No Brasil, há um nítido contraste entre as classes sociais e essa desigualdade se reflete veementemente sobre a educação. Nesse contexto, segundo pesquisas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o país possui em suas universidades uma maioria composta por alunos brancos. Diante disso, percebe-se que a população advinda de camadas menos abastadas — representadas majoritariamente por pessoas negras — encontra maior dificuldade para ingressar e se desenvolver tanto nas faculdades públicas quanto nas privadas.
Em primeira análise, deve-se destacar as adversidades enfrentadas pelos estudantes de escolas da rede pública para iniciar o ensino superior. Sob esse prisma, devido à condição financeira mais baixa da principal parte desse grupo, os indivíduos supracitados são impossibilitados de custear uma universidade particular, tampouco de arcar com os gastos de cursos preparatórios para vestibulares. Sendo assim, infere-se que tais cidadãos são antingidos por uma ampla gama de empecilhos ao seu objetivo de dar início à sua graduação.
Em segunda análise, é necessário explicitar os obstáculos existentes uma vez que esses alunos já se encontram inseridos nesse novo ambiente. Nesse viés, de acordo com dados coletados pela WD Brasil, entre as grandes barreiras que se impõem a esse grupo está a necessidade de auxiliar nas tarefas domésticas, além de conciliar os estudos com o trabalho. Assim, tal fato — juntamente com a defasagem do ensino nas escolas públicas — permite concluir que a aprendizagem e o desenvolvimento dessas pessoas durante o curso são prejudicados.
Portanto, tendo em vista as problemáticas impostas a esses discentes, urge que medidas sejam tomadas para mitigá-las. Desse modo, cabe ao Estado, por intermédio da legislação vigente, ampliar as vagas direcionadas aos aprendizes do ensino médio público nas instituições superiores. Ademais, é dever da União, por meio da Base Nacional Comum Curricular, equiparar o nível disciplinar dessas escolas às privadas. De mesma maneira, é preciso que o Governo, através de políticas públicas, proporcione subsídios financeiros a esses cidadãos. Todas essas ações devem ser praticadas visando a garantir a manutenção do ensino superior aos estudantes destacados.