Em razão do sistema econômico do pós-guerra, que estimulou a aquisição de bens materiais, surgiu o consumismo. Nesse contexto são preocupantes os impactos para o meio ambiente, pois ocorre uma exploração excessiva dos recursos naturais. Desse modo, um desafio pertinente no Brasil contemporâneo é o consumo consciente, assim é relevante entender as causas e consequências do consumismo, bem como, a importância da consciência na hora de comprar.
Em primeira análise, percebe-se que a principal causa do consumismo é a influência das mídias sociais. De tal maneira, uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers demonstrou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais no processo de compra. Sob esse viés, o consumidor manipulado pela mídia, realiza compras, que muitas vezes, são desnecessárias. Nesse sentido, são sérias as consequências para o meio ambiente, pois para atender a demanda de produção e consumo é necessário retirar a matéria-prima da natureza, fazer grande uso da energia elétrica e água, gerar emissão de gases poluentes, poluição geral, devastação e degradação dos ecossistemas. Dessa forma, é nítido que o consumismo tem relações negativas diretas com o meio ambiente.
Outrossim, o consumo consciente é caracterizado por ser hábitos de compras saudáveis, de adquirir apenas o necessário, optar por empresas e serviços sustentáveis, reutilizar e reciclar produtos. Nessa lógica, o meio ambiente é preservado, evitando escassez de água e outros recursos naturais, desastres como enchentes e garantido um mundo mais saudável para as próximas gerações. Entretanto, o consumo consciente é um desafio na realidade brasileira, prova disso, é a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, pois demonstrou que 97% dos brasileiros possuem alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente. Logo, é evidente que medidas são necessárias diante dessa problemática social.
Destarte, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, por meio das mídias sociais, divulgar propagandas institucionais, com o intuito de promover conhecimento sobre os malefícios do consumismo para o meio ambiente, bem como, incentivar o consumo consciente. Em adição, o Ministério da Educação, nas escolas, deve desenvolver projetos de consumo consciente, com palestras, trabalhos com reutilização de materiais, coleta de lixo eletrônico e incentivo a separação do lixo para reciclagem, com o objetivo de transformar os estudantes em adultos conscientes. Portanto, por meio dessas medidas, será possível alcançar o consumo consciente no Brasil, garantido a preservação do meio ambiente.