ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

A terceira Revolução Indústrial ocorreu com o grande avanço tecnológico das mais variadas áreas do conhecimento. Nesse sentido, esse fato permitiu a descoberta e o tratamento de novas doenças, como o HIV, que atualmente atinge uma grande quantidade de idosos. A partir disso, há a necessidade da discussão desse assunto levando em consideração o conhecimento científico que deixa a situação inadmissível. Ademais, isso é um problema por conta da experiência dos idosos e o preconceito da sociedade.


Primeiramente, a cultura dos idosos difetente das atuais gerações impulsionam o aumento dos casos. Diante disso, no final da década de 60 ocorreu o Woodstock, um evento de música que ocorreu deliberadamente o consumo de drogas e o sexo. Dito isso, é notório que essas pessoas viveram em uma época de transições e descobertas, onde mulheres e homens lutavam contra o tradicionalismo, que acabou enraizando alguns costumes nas pessoas. Sendo assim, a consientização da popoulação idosa é um ótimo passo inicial para combater o problema.


Segundamente, faz-se mister ainda, salientar o preconceito da sociedade acerca da vida sexual dos idosos como agravante do problema. Nesse contexto, segundo o diretor clínico do IGESPA, Dr. Marcos Cyrillo, por conta do preconceito, muitas vezes descobre-se as doenças por acaso. Diante do exposto, verifica-se lamentavelmente que esse fato prejudica os idosos em muitas maneiras, tanto com o descobrimento tardio, tanto com afastamento desses como possíveis públicos-alvos para propagandas de conscientização e prevenção das DST'S. Contudo, vale destacar a necessidade de um aprimoramento dos postos de saúdes para melhor atender os idosos.


Destarte, é dever da Mídia, desmistificar o uso de preservativos para a população idosa, por meio de programas e publicidades na televisão e nos jornais impressos, visto que a terceira idade é majoritariamente consumidores desses meios de comunicação, para que assim o Woodstock permaneça apenas como um fato revolucionário na lembrança dessas pessoas e não como cultura. Outrossim, é dever do Ministério da Saúde adverter e conscientizar os profissionais da área, com exemplos, visitas e palestras de idosos que já passaram por tal situação. Com tudo isso, somente assim a terceira Revolução Indústrial terá efeito positivo sobre todas as áreas e idades.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde