ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

 Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada. O argumento do jornalista e crítico social Henry Louis Mencken, leva a reflexão de que é preciso considerar todas as opções antes de se fazer uma escolha. Nessa perspectiva, ao analisar a relação entre excesso de trabalho e saúde mental, com o possível desenvolvimento da Síndrome de Burnout(doença resultante de estresse crônico no trabalho), observa-se o aumento no número de afastamentos laborais quando correlacionados esses dois assuntos. A partir desse contexto torna-se relevante debater sobre o tema abordado.


  Em primeiro momento, insta esclarecer que a Constituição Federal de 1988 reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado. No entanto, segundo dados da Secretaria de Previdência, os egressos trabalhistas nos últimos anos saltaram de 48 para 73 casos. Sob essa ótica, ganha particular importância a concepção proposta por Mencken, pois não basta a existência de leis para alteração da realidade, é necessário empenho da sociedade civil e do Estado para cobrar e fiscalizar o ordenamento jurídico.


  Outro ponto importante, é a forma de inclusão e acesso a informação para esclarecimento  sobre a Síndrome de de Burnout. Dessa forma, pessoas diretamente afetadas, juntamente com outras ligadas a ela ou não, poderão ser conscientizadas sobre essa doença. Nesse sentido, é importante que cada caso seja analisado com particular importância e de forma sigilosa. Assim, espera-se evitar que o indivíduo relute em receber tratamento por medo de constrangimentos, ou simplesmente, pela falta de informação, temer a doença e possível insegurança empregatícia que ela possa trazer consigo.


 Diante do exposto, é primordial que o Ministério da Saúde invista na capacitação de profissionais, métodos preventivos e infraestruturais, tanto quanto incentive ações privadas, que possam esclarecer a população sobre essa nova temática. Por meio dessas ações, almeja-se reduzir a aparecimento de novos casos, e consequentemente aumentar qualidade de vida no ambiente de trabalho. Em analogia a Mencken, que esse problema tão recente e complexo, seja resolvido de forma simples ou complexa, porém, correta.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde