SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom APROVADO15 em todos os planos!

As consequências da promoção de jogos de azar por influenciadores digitais na vida de seus seguidores | Tema de redação

As consequências da promoção de jogos de azar por influenciadores digitais na vida de seus seguidores

Se você ler os relatos de quem entrou na onda das apostas virtuais, famosos jogos de azar, talvez não queira ser mais um a fazer isso… Todavia, o que parece diversão esconde riscos que ninguém conta. Nem os influenciadores digitais (é claro). 

No tema de redação Enem desta semana, você vai conhecer alguns desses casos alarmantes. 

O poder que os influenciadores digitais têm sobre nossas escolhas de compra já foi tema de redação em nosso blog, lembra? 

Use esse artigo anterior para ajudar a escrever uma dissertação argumentativa, pensando no Enem, sobre o tema “As consequências da promoção de jogos de azar por influenciadores digitais na vida de seus seguidores”. 

Portanto, os textos motivadores abaixo e os repertórios no final deste artigo também trazem mais conteúdo bom. Isso porque com eles, faça uma argumentação convincente e dê proposta de intervenção respeitando os direitos humanos para esse problema.

Texto 1 sobre jogos de azar

6 fatores de risco do jogo online

  1. Fácil acesso. Com apenas alguns cliques ou toques, os jogadores podem acessar jogos e oportunidades de apostas diretamente de seus dispositivos.
  2. Jogo isolado. Enquanto o jogo em cassinos permite que as pessoas se socializem, o jogo online geralmente é feito sozinho. Entretanto, e para aqueles com problemas de jogo, pode ser fácil esconder com que frequência e onde eles estão jogando.
  3. Tempo de jogo ilimitado. Os sites de jogos de azar estão abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana, dando às pessoas a chance de jogar noite e dia.
  4. Dinheiro aparentemente ilimitado para apostar. Além disso, usar um cartão de crédito permite apostas e perdas rápidas. Nos cassinos, o dinheiro é trocado ou carregado em cartões de fidelidade registrados. Mas os cartões de crédito não precisam ser carregados ou recarregados, isto é, tornando mais fácil perder o controle do dinheiro gasto. Perdas significativas também podem afetar negativamente as pontuações de crédito.

traduzido livremente beforeyoubet

Texto 2

Jogos de azar online: ‘Roubei £ 70.000 para alimentar meu vício’

“Eu tinha uns 18 ou 19 anos quando fiquei viciada”, diz Danielle.

“Começou com uma aposta online de £ 20, onde ganhei £ 1.000 e depois piorou muito rapidamente.”

Antes que percebesse, Danielle estava usando seu empréstimo estudantil, cheque especial e até mesmo conta de telefone para jogar online.

“Eu estava em um lugar ruim e isso preenchia um vazio em minha vida. As pessoas acham que todo mundo faz isso para ganhar dinheiro ou pela emoção, mas isso me impedia de me sentir solitária e ansiosa.”

As estatísticas publicadas pela instituição de caridade GamCare* mostram que das 38.404 ligações recebidas em seu serviço de apoio entre 2019-2020, seis em cada dez eram de pessoas com 35 anos ou menos.

Essa faixa etária também representa mais da metade dos que recebem tratamento, de acordo com o serviço The National Gambling Treatment.

Danielle tem 24 anos agora e diz que a virada veio no ano passado.

“Comecei a roubar dinheiro do trabalho e o total era quase £ 70.000 quando eles me questionaram sobre isso.”

“Na verdade, senti como se tirasse um peso enorme dos meus ombros para admitir e aceitar que precisava de ajuda.”

* instituição de caridade do Reino Unido para aumentar a conscientização e ajudar as pessoas afetadas pelos danos do jogo de azar.
traduzido livremente de bbc

Texto 3 sobre jogos de azar

Propaganda enganosa e uso de influencers para angariar clientes com proposta de renda extra

Assim como muitos, fui iludida a realizar o cadastro nesse site [Esportes da sorte]  para conseguir então a prometida renda extra. Através de Deolane Bezerra, Lucas e Babal Guimarães, entre membros de suas famílias e outros tantos.

Além disso, somos induzidos a acreditar em uma proposta de renda extra através de um jogo nesse site chamado Spaceman. Irmãos, colaboradores, amigos e filhos das famílias dos influenciadores aparecem constantemente jogando, com apostas altas e normalmente ganhando muito dinheiro em suas tentativas na maioria das vezes bem sucedidas. Porém na prática isso não é verdade. 

As regras do jogo a princípio não são claras e assim como todo jogo se faz necessário praticar para ganhar, porém cada prática nos custa 1 real. 

(…)

Além disso, o chat é uma bagunça, não há controle, muito spam, dicas enganosas, que a gente fica sem saber se é de propósito ou não. Os influencers por sua vez aparecem apostando 50, 100, 400, 500 reais, nos passando a nítida ideia de que sim podemos ganhar também e a tal renda extra está mais próxima do que imaginamos. 

(…)

Assim como o dano imenso que pode trazer a vários adolescentes que se encantam com essa proposta milagrosa dos influencers e todas as outras pessoas, assim como eu, que os seguem e confiam no que eles oferecem, que são prejudicadas pela falta de informação e levados a investir em um joguinho termo esse que eles usam ao apresentar a plataforma , em que é falado bateu a sua meta diária, saia mas como bater a meta diária e se essa meta é realmente palpável , isso já não é dito. 

Fonte: reclameaqui

Texto 4

Sintomas de vício em jogos

Os sintomas de vício em jogos podem variar com o contexto e com a intensidade do vício em cada pessoa, mas é possível identificar alguns padrões de comportamento naqueles que já desenvolveram uma certa dependência, como por exemplo:

  • Passar tempo demais nas telinhas;
  • Pensar sobre os jogos por muito tempo;
  • Sentir-se ansioso ou tenso, quando não está jogando;
  • Gastar quantias descontroladas de dinheiro nos jogos;
  • Aumento de irritabilidade ou impaciência;
  • Necessidade de estar conectado o tempo todo;
  • Mentir sobre estar jogando para os outros;
  • Sentimento constante de culpa;
  • Indisponibilidade;
  • Distanciamento ou isolamento;
  • Problemas de organização;
  • Procrastinação;
  • Dificuldade de se inserir em situações sociais.

fonte: psicoter

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “As consequências da promoção de jogos de azar por influenciadores digitais na vida de seus seguidores”

artigo – sem dúvida, você já deve ter se perguntado “por que jogo de azar é proibido no Brasil, mas sites de apostas não são”; veja a resposta aqui – portal bbc português.

filme – outrossim, “Uma garota de sorte”, de 2001, é sobre uma menina de classe média alta viciada em apostas, que vê toda sua família se destruir por conta disso.

reportagem – ótima matéria da TV Record mostrando como os influenciadores digitais ganham a cada jogo perdido em apostas online!

vídeo – não deixe de ver este vídeo explicativo do psicólogo Leonardo Teixeira: você vai entender facilmente o que faz jogos de azar viciarem.

reportagem – além disso, sabia que já existem os JA – Jogadores Anônimos? nesta matéria você vê como aumentou o número de jovens que buscam esse serviço em BH.

filme – por outro lado, “O apostador”, de 2014, mostra como um professor de literatura é também um viciado em apostas, e como isso o deixa entre a vida e a morte.

notícia – além disso,, a influenciadora Bia Miranda divulga jogos de azar online – mas muita gente está revoltada com o resultado; veja tudo aqui na reportagem da bnl data.

artigo – afinal, por que jogos de azar são viciantes assim como drogas? descubra aqui no portal bbc português!

Por fim, caso sério esse das consequências da promoção de jogos de azar por influenciadores digitais na vida de seus seguidores… e você não tinha ideia do tamanho do problema, não é?

No entanto, agora pode vir esse tema no Enem, que você já está preparado. Mas preparado, preparado, mesmo você só vai estar quando um professor da nossa equipe corrigir sua redação.

POSTS RELACIONADOS

Calendário dos Principais Vestibulares 2024

Primeiramente, sabemos a dificuldade que os vestibulandos enfrentam para se organizar. Por isso, preparamos um calendário completo dos principais vestibulares do Brasil para 2024. Aqui,