Segundo o psiquiatra brasileiro Augusto Cury: “O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças”. O desejo de ser recompensado conforme seu desempenho é algo que cresce no imaginário do brasileiro, contudo a meritocracia esbarra nos principais entraves sociais que são: disparidade no acesso a educação de qualidade e salário que inviabiliza a transição entre camadas sociais.
Ademais, conforme levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo de 2017, considerando 10% das maiores notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do mesmo ano, apenas 18% são da rede pública. O estereótipo de que a escola pública anda em pé de desigualdade no Brasil e tem menos chances é real. A cultura disseminada no país é a da meritocracia, estimulando os estudantes a acreditarem que seu esforço escolar será recompensado conforme sua dedicação, esquecendo – se que a realidade da falta de professoras qualificados e infraestrutura precária é exclusiva apenas das camadas mais pobres.
Outrossim, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, quase metade da população sobrevive com R$ 438 mensais, enquanto do outro lado, 1% dos brasileiros desfrutam de um salário acima de R$ 15.000. A meritocracia é um termo que em sua forma plena se torna inaplicável na atual sociedade, enquanto uma parte das pessoas possui rendimentos confortáveis para se capacitar com cursos e livros, o outro polo deve fazer bicos para completar a renda.
Em suma, cabe ao Ministério da Educação em parceria com o Governo Federal implantar o projeto “Mudando o Brasil”, cujo qual será investido na remodelação das estruturas físicas das escolas para receber de forma adequada os estudantes, além disso, a criação de simpósios mensais para a capacitação dos professores, através de projetos de leis que visem fixar tais propostas com essenciais e inalienáveis. Dessa forma, conseguindo propiciar oportunidade a todos os brasileiros de forma equitativa, com chances reais de acender socialmente e, assim, ser possível implantar a meritocracia de forma justa.