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TEMA DE REDAÇÃO – O histórico desafio de valorizar o professor

Leia os textos abaixo e escreva uma dissertação sobre Tema – O desafio de valorizar o professor.

Texto 1

O ano começou com uma boa notícia para os professores da educação básica. Um aumento de 6,81% na chamada Lei do Piso (LP), bem acima da inflação de 2,8% estimada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Com isso, o piso salarial de um professor no Brasil passa de R$ 2.298,80 para R$ 2.455,35. Desde a implantação da LP, estados e municípios têm feito uso dosrecursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Lei do Piso e o Fundeb são, sem dúvida, dois instrumentos importantes para o atingimento da meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece equiparar o rendimento médio dos profissionais do magistério das redes públicas àquele dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do 6º ano da vigência deste PNE, ou seja, 2020.

Fonte: https://istoe.com.br/valorizacao-do-professor/

Exemplo Tema – O desafio de valorizar o professor.

No filme “Capitão Fantástico”, há uma cena no qual o protagonista, que cria e educa seus filhos longe da civilização, convida uma de suas filhas para debater com um primo que demonstra não possuir opinião crítica acerca do assunto. Fora da ficção, no Brasil, o histórico desafio de valorizar o professor faz com que cada vez mais “primos” se formem nas escolas e universidades. Desse modo, convém analisarmos as principais causas e consequências desse problema em nosso tecido social.

Em primeiro lugar, é importante reconhecer a escola como um ambiente de formação intelectual e capacidade de reflexão. Durante a maior parte da Ditadura Militar, os professores não tiveram liberdade para ensinar sem censura. Com isso, nos anos seguintes a figura do professor passou a ser vista como algo sagrado e inquestionável. Sendo assim, o processo de formação do senso crítico foi prejudicado, pois tanto alunos quanto professores adequaram-se ao modo ditatorial de transmissão do conhecimento.

Outrossim, nos dias atuais, é possível enxergar mudança no processo de ensino. Segundo Paulo Freire, não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho e na ação-reflexão. Nesse contexto, observa-se a valorização da comunicação e do debate como fatores fundamentais no desenvolvimento da relação aluno-professor. Contudo, esse conceito não agrada a todos, haja vista a presente desvalorização dos professores, que constantemente sofrem ataques e, infelizmente, agressões verbais e físicas.

Destaca-se, portanto, a necessidade de medidas que resolvam o impasse. O Ministério da Educação,  por meio dos veículos de comunicação, deve criar um Plano Nacional de Valorização da Educação, que será transmitido para todo país a fim de promover a valorização do professor na sociedade e a importância da educação para a cidadania.