Argumentos estratégicos para a redação do Enem: como se preparar e obter um ótimo resultado

Redação do Enem: argumentos estratégicos para usar na redação

Redação do Enem: argumentos estratégicos para usar na redação

Qual estratégia você usa para se preparar para a redação do Enem

Como assim “nenhuma”?!

Estratégia é metade da sua nota 1000! Se você nem sabe o que é  uma “estratégia” de prova de redação, rola esta tela agora!

Então vamos lá: estratégia é uma arte muito usada em guerras – é o planejamento de cada batalha. Se a redação do Enem não é uma guerra, pelo menos uma batalha ela é… Uma batalha de argumentos! Se você tiver argumentos estratégicos para sua redação Enem, meio caminho andado para sua nota 1000!

Na batalha da redação do vestibular Enem, o seu “inimigo” não é exatamente um inimigo: é o corretor, com todos os seus segredos

A cabeça do corretor é seu desafio: como você vai convencê-lo de que você tem razão?

E aí? Qual sua estratégia nessa hora?

Temos várias para você escolher, mas vamos começar do começo…

6 noções básicas de estratégia para redação do Enem

Pode ser que você imagine estratégia como uma lista de técnicas a serem usadas na redação. 

É isso mesmo! Estratégias incluem técnicas (e vamos mostrar várias ainda hoje), mas tem mais 3 coisas que precisam estar na sua mente nessa “batalha”.

Argumentar não é persuadir

Argumentação e persuasão podem se mesclar, mas a sua intenção na redação do Enem não é convencer (persuadir) seu corretor!

Se você quisesse persuadir seu corretor (convencê-lo de alguma coisa), teria de levá-lo a tomar alguma ação, fazer com que ele mudasse a forma de pensar. 

Publicitários fazem isso, por exemplo – eles tentam fazer com que você tome alguma atitude. 

Mas não precisa chegar a esse ponto na redação do Enem – você apenas usará da lógica e de evidências (provas) de que tem razão

É como fazem os profissionais de Direito, por exemplo.

Tudo começa com sua tese na redação do Enem

Você não vai conseguir uma boa estratégia de argumentação se não partir de uma tese clara. O que adianta ter argumentos claros, com evidências, se não há um ponto de partida?

Sem a tese o corretor não saberá para onde você quer levá-lo.
Como este artigo é para ensinar você a desenvolver uma estratégia, não vamos dar mais detalhes sobre tese, mas é só ler tudo sobre tese neste nosso artigo.

Argumentos estratégicos para usar na redação: a linguagem precisa combinar com o leitor (o corretor)

Primeiro, tenha em mente seu corretor. Imagine-se falando com ele. Isso é fun-da-men-tal!

Como você falaria com ele?

Você pode usar algumas técnicas nessa hora:

     

      • Usando lógica, como aqui:

    O dinheiro público deve ser empregado para beneficiar a maior parte dos brasileiros. A construção de estádios de futebol beneficia uma pequena parcela da população. Portanto estádios de futebol não devem ser financiados com dinheiro público.

       

        • Usando garantias de fontes de autoridades, ou fatos indiscutíveis, como neste trecho de redação 1000:

      (…) é igualmente preciso apontar a educação, nos moldes predominantes no Brasil, como outro fator que contribui para a manutenção do preconceito contra as doenças psiquiátricas. Para entender tal apontamento, é justo relembrar a obra “Pedagogia da Autonomia”, do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, na medida em que ela destaca a importância das escolas em fomentar não só o conhecimento técnico-científico, mas também habilidades socioemocionais, como respeito e empatia. Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras, uma vez que são conteudistas, não contribuem no combate ao estigma relativo às doenças mentais e, portanto, não formam indivíduos da forma como Freire idealiza.

         

          • Tocando nas emoções do leitor, sendo próximo dele, assim:

        Ora, não seria mais adequado impedir que esse comportamento consumista ocorresse, ensinando as crianças o valor do dinheiro? Por que não acrescentar uma matéria assim nas escolas?

        Todo mundo gosta de ler casos reais nas redações do Enem

        Apele para exemplos que envolvam valores que todos nós temos, medos que todos nós temos, e vai ser impossível seu leitor questionar você. 

        Tudo bem usar argumentos baseados em teorias filosóficas, mas… é bem melhor ler uma redação de gente como a gente!

        O trecho abaixo não faz você lembrar de nada?

        É bem comum termos na memória momentos passados com amigos, como em churrascos, passeios, ou bate-papos, em que ríamos sem saber do que – isso é a amizade verdadeira!

        Sem mencionar que redações com argumentos que usam casos reais (situações pelas quais todos nós passamos) diferenciam você dos concorrentes.

        Imagine a reação do leitor ao ler a sua redação do Enem

        Sim, é uma técnica pouco ensinada por aí: imaginar o que o leitor diria a você ao ler sua redação. 

        O que acontece é que os alunos costumam ter medo do que o leitor pode questionar na redação deles. Eles acham que se o leitor questionar alguma coisa… acabou! O argumento está derrubado! 

        Nada disso!

        Pense assim:

        O que seu corretor criticaria no seu argumento?

        Qual a dúvida que ele levantaria?

        Com essas respostas em mente você consegue responder a ele, por escrito! E sua resposta é um complemento fantástico a seus argumentos (dica ótima se você não consegue desenvolvê-los). 

        Portanto você acaba de descobrir que os questionamentos que o corretor pode fazer sobre sua redação fortalecem seus argumentos!

        Basta fazer destas 2 formas:

           

            • Contra-argumente, mostrando onde está a falha no argumento que viria de seu leitor (isso não significa desqualificar seu corretor, ok? foque no argumento, não na pessoa!).

            • Reconheça alguma validade no argumento que seu corretor traria para você; ele pode ter alguma razão. Mas rapidamente mostre que seu argumento é mais forte.

          Evite falácias

          Um argumento pode conter algum pensamento falho sem que o candidato perceba. 

          Esse tipo de falha se chama falácia. 

          Falácias mais comuns incluem:

             

              • Preconceitos

              • Estereótipos

              • Generalizações

              • Inverdades

            É provável que você já cometeu algum desses deslizes, não?
            A melhor coisa para evitar essas falácias é ter um professor que possa ler sua redação e detectá-las (geralmente os alunos sozinhos não percebem). Nossos corretores são professores e podem ajudá-lo nisso.

            Itens básicos para montar sua estratégia na redação Enem

            Como uma estratégia perfeita poderia ignorar a estrutura da prova de redação do Enem ou 

            os critérios que os corretores usam para avaliá-la?!

            Não poderia! Veja como usar cada um deles.

            A redação do Enem é sempre dissertativa argumentativa,  o que significa que tem 3 partes:

               

                • Desenvolvimento

                • Conclusão

              Já explicamos isso anteriormente, mas vamos ajudar você de novo:

              Introdução é onde fica sua tese.

              Desenvolvimento é onde ficam seus argumentos. 

              Conclusão é onde você reforça o ponto mais central de sua redação.   

              Como o Enem exige que sua redação inclua propostas de intervenção para o problema dado, lembre-se de incluí-lo também em alguma parte da redação (onde você achar melhor).

              O Enem avalia sua redação segundo competências:

                 

                  • Competência 1 – gramática e linguagem

                  • Competência 2 – repertório, abordagem e tipo textual

                  • Competência 4 – coesão

                  • Competência 5 – proposta de intervenção

                Bem, você viu que as estratégias para a redação do Enem focam sempre nos argumentos, não é? Então vamos a eles.

                Argumentos estratégicos para usar na redação

                Calma, calma! Não vamos ensinar você a “copiar e colar” um argumento em qualquer tema que apareça!

                Um dos riscos de se tentar encaixar argumentos “coringa” a todo custo, em todos os temas, é exatamente cair em falácias. 

                Entretanto, você deve estar pensando 

                “Mas eu sempre vejo os mesmos argumentos repetidamente nas redações 1000 do Enem…”

                Sim, é fato; o detalhe é que esses candidatos adaptararam o argumento a suas teses. 

                Já vamos mostrar alguns desses argumentos que você vê em toda redação, mas temos que explicar o seguinte: argumento não é uma frase solta. 

                Argumento é um conjunto de ideias, ok? Argumento é uma sequência de frases, não uma frase isolada. 

                O que você vê se repetir em redações boas não é bem um argumento, e sim uma premissa (uma evidência). 

                Mas vamos ver 3 desses argumentos (ou premissas) comuns.

                Ensino brasileiro fraco

                Esse é um fato, embora haja exceções. De maneira geral, temos mão de obra pouco qualificada (reclamação constante dos empregadores). 

                Sendo um fato difícil de ser questionado, ele serve como premissa (evidência) para inúmeros temas (e argumentos). 

                Temas:

                    • as adversidades que as pesquisas científicas encontram no Brasil.

                  Como vê, depende do que você quer justificar. Mas que é um argumento (ou evidência) útil, isso é.

                  Desigualdade social

                  Está aí outro argumento (ou evidência) que cabe em “mil” possibilidades. 

                  Temas:

                      • dificuldade de acesso aos serviços públicos no Brasil.

                      • a situação de pobreza crônica tende a impedir a ascensão social.

                    Individualismo contemporâneo

                    Esse é um fato que muitos alunos usam em suas argumentações. Principalmente se esse individualismo significa egoísmo. Egoísmo que transparece na dificuldade de estender a mão a quem está precisando de ajuda.

                    A ideia de competitividade colabora nesse argumento.

                    Temas:

                        • o aumento do número de miseráveis e moradores de rua.

                      Comportamento passivo do brasileiro frente aos problemas crônicos nacionais.

                      Sabe aquela atitude de apenas se reclamar e nada fazer para resolver problemas nacionais? É disso que esse argumento fala.

                      Temas:

                          • A importância da participação política.

                          • Consequências da instrução de má qualidade no Brasil.

                        Influências negativas de certos programas da TV aberta sobre crianças e jovens

                        Basta olhar ao redor para ver comportamentos inadequados que claramente são copiados da mídia, principalmente da TV.

                        Temas:

                            • A falta de ética da mídia 

                          Argumentos estratégicos para usar na redação: O patriarcalismo na sociedade brasileira

                          Este é um argumento clássico: a figura masculina dominadora que pode explicar muitas coisas que vivemos hoje, e que se originou no nosso passado histórico.

                          Temas:

                              • A violência contra a mulher

                              • Os privilégios que indivíduos e classes sociais têm no Brasil

                            A gente também pode ter em mente argumentos que servem para diferentes áreas do conhecimento.

                            Argumentos que servem para diferentes áreas do conhecimento

                            Selecionamos agora alguns argumentos especiais para certas áreas do conhecimento, e temos certeza que isso vai te ajudar. 

                            Lembramos, novamente, que abaixo temos premissas, ou evidências, que são base para seus argumentos, então elas sozinhas não são argumentos completos.

                            Ecologia

                            Grandes centros urbanos têm esgotadas suas fontes de água limpa. 

                            Esse é um fato que muitos brasileiros conhecem bem… a água não é suficiente para todos que moram lá, o tratamento da água poluída encarece esse recurso…

                            Desse fato indiscutível você pode tirar conclusões de várias formas completando a argumentação:

                                • a população precisará se deslocar para outras regiões menos urbanizadas devido à falta de água.

                                • problemas de saúde pública provocados por água imprópria ao uso sobrecarregam desnecessariamente o sistema de saúde.

                              Medicina

                              A maioria dos hospitais públicos do Brasil está sucateada.

                              Esse é outro fato, que por sinal é triste. 

                              Ele pode embasar várias inferências (conclusões de argumentações), por exemplo:

                                  • doenças que podem ser tratáveis acabam sendo fatais para os menos favorecidos.

                                  • a atuação dos médicos fica aquém do esperado por falta de recursos básicos.

                                  • os direitos previstos em Constituição quanto à saúde não são praticados.

                                Psicologia

                                Nessa área o argumento abaixo é marcante:

                                As redes sociais nos permitem ter centenas ou milhares de amigos, mas não permitem que eles façam parte real de nossas vidas.

                                É um fato, e nós mesmos já trouxemos esse tema. 

                                Esse tipo de argumento (premissa) serve bem para justificar, por exemplo, que:

                                    • as redes sociais afetam a saúde mental dos jovens.

                                    • a tecnologia da comunicação está prejudicando a comunicação dificultando o diálogo.

                                  Outras estratégias para sua redação do Enem

                                  Mas estamos falando de estratégia, e ela não se resume apenas aos argumentos da sua redação!

                                  Ela pode ser um diferencial no modo como você treina redação. Aprenda 2 estratégias básicas agora!

                                  Acostume-se a usar agenda

                                  Você sente a ansiedade aumentar quando vê temas chegando toda semana neste blog, para escrever?

                                  Não precisava passar por isso… absolutamente…

                                  As agendas eletrônicas existem para isso, mas uma de papel é melhor ainda: ao anotar o que precisa fazer, seu cérebro memoriza mais fácil. 

                                  Simplesmente escolha um dia da semana que será fixo para escrever sua redação semanal. Anote lá e obedeça sua anotação.

                                  É aquilo que a gente sempre diz: se tudo que você precisa fazer estiver escrito, você fará tudo tranquilamente. Se você deixar tudo apenas no cérebro… ah… aí parece que vai faltar tempo para dar conta da matéria.
                                  Os alunos com melhores resultados em redações, são aqueles que tinham um calendário de estudos que incluía o dia certo de fazer as redações semanais.

                                  Estude nossas dicas de redação dia após dia

                                  Isso significa que você não deve passar a véspera da prova de redação do Enem desesperadamente lendo todos os nossos artigos – são dezenas e toda semana chegam novos!

                                  Leia um por dia, ou a cada 2 dias e aplique o conteúdo em sua redação semanal. O que pode ser melhor que isso?!
                                  Lembre-se: nenhum candidato recebe um 1000 na redação por sorte… sempre tem um trabalho constante por trás desse resultado.

                                  A escolha dos argumentos estratégicos para usar na redação do Enem

                                  Responda agora: de onde vêm os argumentos “matadores” para sua redação Enem?

                                  Sim, eles estão em seu cérebro, é de lá que eles vêm. Mas… como eles vão parar lá? 

                                  Será que você nasceu com eles?

                                  Não! Eles têm entrado principalmente pelos seus ouvidos, ou pelos seus olhos! É assim que vão parar lá. 

                                  Claro que você, sendo um aluno esperto, já entendeu que a maioria dos argumentos que precisa virão do que você andou ouvindo por aí (incluindo suas aulas na escola ou cursinho), e do que você andou lendo por aí (incluindo este blog). 

                                  Quer ter argumentos prontos para uso? É fácil: esteja atento a suas aulas, a vídeos que você assiste e a tudo que lê. Não tem erro.

                                  Conclusão

                                  Poucos alunos sabem de tudo isso que passamos para você acima. 
                                  Agora você tem um tesouro nas mãos que são os argumentos estratégicos para usar na redação. Prepare-se pensando nessas dicas – isso é que faz a diferença entre uma redação boa e uma redação nota 1000.

                                  O que achou de nosso texto Redação do Enem: argumentos estratégicos para usar na redação? Espero ter ajudado!

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                                  📚 E aí, RedAluno! Sabia que usar um modelo de redação nota 1000 pronto pode ser uma estratégia eficaz se você souber como encaixar o tema de forma adequada? Utilizar modelos prontos pode facilitar sua escrita, mas é essencial que você domine a estrutura da redação e os critérios de correção do ENEM. Vamos aprender a fazer isso de forma eficiente e, no final, você terá um modelo pronto que pode adaptar para qualquer tema! 🚀 Como usar modelos prontos de redação nota 1000 na redação? Para usar modelos prontos, você deve estar atento a alguns pontos cruciais: Critérios de Correção do ENEM: Modelo pronto de Redação para qualquer tema Modelo pronto de Introdução:  “A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê para todos os cidadãos o direito à/ao __________ (área relacionada ao tema). Entretanto, na prática, essa garantia é deturpada, visto que o/a __________ (tema) ainda é uma realidade na sociedade nacional. Desse modo, tal cenário nefasto ocorre tanto pela negligência governamental (argumento 1), como também devido à falta de debate (argumento 2).” Modelo pronto de Desenvolvimento 1 (Ineficácia dos setores governamentais):  “Diante desse cenário, é fulcral pontuar que o problema deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam __________ (problema relacionado ao tema). Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil devido à falta de atuação do Estado __________ (colocar problema relacionado ao tema), consequentemente __________ (colocar consequência). Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.” Modelo de Desenvolvimento 2 (Falta de debate):  “Ademais, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona __________ (problema relacionado ao tema). Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como __________ (problema relacionado ao tema) seja resolvido, faz-se necessário debater sobre __________ (solução para o problema relacionado ao tema). Assim, trazer à pauta __________ (colocar o tema) e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.” Modelo pronto de conclusão: “Portanto, torna-se essencial mitigar os obstáculos ligados ao/a __________ (insira o tema aqui). Nesse sentido, compete ao Ministério Y, que tem o dever de incentivar o/a __________ (detalhe específico), tanto implementar __________ (iniciativa relacionada à tese 1) quanto promover __________ (iniciativa relacionada à tese 2). Essas ações estratégicas, executadas por meio de __________ (método ou estratégia), visam à/ao __________ (resultado esperado). Assim, almeja-se que __________ (conclusão ou expectativa futura).” Pode usar modelo pronto na redação? Sim, você pode usar um modelo pronto, mas é crucial adaptá-lo ao tema proposto. Isso porque o uso inadequado pode resultar em perda de pontos na Competência 3 devido à argumentação fraca ou desconexa. Está se preparando para o Enem e não sabe se pode usar modelo de redação? Confira nesta videoaula completa a professora Chaiany Farias te explicando tudo sobre o assunto e te ajudando a mandar bem na redação! Como elaborar uma redação correta? Primeiramente, para elaborar uma redação correta, você deve seguir a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, apresente o tema e sua tese. No desenvolvimento, expanda seus argumentos com clareza e coesão. Por fim, na conclusão, apresente uma proposta de intervenção. Como iniciar uma redação exemplo? Iniciar a redação com uma citação ou referência histórica pode ser uma boa estratégia. Por exemplo: “A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante a todos os cidadãos brasileiros o direito à educação.” No entanto, na prática, essa garantia ainda enfrenta desafios significativos. Como se fazer uma boa redação passo a passo? Por fim, agora que você aprendeu como usar um modelo de redação nota 1000 pronto de forma eficaz, está preparado para encarar o ENEM 2024 com confiança. Utilize os critérios de correção, adapte o modelo ao tema proposto e garanta uma boa nota. E não se esqueça de acessar nossa plataforma para mais dicas e correções de redação personalizadas. Vamos juntos alcançar a nota 1000! 🚀

                                  Juízo de Valor: como usar na Redação, exemplos

                                  🎓 E aí, RedAluno! Sabia que utilizar juízos de valor pode elevar a qualidade da sua redação? Eles ajudam a expressar suas opiniões de forma clara e convincente, contribuindo para a argumentação e garantindo pontos preciosos na competência 3 do ENEM, que avalia a seleção, organização, interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Vamos explorar o que é juízo de valor, como usá-lo e exemplos para você arrasar na sua próxima redação! ✍️📚 O que é Juízo de Valor na Redação? Juízo de valor é a avaliação que fazemos com base em nossos gostos, percepções individuais e fatores culturais, sentimentais e ideológicos. Na redação, essas palavras expressam opiniões e julgamentos, sendo cruciais para indicar a posição do autor. Utilizá-los corretamente pode garantir que você pontue bem na competência 3, focada em argumentação e construção de sentido. O que é um Juízo de Valor? Exemplos Um juízo de valor avalia algo com base em critérios subjetivos, refletindo a opinião do autor. Exemplos incluem adjetivos como “necessário”, “prejudicial”, “inovador”, e frases que expressam julgamentos, como “é fundamental” ou “é imprescindível”. O que é Juízo de Valor no Texto? No texto, o juízo de valor aparece quando o autor faz uma afirmação que expressa uma avaliação subjetiva. Por exemplo, “é essencial implementar políticas públicas para combater a desigualdade” utiliza um juízo de valor (“essencial”) para reforçar o argumento. Quais são as palavras com Juízo de Valor? Palavras com juízo de valor incluem adjetivos e expressões que refletem julgamentos subjetivos. Aqui estão 50 palavras chiques com juízo de valor para elevar sua redação: Frases de persuasão na Redação para Juízo de Valor Agora que você entende o que é juízo de valor e como usá-lo na sua redação, está mais preparado para construir argumentos sólidos e persuasivos. Lembre-se de utilizar essas palavras e expressões para enriquecer sua argumentação e garantir uma boa pontuação na competência 3 do ENEM. E para praticar ainda mais, não esqueça de acessar  nossa plataforma, onde você encontrará centenas de temas de redação e correções detalhadas para aprimorar suas habilidades. Vamos lá, RedAluno, conquiste sua nota 1000! 🎉✍️📚

                                  Como citar o IBGE na Redação: Exemplos e Dicas

                                  📚 E aí, RedAluno! Sabe como o IBGE pode turbinar a sua redação? Utilizar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma excelente forma de enriquecer sua argumentação, garantindo pontos preciosos na Competência 2 (Repertório Sociocultural) e na Competência 3 (Coerência Argumentativa). Vamos aprender como citar o IBGE corretamente e usar suas estatísticas para fundamentar seus argumentos de forma eficaz. 🚀 O que é o IBGE? 📈 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é responsável por coletar, analisar e divulgar informações estatísticas sobre a população, economia, meio ambiente e território do Brasil. Seus dados são essenciais para a formulação de políticas públicas e análises sociais. Como citar o IBGE na Redação? Para citar o IBGE na redação, você pode usar tanto citações diretas quanto indiretas. Veja alguns exemplos de como fazer isso: Citação Direta: “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 35 milhões de brasileiros não têm acesso regular a serviços de saúde.” Citação Indireta: Segundo o IBGE, 35 milhões de brasileiros não têm acesso regular a serviços de saúde. Dados de Saúde do IBGE para sua Redação 🏥 Saúde: A desigualdade no acesso aos serviços de saúde reflete a negligência governamental em prover cuidados básicos, agravando a saúde pública nas comunidades carentes. A falta de políticas eficazes perpetua essa desigualdade, resultando em maiores taxas de doenças crônicas e menor qualidade de vida. Dados de Educação do IBGE para sua Redação 📚 Educação: A queda na taxa de matrículas no Ensino Fundamental e a desigualdade regional no Ensino Médio indicam a necessidade de políticas públicas mais eficazes para garantir acesso e permanência na escola. A desigualdade no acesso à educação perpetua ciclos de pobreza e limita as oportunidades de desenvolvimento. Dados de Desigualdade do IBGE para sua Redação 📉 Desigualdade: Apesar da redução da pobreza, a desigualdade estrutural persiste, especialmente nas áreas rurais e entre a população negra. As políticas públicas precisam abordar essas disparidades para promover uma igualdade efetiva e inclusiva. Dados de Meio Ambiente do IBGE para sua Redação 🌿 Meio Ambiente: Os dados refletem a urgência em implementar políticas ambientais eficazes para combater o desmatamento e as queimadas, proteger recursos hídricos e reduzir a poluição. A falta de ações concretas contribui para a degradação ambiental e afeta a saúde e o bem-estar da população. Dados de Segurança do IBGE para sua Redação 🛡️ Segurança: A sensação de insegurança e a baixa confiança na justiça destacam a necessidade de reformas nas políticas de segurança pública. A alta percepção de risco de violência sexual entre mulheres e a vulnerabilidade de grupos específicos exigem medidas urgentes para garantir a segurança de todos os cidadãos. 📜 Agora que você sabe como citar o IBGE na redação e usar seus dados para enriquecer sua argumentação, está mais preparado para construir uma redação sólida e bem fundamentada. Utilize essas informações para garantir pontos nas competências 2 e 3 do ENEM. E não se esqueça de acessar nossa plataforma para praticar ainda mais e conquistar a nota 1000 na redação! 🚀

                                  As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes | Tema de redação

                                  A obesidade infantil é um problema crescente e alarmante, especialmente em comunidades carentes. No dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, uma data crucial para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos e do combate a essa grave questão de saúde pública. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas, enquanto 18,9% dos adultos estão acima do peso. Esses números mostram a urgência de abordarmos o problema com seriedade e ação efetiva. Neste post, vamos explorar como as políticas públicas podem ajudar a combater a obesidade infantil em comunidades carentes. Discutiremos as causas, consequências, e soluções possíveis, bem como apresentaremos repertórios valiosos para entender melhor esse desafio. Que tal praticar e refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais saudável para nossas crianças? Vamos lá! Proposta de redação sobre obesidade infantil A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação sobre obesidade infantil Textos motivadores sobre obesidade infantil Texto I A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. Os ambientes e locais que as pessoas frequentam podem favorecer ou não a obesidade, o que é chamado de ambientes obesogênicos, e estimular a alimentação inadequada, o comportamento sedentário e a inatividade física. Os hábitos também impactam nas escolhas alimentares, assim como as questões econômicas. Até mesmo a infraestrutura de uma cidade é considerada um fator para o surgimento e crescimento da doença. E já que a obesidade é um desafio global para a saúde e para a sociedade, é necessário adotar estratégias efetivas em todo o mundo para prevenir e deter o avanço do problema. Mas a transformação também pode e deve acontecer localmente. A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):