REDAÇÃO MODELO ENEMTEMA: A QUESTÃO DA EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
A Constituição Federal do Brasil, promulgada em 1988, assume, pelo Artigo 6º, que a educação é um direito de todo cidadão e, para tanto, é dever do Estado garanti-lo. No entanto, ocorre que a evasão escolar é uma questão ainda muito presente no país, o que corrobora à fragilização do direito previsto na Constituição. Com efeito, para que a evasão escolar seja superada no Brasil, há de se combater o modelo escolar inadequado presente nas escolas e a desigualdade social.
Nesse sentido, o modelo escolar brasileiro é baseado no formato da Revolução Francesa, ocorrida em 1789. Tal modelo educacional se fundamenta sobre o ensino teórico de muitas matérias, de modo que haja pouca ou nenhuma prática. Nesse viés, os assuntos estudados são, muitas vezes, inúteis ao cotidiano dos alunos, uma vez que não possuem qualquer aplicabilidade nas vivências de suas rotinas. Diante desse cenário, os alunos se veem desestimulados a permanecer estudando e preferem ingressar no mercado de trabalho, o qual oferece retorno financeiro e aprendizagem quase imediato. Logo, se torna fato que a permanência do modelo educacional do século XVIII é um causador de um dos maiores problemas educacionais do Brasil: a evasão escolar.
Ademais, crianças e adolescentes que convivem com a escassez de recursos básicos ficam, em muitos casos, impossibilitados de estudar. A esse respeito, o município de Melgaço, no Pará, possui o pior IDH de todo o Brasil, apresentando falhas na disponibilização de saneamento básico e de transporte escolar, por exemplo. Todavia, a realidade de Melgaço não é única no Brasil: ela se repete por toda a nação. Sendo assim, a desigualdade social imposta nos muitos municípios, se não impede que os estudantes cheguem às escolas por falta de mobilidade, obriga-os a abandonarem seus estudos para trabalhar e ajudar nas contas da família. Dessa forma, enquanto a desigualdade social se mantiver, crianças e jovens permanecerão sem o mínimo de dignidade para o completar os estudos, ocasionando a evasão escolar.
Urge, portanto, que a evasão escolar seja combatida. Assim, é dever do Ministério da Educação, responsável pelo progresso na educação do Brasil, incentivar os alunos a irem à escola e dar condições para que lá permaneçam. Essas ações devem se dar por meio de uma reforma na Base Nacional Comum Curricular, visando matérias mais aplicáveis no cotidiano e também mediante a criação de um auxílio financeiro estudantil. Aplicadas, essas medidas objetivam tornar as matérias mais práticas e assegurar que os estudantes possam ter as condições básicas para frequentar a escola, de forma que a Constituição Federal passe a ser realidade na vida de todos os alunos.