Tema: A importância da educação financeira em momentos de crise no Brasil.
No filme "Até que a Sorte Nos Separe",uma comédia brasileira, é retratada uma família que,alguns anos após ganharem na Mega-Sena,declaram falência,devido aos gastos excessivos e não planejados. De maneira análoga, é visível que existe um grande desequilíbrio no corpo social vigente,uma vez que muitas pessoas não possuem acesso às informações sobre como administrar tais recursos, provocando uma profunda discrepância na relação coletiva. Isso se deve, sobretudo,a omissão governamental e à influência negativa da mídia na formação individual.
Em primeiro momento, é notório que a negligência do Estado caracteriza-se como imprescindível contribuinte. Na obra "Cidadãos de Papel",do escritor Gilberto Dimenstein,traz como reflexão a fragilizada democratização dos direitos constitucionais,na qual a cidadania é garantida apenas no papel,mas não existe na realidade. De forma proporcional, torna-se possível a visualização de que a maior parte da população não consegue ingressar em um ensino de finanças de qualidade,pois a falta de informações sobre tais assuntos, contribui significativamente para alienação das pessoas frente ao mercado de transações financeiras,sendo que seu déficit primordial se encontra na carência de instruções nas escolas e universidades, responsáveis por ingressar os sujeitos na esfera pública.
Em segunda análise, fica perceptível que a influência negativa dos meios midiáticos tende a agravar as dificuldades da sociedade,dado que seu grande alcance,muitas vezes, é apenas usado para aumentar o consumismo. Em face disso, Adorno e Horkheimer, dois importantes filósofos, trazem o conceito de Indústria Cultural, em que o homem é utilizado exclusivamente como uma ferramenta para maximizar os lucros dos grandes empresários. Dessa forma,a intensidade das propagandas que buscam influenciar os indivíduos a consumirem cada vez mais tem ocasionado uma alienação comportamental nos consumidores,que não se importam com as consequências dos gastos desnecessários,mas somente com uma satisfação momentânea.
Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas para mitigar tal revés. Para tanto, faz-se necessário a atuação conjunta do Mistério da Educação (MEC),em parceria com as Secretarias de Municipais de Cidadania, promover o acesso a um sistema de conhecimento monetário de excelência,por meio da inclusão da matéria de educação financeira na grade comum curricular,a fim de disponibilizar suportes para todos. Ademais,cabe ao Legislativo criar leis mais rigorosas em relação a utilização das redes de mídia para divulgação de conteúdos que visem potencializar só a lucratividade em detrimento de informações importantes, por intermédio de fiscalizações constantes e aplicações de multas, objetivando reduzir a alienação no tecido civil. Assim, a nação brasileira poderá desenvolver uma verdadeira harmonia.