logo redação online

TEMA DE REDAÇÃO – ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Com base nos textos motivadores abaixo, produza uma redação dissertativoargumentativa sobre o tema: ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL.

TEXTO 1

O ensino a distância no Brasil O ensino a distância no Brasil vem evoluindo consideravelmente nos últimos tempos e muitas coisas estão se desenvolvendo ao mesmo passo. Com o avanço da tecnologia, a demanda por cursos online EAD vem aumentando consideravelmente e se mostra como a grande tendência para a educação nos próximos anos, além de se configurar como uma grande oportunidade de negócio. Para se ter uma ideia, o último Censo EAD Brasil 2014/2015 revelou que existiam 1840 cursos a distância regulamentados no Brasil, com uma média de quase 520 mil alunos ativos matriculados. A tendência é que 56% das instituições em 2016 aumente os investimentos na área visando acompanhar as evoluções tecnológicas e o aumento acelerado da demanda.

EXEMPLO

Em sua etimologia, o processo educacional necessariamente conduz pessoas a um patamar superior. Essa ideia corrobora a visão de Paulo Freire, que diz que não é a educação que transforma o mundo, mas ela muda pessoas e pessoas é que transformam o mundo. Logo, se queremos produzir uma educação de qualidade e massificada, para um país continental como o Brasil, devemos cada vez mais investir em tecnologia para garantir que o que há de melhor no processo educacional possa atingir o maior número possível de pessoas.

Em primeiro plano, vale ressaltar que a desigualdade educacional no Brasil ainda é um problema que deve ser solucionado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a necessidade de trabalhar e a gravidez estão entre os principais motivos para a evasão escolar. Consequentemente, para impedir que grande parte da população permaneça com baixa escolaridade e seja afastada do mercado de trabalho, é necessário que se invista em modalidades de ensinos como a Educação a Distância – EaD com o intuito de minimizar essa desigualdade.

Ademais, o EaD pode possibilitar um ensino de qualidade para aqueles que não possuem tempo ou dinheiro para um curso presencial. Segundo o criador da Khan Academy, Salman Khan, a educação pode ser melhorada com uso de tecnologia disponível, gratuita e de qualidade. Dentro deste cenário, vale ressaltar que não devemos criar preconceitos no que diz respeito a esse sistema de ensino, pois, segundo o Padre Antônio Vieira, “A boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor”, ou seja, que independente do jeito que a educação seja aplicada, ela proporcionará efeitos positivos e valiosos.

Torna-se evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para mitigar esse problema. Cabe, então, ao MEC (Ministério da Educação), como órgão promotor da educação, investir em capacitação de professores, por meio de uma plataforma gratuita de ensino online e fóruns regionais, além de conscientizar a sociedade acerca da importância do EaD, a fim de mudar os conceitos preestabelecidos pela população. Dessa forma, a população terá amplo acesso a uma Educação de qualidade e acessível, ajudando a reverter essa atual desigualdade educacional.

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg