ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

A AIDS é um problema de saúde já muito conhecido e discutido em todo o mundo. Mas apesar de todas as campanhas de conscientização, a doença continua crescendo, principalmente na população idosa. Este cenário ocorre devido a diversos fatores, principalmente ligados a formação familiar dos mesmos e causa problemas agudos em pacientes que já não tem sua saúde em pleno estado. Sob esses aspectos convém analisar-se as principais causas e consequências do HIV durante a terceira idade.


As campanhas de concientização que existem hoje tomam como alvo principal a população jovem. Este pode ser encarado como um dos motivos responsáveis pelo aumento de 657%, segundo dados do Ministério da Saúde, dos diagnóstivos de AIDS entre a terceira idade.  Porém não é o único, nesta fase da vida a prática sexual é subestimada pelos idosos, que não se protegem durante o ato pois 'não seram atingidos'. Sabe-se que na época em que começaram suas vidas sexuais, a sexualidade, os métodos contraceptivos, e as doenças sexualmente transmissíveis eram um tabu dentro de casa e na sociedade. Assim, se tornaram adultos com um embassamento de prevenção quase nulo, fazendo com que hoje sofram as consequências.


Um idoso portador de HIV, além de ter que encarar os sintomas do próprio vírus no corpo, ainda tem a preocupação com as doenças segundárias que podem surgir, como a tuberculose. De acordo com a UNAIDS, uma em cada cinco mortes causadas pela tuberculose acontece entre pessoas com HIV. Além disso, como seu sistema imonológico já está deficitário, o coquetel de remédios para amenizar as consequências da AIDS muitas vezes não tem o efeito desejado, fazendo-se necessário mais cuidados e consequentemente tomando a liberdade de vida do idoso.


Com todos os aspectos apresentados, percebe-se que o HIV entre a terceira idade é um impasse social. A prevenção do vírus deve passar a ocorrer com medidas também voltadas para o público mais velho e atráves de aconselhamentos dentro das unidades de saúde, feito por profissionais preparados para lidar com a situação. O objetivo deve ser, principalmente, mostrar as dificuldades de um portador de HIV, além de apresentar o uso da camisinha como algo normal e necessário na vida sexual da terceira idade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde