SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom SUCESSO15 em todos os planos!

Tema de redação do Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

A redação do Enem 2018 abordou um tema de extrema relevância na contemporaneidade: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Com a popularização da internet e o acesso facilitado às informações, surgiu um novo desafio para a sociedade: como lidar com a veracidade e a confiabilidade das informações que consumimos diariamente.

A proposta do tema instigou os participantes a refletirem sobre o papel dos meios de comunicação, o impacto das fake news e a responsabilidade individual no compartilhamento de informações. Confira o texto motivador abaixo:

Texto 1:

Às segundas-feiras pela manhã, os usuários de um serviço de música digital recebem uma lista personalizada de músicas que lhes permite descobrir novidades. Assim como os sistemas de outros aplicativos e redes sociais, este cérebro artificial consegue traçar um retrato automatizado do gosto de seus assinantes e constrói uma máquina de sugestões que não costuma falhar. O sistema se baseia em um algoritmo cuja evolução e usos aplicados ao consumo cultural são infinitos. De fato, plataformas de transmissão de vídeo on-line começam a desenhar suas séries de sucesso rastreando o banco de dados gerado por todos os movimentos dos usuários para analisar o que os satisfaz. O algoritmo constrói assim um universo cultural adequado e complacente com o gosto do consumidor, que pode avançar até chegar sempre a lugares reconhecíveis. Dessa forma, a filtragem da informação feita pelas redes sociais ou pelos sistemas de busca pode moldar nossa maneira de pensar. E esse é o problema principal: a ilusão de liberdade de escolha que muitas vezes é gerada pelos algoritmos.

VERDÚ, Daniel. O gosto na era do algoritmo. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 11 jun. 2018 (adaptado).

Exemplo de redação com o tema do Enem 2018:

Francis Bacon, ao afirmar que “conhecimento é poder”, se referia à facilidade em dominar pessoas quando se possui informação. Nessa perspectiva, observa-se que o controle de dados na internet é a chave para manipular o comportamento do usuário na sociedade brasileira atual. Assim, é preciso analisar o funcionamento dos algoritmos que captam e usam os dados, além da alienação causada na vida dos cidadãos.
A princípio, é imperioso lembrar da realidade distópica de “1984”, na qual o “Ministério da verdade” era responsável por censurar as notícias e modificar até mesmo os fatos históricos. Nesse sentido, é similar à utilização dos algoritmos atuais que pegam todos os dados necessários para formar o perfil do usuário, com base no conteúdo consumido. Dessa forma, o algoritmo apresenta ao indivíduo apenas o que convém, para que ele continue consumindo uma informação estratégica, assim como fazia o “Ministério da verdade”.
Ademais, é importante ressaltar a série televisiva”Black Mirror”,na qual o comportamento mais simples dos personagens são controlados por computadores, presentes em toda parte. Nesse viés, o usuário tem a sensação de que está no controle de sua vida, quando o fato é que está em uma pequena bolha gerada pelos algoritmos e têm isso refletido em seus comportamentos. Desse modo, o indivíduo é frequentemente tentado a comprar, pensar ou fazer algo que viu nas redes sociais, como é mostrado em “Black Mirror”.
Portanto, é necessário reverter o preocupante cenário atual. Urge que o Governo Federal crie campanhas publicitárias de modo que conscientize a população sobre o funcionamento dos algoritmos na internet, por meio da divulgação nas redes sociais. Tais campanhas deverão ser elaboradas de forma descontraída para chamar atenção e orientar os cidadãos, com o auxílio de fotos e vídeos curtos que também deverão ser direcionadas para todos os usuários independente da rede social. Somente assim, será possível utilizar o poder do conhecimento para evitar a manipulação do usuário por meio do controle de dados na internet.

Qual era o tema da redação do Enem 2018?

O tema da redação do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Os participantes foram desafiados a discutir sobre o uso e o controle de dados na internet, abordando questões como privacidade, segurança, influência das redes sociais e impactos na sociedade.

Quantas pessoas tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2018?

No Enem 2018, um total de 55 participantes alcançaram a nota máxima na redação, ou seja, obtiveram a pontuação de 1.000.

Quantas notas mil no Enem 2018?

Teve um total de 55 participantes que alcançaram a nota 1000, sendo que entre elas, 42 participantes eram mulheres.

Qual foi o tema da redação de 2016?

O tema da redação do Enem 2016 foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Gostou de conferir o tema do Enem 2018 e um exemplo de redação? Não esqueça de agora escrever a sua redação também e ser o próximo nota 1.000! E para isso, use a nossa plataforma para garantir estar no caminho certo e ter total apoio dos nossos corretores para te ajudarem!