logo redação online

TEMA DE REDAÇÃO – Analfabetismo: um problema social que atinge milhares de brasileiros.

Analfabetismo: um problema social que atinge milhares de brasileiros.

Com base nos textos motivadores apresentados, escreva uma redação sobre o tema: Analfabetismo: um problema social que atinge milhares de brasileiros.

A educação é um setor onde os benefícios são a longo prazo, muitos são os jovens que não têm paciência em estudar para depois terem uma vida digna ou estável. Preferem muito cedo largar a escola e entrar rapidamente num emprego para ganhar dinheiro e garantir seu sustento. Ainda há os que dizem: “Vou estudar para quê? Os funcionários esperam no fim do mês e têm um salário que eu nos meus negócios posso tê-lo em uma semana ou menos”.

Para que toda ação tenha sucesso é necessário que a pessoa que a pratique seja incentivada. Nas nossas escolas alguns professores não conseguem fazer com que seus alunos estejam motivados em suas aulas por falta de criatividade e amor pelos alunos e pelo trabalho, impacientes pensam que ensinar é criticar, nunca estimulam seus alunos.

Exemplo

Na obra “Utopia”, o escritor e filósofo Thomas Morus idealiza uma sociedade harmônica, em que prevalece o bem-estar social coletivo. Entretanto, em se tratando do contexto atual, alguns fatores contribuem para distanciar a sociedade idealizada por ele, e o mais notável certamente é o analfabetismo. Tal problema tem se tornado invisível devido ao pouco destaque dado a discussões como essa. Sendo assim, urge analisar, as causas, as consequências e desenvolver estratégias para reverter esse quadro.
De início, vale ressaltar que no Brasil, a principal causa indutora para a analfebetismo é a negligência do Poder governamental, tanto quanto, a evasão escolar que crianças não ingressam na escola, ou simplesmente abandonam por ter que assumir outras responsabilidades. Prova disso, é uma pesquisa realizada Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), mostrando que 4,6% das crianças de 5 a 13 anos trabalham e não estudam, por consequência, tanto o número de evasão escolar cresce, quanto o analfebetismo brasileiro. Diante disso, observa-se a pouca intervenção governamental.
Ademais, é válido pontuar as consequências voltados ao cidadão , que sofre com o iletrado, como a falta de capacitação profissional, e exclusão social. Segundo o IBGE, a taxa de analfebetismo no Brasil é de 7,0% .Faz parte dessa população indivíduos com 15 anos ou mais isso representa 11,5 milhões de pessoas. Enfim, a falta de direcionamento de verbas, frente a esse cenário.
Portando, é preciso que o Estado tome providências para atenuar a problemática. Nesse sentido, é crucial que o Poder Público, por meio de investimentos em verbas, crie projetos de alfabetização eficientes, além de auxílio financeiro aos alunos de baixa renda, a fim de incentivar os alunos a estudarem e a não desistirem da escola. Através dessas medidas, espera-se promover melhora nesse problemática.

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg