Carlos Drummond de Andrade, em seu poema "No meio do caminho", retrata o percurso de uma pedra presente em sua trajetória. Embora o contexto do poema do contista não tenha sido escrito sob o viés social, percebe-se um alinhamento com a realidade, no que tange às consequências da busca por padrões de beleza idealizados. No sentido de que, esse é um notório problema social, que persiste sem solução, à custa da exclusão social e da escassa educação populacional inconsciente.
Em primeira análise, sabe-se que a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é o documento global que rege as relações humanas, a fim de estabelecer harmonia entre todos. Isso significa que a romantização exacerbada da beleza não deve continuar, pois, de acordo com a DUDH, é necessário garantir o bem-estar pleno de todos, agindo sempre em espírito de fraternidade. Dessa forma, é preciso traçar metas para amenizar o impasse.
Igualmente, pode-se considerar a falta de consciência social sobre a questão da normalização dos padrões estéticos como obstáculo secundário ante a resolução do óbice. Nessa lógica, o filósofo Karl Marx, teceu diversas críticas em suas obras sobre a atuação governamental em relação à educação cidadã nas sociedades. Em se tratando das consequências da busca por padrões de beleza, é possível perceber que as críticas de Marx se fundamentam, pois o Estado brasileiro não promove a conscientização social em nenhuma de suas instâncias, como a escola ou os meios de comunicação, ferindo, assim, a cidadania e as garantias constitucionais. Seguindo esse viés, é inadmissível que tal problemática persista, sendo assim, necessário uma intervenção governamental.
Isto posto, é inegável a necessidade de intervenção no que tange à problemática. O Ministério da Educação, por meio de palestras nas escolas e universidades, deve criar campanhas de debate social, que possibilite a discussão de assuntos silenciados socialmente como as consequências da busca por padrões de beleza idealizados. Tais debates devem extrapolar o espaço acadêmico, com transmissões ao vivo pelas redes sociais, por exemplo, para aumentar a possibilidade de discussão e para que toda sociedade tenha conhecimento do assunto. Espera-se, dessa forma, que o tema deixe de ser um assunto desconhecido e tenha possibilidade de ser minimizado.