logo redação online

Tema de redação – Camarotização da sociedade brasileira e a desigualdade de classes sociais

Leia o texto abaixo e crie um texto dissertativo-argumentativo sobre Camarotização da sociedade brasileira e a desigualdade.

Camarotização. A gourmetização do espaço. A palavra ganhou força na última semana depois de aparecer no tema da redação do vestibular da USP, o mais concorrido do país, mas já faz tempo que o camarote faz sucesso ao prometer fazer do cidadão um ser diferenciado – para usar uma palavra cara ao público adepto. De comícios políticos à farra do Carnaval, quem está no camarote não quer ser qualquer um. Em Salvador, no maior carnaval do mundo, participa quem paga – e caro- para ter direito a uma camiseta estampada com diversos logos dos patrocinadores. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, para ter acesso ao espaços exclusivos no Carnaval é preciso desembolsar até mais de 1.000 reais. A promessa é viver a festa rodeado de celebridades rodeadas de jornalistas. Os famosos mais trendy, porém, ficam em um cercadinho ao qual quase ninguém tem acesso. É a camarotização do camarote.

Exemplo Camarotização da sociedade brasileira e a desigualdade

Na série “Três por cento”, a sociedade se divide em 2 locais, o Continente, onde vivem as classes mais pobres, e o Maralto, onde vivem as classes mais ricas. De maneira análoga, é possível observar esse mesmo formato de divisão presente na sociedade hodierna, uma vez que, segundo a lista divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil está em 10º lugar de país mais desigual do mundo. Com base nesse fato, a falta de ações governamentais junto com o preconceito às minorias deixam claro a camarotização da população brasileira.
 Segundo a ética de Immanuel Kant, a integração só é possível se a população agir de acordo com os princípios morais. Entretanto, o grande preconceito em situações ocorridas no cotidiano impede as minorias de se integrarem à sociedade. Dessarte, em casos de racismo, por exemplo, a pessoa não consegue um emprego por causa de sua etnia, por conseguinte, os números de negros pobres irão crescer, o que resultará na segregação dos demais que irão morar em locais onde o custo de vida é menor. Assim sendo, a camarotização se tornará mais evidente, deixando óbvio a necessidade de uma resolução.
 Outrossim, é válido ressaltar que as lacunas de lei são um fator importante nessa problemática, devido a falta de ações do governo para que diminua o preconceito contra as minorias, dificultando a integração delas à sociedade brasileira. Logo, a desigualdade das classes sociais será cada vez mais gritante, visto que a possibilidade de uma população conjunta será mais distante por causa da falta de medidas governamentais para impedir esse retrocesso.
 Portanto, para que esse retrocesso seja impedido, o Congresso Nacional deverá criar uma lei que servirá para proteger as vítimas de preconceito no mundo do trabalho por meio de direitos e punições aos que descumprir, a fim de integrá-las à sociedade, possibilitando um país com menos desigualdade e camarotização. Desse modo, o Brasil será um lugar mais unido, deixando-o cada vez mais distante do formato que é demonstrado na série três por cento.

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg