Tema: Os efeitos da violência contra os idosos no Brasil
Em 2003, a telenovela 'Mulheres Apaixonadas' comoveu milheres de brasileiros ao exibir a relação desrespeitosa que a personagem Doris tinha com seus avós. Nessa perspectiva, apesar de sensibilizar boa parte da sociedade, a terceira idade continua sendo alvo de preconceito e maus tratos. Essa postura revela a intolerância e hostilidade com esse grupo além de evidenciar a objeção em reconhecer o valor que a experiência dessa população tem a acrescentar aos demais.
Em primeira análise, cabe salientar que a falta de compreensão das demandas que a terceira idade exige, alimentam certa agressivadade nas pessoas. Em virtude da convivência e do contato cotidiano, esse grupo se torna vítima até mesmo daqueles que deveriam ser os primeiros a protegê-los: seus familiares. Essa incoerência se funda na dificuldade em atender e se adaptar às novas necessidades e as pontuais limitações que se apresentam nessa fase da vida. Nesse sentido, é evidente que esse momento exige certo cuidado mas, ainda assim, não significa que o idoso deva ficar recluso ou ser desprezado.
Um segundo fator importante na discussão diz respeito a falha de toda a sociedade em não legitimar a bagagem da comunidade sênior. Exemplo prático e comum dessa situação é a recusa ou dispensa das pessoas mais velhas do mercado de trabalho. Sob essa perspectiva, todos perdem ao não incentivarem a troca de conhecimentos entre o que é novo e o que é experiente, podendo assim se precaver de possíveis insatisfações ou erros. Na prática, essa lição vai muito além do âmbito profissional, a voz da experiência proporciona testemunhos reais, vividos em primeira pessoa, e deve ser enaltecido.
Fica claro, portanto, que medidas devem ser tomadas para combater a violência contra idosos no Brasil. Dessa forma, cabe ao Poder Público estimular políticas de proteção aos idosos, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao promover atendimento especializado aos mais velhos nas delegacias do país, de forma que elas tenham onde se informar ou até denunciar quem as maltratam para que dessa forma a ocorrência dessa violência diminua. Assim sendo, será possível evitar que os cidadãos perpetuem atitudes desrespeitosas assim como as da Doris para com seus avós e que enfim, esse grupo seja prezado.