logo redação online

TEMA DE REDAÇÃO – Os cuidados com a exposição na internet

Leia atentamente o texto abaixo e escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre Tema – Os cuidados com a exposição na internet.

Texto 1

Realizado pelo Portal Educacional e coordenado pelo psiquiatra Jairo Bouer, foi feito um estudo com adolescentes entre 13 a 17 anos que responderam sobre exposição via rede e relações virtuais. Diante dos resultados, Jairo e os pesquisadores chegaram a conclusão de que há vários comportamentos dos jovens a ser melhor entendido e discutido. […] O problema da exposição na rede e seus impactos foi um tema levantado no estudo. As respostas revelam que 36% costumam postar comentários na Internet e 71% costumam postar fotos, 7% já colocaram fotos ou filmes mais ousados na rede. Além de não se importar com as consequências dessas atitudes, os jovens também não usam ferramentas de segurança no próprio computador. 35% deles não usam filtros para impedir que qualquer um acesse as suas informações e quase 7% costumam abrir a webcam para pessoas que não conhecem. O conteúdo publicado na rede também traz problemas de relacionamento com o namorado(a) (17%) e amigos (19%). Além disso, 10% já enfrentaram problemas por causa de imagens ou posts publicados por outras pessoas na rede. […] A violência também foi abordada na pesquisa. Entre os entrevistados 69% concordam que o anonimato da Internet estimula as pessoas a ofenderem umas às outras, já 29% já fizeram algum comentário ou tiveram alguma atitude ofensiva com amigos ou desconhecidos na Internet.

Adaptado de: https://vilamulher.uol.com.br/familia/filhos/pesquisa-alerta-para-os-riscos-daexposicao-dos-jovens-na-internet-28130.html

Exemplo Tema – Os cuidados com a exposição na internet

Na série de televisão, Euphoria, a personagem Kat Hernandez, tem um vídeo íntimo exposto na internet, o que ocasiona inúmeros conflitos que ela tenta evitar, entre eles, o bullying. Casos como esse encontram um crescimento no país, e discussões em relação ao tema aumentam principalmente nas mídias e redes sociais. Eles acontecem em decorrência do descaso do corpo cívico e da negligência estatal. Portanto, medidas são cabíveis a serem tomadas, com o intuito de amenizar o problema.
Convém ressaltar, a princípio, que o abandono da população a respeito da exposição de pessoas nas redes sociais colabora para a ampliação do imbróglio, uma vez que o aumento de casos persiste entre jovens menores de dezoito anos. Consequentemente, o desenfreamento de tais obstáculos torna-se constante, e não atinge somente a exposição desses adolescentes, como também a absorção de conteúdos inadequados para a idade dos mesmos. Outrossim, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80% do país tem acesso à internet, redobrando a importância do conteúdo, visto que invasões a privacidade e escape de informaões pessoais estão suscetíveis a acontecer com qualquer indivíduo.
Sob o mesmo ponto de vista, o desamparo do estado no que concerne às exposições em sites e redes sociais, é um dos principais fatores que auxiliam na problemática. Isso posto, nota-se a carência de um monitoramento eficaz em relação a vazamentos de dados e exibição de conteúdos impróprios, principalmente os que incluem crianças e jovens, nos quais, ainda não alcançaram a maioridade civil.
Portanto, diante dos aspectos conflitantes relativos aos cuidados que a sociedade deve tomar em relação a internet, são necessárias intervenções. À vista disso, o Governo Federal – principal responsável pela ordem pública – deve investir em monitoramentos peremptórios e na propagação de palestras virtuais e presenciais que alcancem o público. Assim, situações como a de Kat serão amenizadas.

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg