação.

“Diário de Um Detento” – Racionais MC’s
Traz à tona desigualdades profundas e estruturais no Brasil. Ajuda a contextualizar o argumento de que a marginalização econômica começa na negação de oportunidades básicas, como a mobilidade legal.

📺 Séries e documentários

“Segunda Chamada” (GloboPlay)
A série mostra a realidade de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), muitos dos quais buscam autonomia financeira. O sonho de dirigir e trabalhar como motorista aparece como símbolo de mobilidade e independência.

“Explicando: O Futuro do Trânsito” (Netflix)
Episódio da série “Explicando” que aborda como novas tecnologias e políticas públicas impactam o transporte urbano. Permite conectar o tema da CNH a debates mais amplos sobre acesso, inovação e justiça social.

📜 Leis e atualidades

1. Lei da CNH gratuita (sancionada em 2025)
A nova lei permite que multas de trânsito financiem o processo de habilitação para pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico. A medida representa avanço no debate sobre justiça social e pode ser citada como proposta ou contextualização.

2. Artigo 6º da Constituição Federal de 1988
Define o transporte como direito social, reforçando que políticas públicas devem garantir esse acesso a todos. Isso inclui a facilitação do acesso à CNH como meio de exercer a cidadania.

3. Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (2024)
Mostram que mais de 17 milhões de motociclistas no Brasil não têm habilitação. O dado evidencia o impacto direto da exclusão econômica sobre o cumprimento da lei e a segurança pública.

Quais argumentos usar para o tema sobre CNH Social?

Argumento 1: Insuficiência legislativa e limitações na efetivação do direito à mobilidade

Causa:
Apesar da sanção da lei que permite o uso de recursos de multas de trânsito para custear a CNH de pessoas de baixa renda, sua aplicação ainda enfrenta barreiras práticas.

Consequência:
Na prática, milhares de jovens permanecem excluídos do direito de obter a habilitação, mesmo sendo essa uma ferramenta fundamental para inserção no mercado de trabalho. Isso aprofunda a desigualdade social e territorial, já que a mobilidade se torna privilégio de quem pode pagar pelo processo.

Possível solução:
A criação de uma política nacional de acesso gratuito à CNH, com repasses obrigatórios da União aos estados, e metas públicas de inclusão, pode garantir maior alcance da medida. Além disso, mecanismos de fiscalização e transparência são essenciais para que o recurso seja, de fato, aplicado com justiça social.

Pensador que dialoga com esse argumento:
Norberto Bobbio, em sua obra A Era dos Direitos, aponta que reconhecer um direito na legislação não é suficiente: é preciso garanti-lo por meio de políticas públicas concretas. No caso da CNH gratuita, o reconhecimento legal não garante, por si só, o acesso amplo se não houver estruturação efetiva do Estado.

Argumento 2: Invisibilidade do tema na agenda pública e educacional

Causa:
A mobilidade urbana enquanto direito da juventude de baixa renda é frequentemente ignorada nas discussões políticas e educacionais. O foco predominante é na regulamentação de trânsito ou infraestrutura, mas raramente se debate o acesso à habilitação como um problema de justiça social e inclusão.

Consequência:
Essa negligência contribui para a manutenção de um ciclo de exclusão: jovens periféricos continuam marginalizados do trânsito legal.

Possível solução:
Campanhas de conscientização sobre o impacto da CNH na empregabilidade, aliadas à inclusão do tema nos currículos escolares e à ampliação do debate nos espaços públicos, podem mudar a percepção coletiva. Além disso, é necessário que a mídia e o poder público tratem o tema como parte da pauta da juventude.

Pensador que dialoga com esse argumento:
Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido, afirma que “a educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo.” Ou seja, debater o direito à mobilidade é educar para a cidadania, e isso começa ao dar visibilidade à realidade vivida por jovens sem acesso à CNH.

Conclusão

A desigualdade de acesso à Carteira Nacional de Habilitação revela um obstáculo silencioso, mas potente, à mobilidade urbana de milhões de jovens no Brasil. Mesmo com leis recentes que sinalizam avanços, como a sanção da CNH gratuita para pessoas inscritas no CadÚnico, ainda enfrentamos entraves estruturais, como a insuficiência legislativa e a invisibilidade do tema nas políticas públicas e no debate educacional.

A CNH vai muito além de um documento. Ela representa autonomia, acesso ao mercado de trabalho e exercício da cidadania. Quando jovens não conseguem conquistá-la por barreiras econômicas ou institucionais, perpetua-se um ciclo de exclusão social, especialmente nas regiões mais vulneráveis.

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