Tema: Combate ao Consumo de Álcool na Juventude Brasileira.
Correção: Critérios do Enem.
Na série norte-americana “13 Reasons Why”, veiculada pela plataforma da Netflix, é retratada uma passagem da jovem protagonista Hannah: por pegar carona com a sua amiga Sheri, que ainda estava embriagada após uma festa, as duas sofrem um acidente de carro. De maneira análoga, fora das telas, a conjuntura brasileira hodierna é uma reprodução do estado de Sheri, uma vez que a questão do consumo de bebidas alcoólicas na juventude ainda constitui uma problemática recorrente e revela um descompromisso por parte das famílias dos adolescentes. Nessa perspectiva, a presente situação conflituosa advém não somente do desconhecimento a respeito dos riscos do álcool, como também da influência do meio social, necessitando-se, dessa forma, de profundas análises diante dessa temática.
Convém ressaltar, primeiramente, que a insuficiência de debates, principalmente no âmbito familiar e escolar, traduz a incidência da ingestão de bebidas alcoólicas entre os jovens. A esse respeito, torna-se pertinente mencionar o filósofo Platão e sua metáfora “Mito da Caverna”, na qual se revela um ser que, ao ficar acorrentado em uma caverna, não possui contato com o mundo real, cuja transparência é ofuscada pelas sombras subterrâneas. Paralelamente à passagem discorrida, os jovens desprovidos de informações válidas relacionadas, por exemplo, aos efeitos do álcool no funcionamento do organismo, vivem na escuridão, isto é, na ignorância, o que reflete, por conseguinte, na ocorrência de atrocidades, tais como acidentes de trânsito. Dessa maneira, fica clara a importância da instrução preventiva para conscientizar a parcela mais jovem da população.
Ademais, é imprescindível pontuar o papel determinante do ambiente social como mais um dos fatores que agrava as adversidades supracitadas. Nesse sentido, vale destacar as ideias do pensador Nicolau Maquiavel, segundo as quais as ações humanas são condicionadas pelo meio onde o indivíduo está inserido. De fato, é perceptível a influência descrita por Maquiavel no panorama contemporâneo, haja vista que os jovens, com o intuito de adequarem aos padrões dos amigos e de evitarem a exclusão, submetem-se à experimentação do álcool por pressões externas. Assim, enquanto as relações na juventude simbolizarem, sobretudo, um instrumento de alienação, as escolhas individuais não serão respeitadas.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de medidas interventoras para conter o consumo de bebidas alcoólicas na adolescência em todo o território nacional. Para tanto, é fundamental que as escolas, juntamente com as famílias - fortes instituições de formação - disseminem conteúdos acerca de consequências do álcool ao organismo humano, por meio de projetos pedagógicos, como rodas de conversa interativa entre alunos e profissionais da saúde, a fim de auxiliar na difusão do conhecimento coletivo. Além disso, é fundamental que os pais supervisionem o círculo de amizades dos filhos, por meio de diálogo aberto, com o objetivo de eliminar qualquer influência negativa desses laços. Com efeito, espera-se que o quadro descrito em 13 Reasons Why não se perpetue na nação brasileira.